Portal do Professor

Início do Conteúdo

Influência de línguas de origem africana no nosso vocabulário

Autor e Co-autor(es)

SEBASTIANA RIBEIRO imagem do usuário

DOURADOS - MS EM PROFª ANTONIA CANDIDA DE MELO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer palavras de origem africanas introduzidas na Língua Portuguesa e em nosso vocabulário diário;

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Questionar se reconhecem que uma mesma palavra pode ter diferentes nomenclaturas.

Estratégias e recursos da aula

       

Usamos diariamente palavras oriundas do vocabulário africano. Portanto será repassado para os alunos como se deu a introdução dessas palavras em nosso vocabulário. Desta forma estaremos  valorizando a formação da cultura afro brasileira.

No primeiro momento será questionado a diversidade de nomenclaturas existentes para uma mesma palavra,  de mesmo sentido, tendo como base o texto "Culturas africanas influenciaram nosso idioma" de Heidi Strecker, encontrado no site /http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u24.jhtm  acessado em 08/11/09.

Depois, na sala de aula ou na Sala de Tecnologias, será apresentado aos alunos o arquivo de audio " Diversidade e Preconceito" que apresenta as influências da cultura africana no Brasil.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/3928/dominio-em-geo-0004.mp3

Poderá ser preparada uma apresentação de imagens de palavras que tem várias nomenclaturas e, dentre elas, as de origem africana. Exemplo: moleque, quitanda, gangorra etc, relacionando-as a  imagens (ou desenhos) para que assimilem melhor a proposta.

 Utilizar ainda, como apoio, o vídeo Palavras Africanas:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11683/videomaiseducacaopalavrasafricanas.mpg

Para finalizar e verificar a aprendizagem será distribuído aos alunos atividades escritas para que demonstrem o que aprenderam. Serão atividades objetivas em que relacionarão imagens à palavras de origem africana.

A partir de então serão também confeccionados painéis e cartazes em que deverão relacionar palavras de origem africana a imagens com vocabulários rotineiramente usados pelas pessoas. As atividades são em nível de leitura e alfabetização tais como atividades escritas xerocadas de ligar a imagem à palavra de origem africana, e ainda outras atividades objetivas em que deverão relacionar objetos e palavras com nomes de origem africana. Essas atividades são as rotineiramente realizadas em toda classe de alfabetização, tais como: separe em sílabas, ligue, construa frases, ditados etc, devendo aí o professor usar a criatividade para elaboração destas.

Recursos Complementares

 No site abaixo o professor poderá verificar outras palavras do vocabulário brasileiro.

http://educacao.uol.com.br/folclore/ult1687u24.jhtm

Avaliação

A avaliação será feita durante a realização das atividades observando participação e interesse da turma.