Portal do Professor

Início do Conteúdo

Geometria: formas do cotidiano

Autor e Co-autor(es)

Gílian Cristina Barros imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Reconhecer, ler e interpretar distintas representações das formas bidimensionais e tridimensionais em construções arquitetônicas.
- Apresentar sua compreensão, por meio da comunicação verbal ou escrita, das características e relações das formas conhecidas.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

A construção das formas e dos conceitos geométricos

Estratégias e recursos da aula

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/problematizacao.gif

 

Observe a imagem
 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/geometira.gif

O que vê?
A maioria das coisas que nos cercam, foram pensadas milimetricamente por mentes brilhantes. A determinação do que é belo e harmônico surge quase que de forma natural nas mentes humanas

Momento 1 - Sala de Aula

Professor,
Iniciar a aula levando o aluno a observar e relatar o que observa pode ser uma interessante estratégia de ensino, pois o levará a construir e reconstruir conceitos científicos a partir do que já conhece.
A Geometria é tida como uma das partes da Matemática. Se formos analisar historicamente, no tempo de Pitágoras, a Matemática era relacionada a quatro áreas do conhecimento, sejam elas: Aritmética, Geometria, Música e Astronomia.
Hoje, comumente a definimos como a parte da Matemática que estuda formas curvas, planas e espaciais, bem como suas superfícies e volumes. 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/instrumentalizacao.gif

Trabalhe com seus alunos os conceitos dos poliedros e não-poliedros apresente as semelhanças e diferenças no quadro de giz. Um bom método seria selecionar vários livros didáticos (do ensino fundamental  e médio) e solicitar para que os alunos em grupo analisem e verifiquem como cada um dos livros apresenta os poliedros.
Após o estudo cada grupo deverá responder as seguintes questões que posteriormente serão apresentadas a toda classe:

  • Como sei o que é um poliedro?E o que não é poliedro?Como podemos definir?
  • Que tipo de poliedros existem?
  • Qual os poliedros apresentados e citados na maioria dos livros?

Após a apresentação de cada grupo, estabeleça, com os alunos, conceitos para poliedros, não-poliedros, e outras formas que definam.

 

Momento 2 - Laboratório de Informática

 Agora vamos realizar atividades no laboratório de informática, se nunca trabalhou com os alunos, oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente. Se possível estabeleça os critérios para realização de toda a aula com os alunos, já desde o início, independente de ser ou não no laboratório de informática, ok?!?
 


 Atividade 01 - Exploração do Recurso Educacional 
  Los sólidos platónicos

Os alunos deverão explorar cada sólido apresentado no recurso educacional apresentado acima.

 

Atividade 02 - Atividade Interativa

Dentre os objetos de aprendizagem disponibilizados no RIVED, o que trata de Geometria apresenta atividades que oportunizam ao aluno a leitura e a análise das formas geométricas presentes em nosso cotidiano. Os alunos realizarão as atividades 01 e 02 do objeto "Geometria":

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/geometira_01.gif

Se estiver online clique na imagem para acessar o objeto.


Se estiver offline terá que fazer o download do objeto  no endereço http://rived.proinfo.mec.gov.br/modulos/matematica/geometria.zip, na página do RIVED, na seguinte url: http://rived.proinfo.mec.gov.br

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/PRATICASOCIALFINAL.gif

Momento 3 - Laboratório de Informática (Duplas)

A atividade 03 do objeto "Geometria" propõe que os alunos, em duplas,  iniciem nomeando as formas que encontrarem e vendo se uma outra dupla consegue localizá-las na cidade pelas suas dicas. Terá melhor êxito aquela dupla que mais formas geométricas conhecer.

Vamos lá?!?


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1116/imagens/CATARSE.gif 

Individualmente os alunos deverão, registrar em forma de síntese, com ilustrações, em no máximo duas laudas, os traços essenciais de objetos que sejam poliedros e de objetos que não sejam poliedros.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Los sólidos platónicos Animação/simulação

Recursos Complementares

Software POLY
Software gratuito que permite construir e explorar poliedros, bem como analisar sua planificação.
Para download acessar: http://www.peda.com/poly/

poly


Vídeo - Poliedros de Platão
Disponível em: http://br.youtube.com/watch?v=mNAmA6ittsw

Avaliação

A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.