Portal do Professor

Início do Conteúdo

DESENHO GEOMETRICO - QUARTA E TERCEIRA PROPORCIONAIS

Autor e Co-autor(es)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FATIMA DOS SANTOS GALVAO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar e construir segmentos proporcionais com base no teorema de Tales.

Duração das atividades

2H/AULA

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

Professor, exiba o vídeo sobre a pirâmide Queops (link da figura abaixo), para que os alunos tenham ideia de suas dimensões e converse sobre a solução encontrada por Tales para o calculo da altura.

http://www.youtube.com/watch?v=ODTLg1wtBR0

http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/tales.html

Leve os alunos para uma área em que bata sol e faça experiências envolvendo alturas e sombras, para comprovar o teorema de Tales. Peça aos alunos que façam uma representação gráfica do experimento (esboço) e em sala de aula, construa a quarta proporcional, e peça aos alunos que, com base nos esboços, façam a associação entre a quarta proporcional e o teorema de tales. Trabalhe as construções geométricas de quarta e terceira proporcional.

http://www.mat.uel.br/geometrica/php/pdf/dg_segmentos_re.pdf
http://www.desenhoprojetivo.pro.br/htmldg/linhasproporcionais.htm

Avaliação

Avalie a aula e os alunos pelos exercícios e pela atividade prática, observando os seguintes aspectos:
• Transferência de um conhecimento para uma situação real.
• Elaboração de estratégias para a resolução de um problema ;
• Resolução gráfica.