Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os caminhos da água. Água, esgoto e água de novo.

Autor e Co-autor(es)

FRANCISCO MARCIO AMADO BATISTA imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

I) A importância da água; II) Escarssez deste recurso natual e consumo inteligente; II) Conhecer os processos de tratamento da água; III) Analizar criticamente sobre o desperdício de água tratada; IV) Conhecer o tratamento da água servida (esgoto); e V) Saber que o esgoto, quando tratado, volta para a natureza.

Duração das atividades

duas aulas de quarenta e cinco minutos. uma sobre água e outra sobre esgoto.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Solicitar a observação dos hábitos relacionados com o manuseio da águam em suas residências. Para posterior debate em sala de aula.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula: água.
a) iniciar falando sobre a importância da água. Perguntar aos estudantes a opnião deles, sobre o que podemos fazer com a água.

Neste momento trabalhar os conceitos: água não tratada e potável. Consumo consciente.
Como dinâmica sugiro que o professor solicite aos estudantes que observem os hábitos dos familiares com o manuseio da água.

Podem ser pontos observáveis: duração do banho, manuseio da água ao lavar a louça, a forma de lavar a área ou frente da residência.

O intuito é despertar os estudantes para o consumo inteligente. Falar sobre as estatísticas de água potável em escala global, os problemas ambientais ocasionados pelo esgoto jogado em rios sem o tratamento adequado, usar a palestra indicada nos links abaixo.


2ª aula: água servida. (esgoto)

Inicialmente, partir do conhecimento prévio dos estudantes. Perguntar a eles o que nós fazemos com a água?

Perguntar para onde água vai depois de ser utilizada.

Discorrer sobre o esgotamento sanitário e as correlações com a saúde pública. Recomendo a utilização da palestra constante no link esgoto é vida, logo abaixo.
Neste momento falar sobre o sistema de esgotamento sanitário, os componentes do tratamento.
Falar sobre algumas organizações não governamentais.

 

 Para o professor:

sobre a importância da água, dados globais, estatísticas brasileiras e outros, acesse  os seguintes  endereços:

http://www.brasildasaguas.com.br/brasil_das_aguas/importancia_agua.html

 

 

 

(obs: neste sítio tem palestras sobre alguns rios, pode ser baixado, muito bom)

Para pesquisar mais sobre a água: Agência Nacional de Águas (ANA) www.ana.gov.br

acesse a barra de nemus à esquerda: portal de estudos /  os caminhos da água.

 

 

 

Amigo da Água - www.amigodaagua.com.br

acesse .....

 

 

 

Jornal do Meio Ambiente - Página Água - www.jornaldomeioambiente.com.br

Cinco elementos - www.5elementos.org.br

 

 

Sobre o tratamento de esgoto

http://www.esgotoevida.org.br

 

 

 

 

Para os estudates:

mostrar vídeos


Recursos Educacionais

Nome Tipo
Mudanças Ambientais Globais Animação/simulação

Recursos Complementares

Propror visitas em estações de tratamento de água, e visita me estações de tratamento de esgoto.

Avaliação

Solicitar uma redação individual para posteriro composição de mural.