Portal do Professor

Início do Conteúdo

Escala

Autor e Co-autor(es)

Vania Maria Rocha Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de F?tima Galv?o

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica Espa?o e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender escala de redu??o e amplia??o; medidas de desenhos em escalas; a escala de um desenho; construir desenhos em escalas.

Duração das atividades

2 tempos de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Raz?o e propor??o.

Estratégias e recursos da aula

Professor esta aula pode ser trabalhada em conjunto com as disciplinas de Matem?tica e Geografia.

Professor comece a investigar com os alunos, o significado do que ? desenhar em escala?

Apresente duas imagens, sendo uma de um objeto grande e outro pequeno.
Relacione com os alunos a necessidade de representarmos no papel essas imagens,
diminuindo ou aumentando suas medidas e para isso, precisamos manter uma rela??o constante que resulta na raz?o matem?tica chamada escala.
Escala: d/D = 1/n Sendo: d = medida do desenho; D = medida real; 1/n=escala
Estimule os alunos a perceberem que a medida do desenho, est? para a medida real, assim como 1, est? para n.

Exemplo 1- O uso da escala de redu??o ? o desenho ? menor do que o objeto real
A imagem de objeto grande seria de um trem. Proponha aos alunos calcular a medida real do comprimento do trem.

Dados:Escala: 1 : 200
Medida da fotografia: 15 cm

Aplica??o da raz?o: d/D = 1/n
15 cm = 1
_____ _____
   X      200
X = 15 cm x 200
X = 3000 cm ou 30 m - o comprimento real do ?nibus.

Exemplo 2- Uso da escala de amplia??o ? desenho maior do que o objeto real
Agora ter?amos a imagem de algo pequeno.
Professor demonstre para os alunos que neste caso a fra??o de amplia??o ? demonstrada n: 1, ou seja n agora ? fator de amplia??o e 1 ? a medida do desenho.
A imagem ? de uma joaninha. Oriente os alunos agora que estaremos calculando o comprimento real da joaninha.

Dados:
Escala: 1 0: 1
Medida da fotografia: 6 cm

Aplica??o da raz?o: d/D = n/1
6 cm = 10
____ ____
X         1
X = 10 x = 6 cm
X = 0,6 cm ou 6 mm - o comprimento real da joaninha.
Agora professor, fa?a a pergunta para os alunos: ? poss?vel determinar a escala de um desenho? Distribua o desenho da planta baixa da sala de aula. Pe?a para os alunos identificarem, os elementos representados. Analise com eles: Como descobrir em que escala foi feito o desenho. Precisamos conhecer uma das suas medidas e a medida real correspondente.

Exemplo 3 ? Como determinar a escala de desenho

Comente com os alunos que as janelas est?o representadas com 1 cm, mas sabemos que na realidade medem 3,00 metros. Temos o tamanho representado em planta e sabemos o tamanho real.
Temos: d/D = 1/n 3 = 300 cm
Aplicando 
1 cm = 1
_______ _______
   300          n
X = 300 x 1:1 = 300
Professor, pergunte aos alunos sobre qual escala que foi representada a sala de aula?E o que significa a medida real da janela em rela??o ? medida apresentada?

Atividade pr?tica
Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e distribua para cada grupo:
Uma caixa de f?sforos, uma borracha e uma etiqueta e pe?a que cada grupo desenhe esses objetos em uma escala de amplia??o.

e outros objetos como: um livro, um quadro de avisos e uma estante (podem ser objetos contidos em sala de aula), em uma escala de redu??o.

Solicite-lhes que me?am os objetos reais e depois fa?am o c?lculo das medidas dos desenhos feitos, conforme diferentes escalas solicitadas pelo professor.

Recursos Complementares

SMOOTHEY, Marion. Atividades e jogos com escalas. S?o Paulo: Scipione, 1998. (Col. Investiga??o Matem?tica).

Professor, para trabalharmos com as transforma??es isom?tricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participa??o dos alunos, os indicadores para a avalia??o poder?o ser:

? O aluno soube diferenciar escala de redu??o e escala de amplia??o?
? Soube interpretar medidas de desenhos realizados em escalas?
? Aprendeu a determinar a escala de um desenho?
? Aprendeu a construir desenhos em escala?