Portal do Professor

Início do Conteúdo

Inteiros e frações

Autor e Co-autor(es)

Angela Alves da Fonseca imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Regina Loureiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno deverá ser capaz de resolver problemas com frações, utilizando os conhecimentos já adquiridos e também será capaz de criar situações problema em que a resolução dependa de uma representação fracionária.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Divisores de um número.

- Conceito de fração.

- Representação gráfica e numérica das frações.

- Noção de equivalência de frações.

Estratégias e recursos da aula

Com a turma dividida em grupos, a professora distribuirá o material de fração (em madeira ou cartolina)  e pedirá aos grupos que resolvam diversas situações, com apoio do material.

Cada grupo receberá uma folha com 5 perguntas: 

1- Compare 1/3 e 1/5. Qual é a maior fração?

2 - Some 2/7 + 3/7. Qual é a fração encontrada?

3 - Quanto falta a 4/5 para chegar a 1 inteiro?

4 - Retire 1/9 de 1 inteiro. Qual é a fração que resta?

5 - Descubra as frações equivalentes a 1/2.

A correção poderá ser feita na forma de apresentação. Cada grupo apresenta uma questão e responde.

Recursos Complementares

- Além das réguas de frações da sala, o professor deverá preparar (com os alunos) o material em cartolina da mesma cor do material em madeira.depois é só plastificar. Cada aluno deverá ter o próprio material para realizar as atividades.

Avaliação

O professor observará os grupos resolvendo as questões, apresentando para a turma e depois poderá aplicar uma ficha de problemas com uso de variados conceitos fracionários para serem trabalhados com diferentes formas de numeração fracionária.