Portal do Professor

Início do Conteúdo

Digestão / O início da viagem do alimento!

Autor e Co-autor(es)

ALFREDO FRANCISCO PLIESSNIG imagem do usuário

TELEMACO BORBA - PR CEEBJA TELEMACO BORBA E FUND MED

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o início do processo da digestão, reconhecendo a importância da mastigação correta e da preservação dos dentes.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre anatomia do corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor, para iniciar esta aula discuta com seus alunos sobre seus hábitos alimentares, porém direcione os depoimentos no sentido da “forma” como se alimentam e não “do que” se alimentam.

Sugestões de questionamentos:
• Come assistindo TV?
• Come fazendo outras atividades?
• Toma líquido com a comida?
• Com que velocidade você ingere a comida?
• Para que serve mastigar a comida?
• Quantas vezes devemos mastigar a comida?

Para discutir as últimas questões oriente os alunos para o desenvolvimento de uma atividade que demonstra o processo da mastigação.

Dica! – A atividade é relativamente simples e divertida de realizar. Pode ser feita em duplas, trios ou até mesmo em pequenos grupos. Diferentes tipos de alimentos podem ser utilizados, o que permite uma comparação e análise maior dos resultados obtidos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1134/imagens/atividade.gif
 

VERIFICANDO A IMPORTÂNCIA DA MASTIGAÇÃO

Organize duplas para realizar esta atividade e solicite uma aula antes para que cada dupla traga uma peneira fina e uma colher pequena.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1134/imagens/ATIV_DIGESTAO_MATERIAL_NECESS.jpg

Providencie um pedaço de cartolina para cada dupla e um pacote de amendoim torrado com casca (de boa procedência e qualidade – pode ser comprado em qualquer mercado e torrado em casa no forno convencional) e uma colher de sopa e copos descartáveis.

Importante! – Providencie alimentos de boa qualidade (amendoim, biscoitos ou outro que for utilizar) e oriente os alunos para que realizem a atividade utilizando medidas de higiene (lavar bem as mãos) na manipulação dos alimentos.

Distribua para cada dupla um pedaço de cartolina e um copo descartável com cerca de 60 amendoins.

PROCEDIMENTOS
• Sobre a cartolina deverão ser preparados 12 montinhos com quatro amendoins cada, formando duas fileiras de seis montinhos.
• Sobre a primeira fileira deverá ser escrito “apenas mastigado” e abaixo do primeiro montinho escrever (sem mastigar), no segundo montinho escrever “2x” e nos montinhos seguintes escrever “5x”, “10x”, “20x” e “30x”, respectivamente (que significa o número de vezes que aquele montinho será mastigado).
• Na segunda fileira deverá ser escrito “mastigado, lavado e peneirado” e nos montinhos escrever o mesmo que da fileira anterior.
• Na primeira fileira os amendoins serão apenas mastigados (exatamente o número de vezes indicado), por um dos alunos da dupla, e depositados novamente sobre a cartolina (com saliva, quando houver).
• Na segunda fileira os amendoins deverão ser mastigados (também somente o número de vezes indicado) e em seguida colocados sobre a peneira. A seguir são “lavados” sob água da torneira, escorridos e com auxílio da colher pequena colocados novamente sobre a cartolina. (veja foto)

Dica! – Oriente para que entre a mastigação de um montinho e outro a peneira seja lavada para evitar resíduos da mastigação anterior.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1134/imagens/AMENDOIM_digestao.jpg
A foto a seguir demonstra aproximadamente o que deverá ser observado pelos alunos com o processo da mastigação dos amendoins.

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1134/imagens/AMENDOIM_digestao_ETAPAS.jpg

Após a realização da atividade retome os questionamentos: para que serve a mastigação e quantas vezes devemos mastigar?

Se o objetivo da mastigação é iniciar a digestão reduzindo o tamanho do alimento para que ele possa ser absorvido, esta deve ser apropriada para que a digestão ocorra de maneira satisfatória.

Peça, em seguida, para que as duplas reflitam a respeito das questões a seguir e registrem sem seus cadernos suas opiniões:

• Na pressa normalmente mastigamos o alimento apenas o suficiente para que possamos engoli-lo. Qual a conseqüência disso?
• Todos os alimentos devem ser mastigados o mesmo número de vezes?
• Além da redução do tamanho do alimento, a mastigação provoca a liberação de saliva. Comparando o amendoim mastigado duas vezes com o mastigado 30 vezes, o que pode ser observado em relação à saliva?
• Qual o papel da saliva no processo da mastigação e da digestão?


Aula 2

Inicie a aula pedindo para que as duplas apresentem as conclusões registradas para os questionamentos finais da aula anterior.

Leve os alunos ao laboratório de informática para explorar o recurso hipertexto “Fisiologia - sistema digestivo” do portal do professor. Através desse recurso os alunos poderão compreender o funcionamento do sistema digestivo por meio de descrição de seus órgãos, funções e peculiaridades.
Oriente para que explorem o recurso, principalmente acessando a “Tela 1 de Anatomia” e a “Tela 1 de Etapas”.
O recurso pode ser acessado em  http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2292  e também está disponível no seguinte endereço:http://www.planetabio.com/digestao.html

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1134/imagens/denticao.png

Esse recurso reforça e complementa o que já foi apresentado na aula anterior.

Peça para que os alunos explorem o recurso recomendado respondendo as seguintes questões:
• Quais os diferentes tipos de dentes e quais suas funções?
• Qual o papel da língua na mastigação?
• Qual o objetivo do processo de mastigação e insalivação?


RECURSOS COMPLEMENTARES

Os alunos podem aprender e se divertir em alguns jogos didáticos relacionados à importância da higienização dos dentes, no seguintes endereços:
http://www.brincandoseaprende.com.br/php/atividade.php?nrati=2548
http://www.brincandoseaprende.com.br/php/atividade.php?nrati=1617

Este vídeo Apresenta anatomia da cavidade bucal propriamente dita, suas delimitações, enfocando os dentes (tipos), palatos (mole e duro) e úvula:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/3188

Este planeta tics apresenta um texto para ser trabalhado com alunos com a história “O ataque do Furadentes”, seguida de sugestões de atividades e perguntas relacionadas à saúde bucal.
http://www.planeta.sitedaescola.com/modules/planet/transfer.php?1244/pdf

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1134/imagens/AUTOAVALIACAO.gif

Considerando os conhecimentos que você possui em relação ao tema, qual categoria representa melhor seu grau de aprendizagem?


INICIANTE - 4,0 pontos
Reconheço que a mastigação faz parte do início do processo da digestão.

APRENDIZ - 6,0 pontos
Compreendo que uma mastigação adequada contribui para uma digestão melhor.

PROFISSIONAL - 8,0 pontos
Compreendo o processo da mastigação como forma inicial de reduzir o alimento facilitando o processo da digestão.

MESTRE - 10,0 pontos
Identifico os diferentes tipos de dentes e seu papel na mastigação. Compreendo o processo da mastigação e reconheço a importância da mastigação adequada para uma boa digestão.
 

Recursos Complementares

Veja no final da aula.

Avaliação

O professor pode avaliar o grau de compreensão dos alunos observando as apresentações das respostas para as questões propostas durante as aulas. Os alunos também podem ser avaliados por meio de rubricas. Rubricas representam uma forma de avaliação autêntica, pois vai além da simples mensuração de notas. O professor estabelece critérios que cada trabalho deverá ter, passa estes critérios com antecedência para a turma e conforme os alunos cumpram estes critérios (totalmente, em parte, ou de maneira insuficiente) atribui-se um nível com um valor correspondente. Ao final da aula apresento um exemplo de uma rubrica a ser utilizada nesta aula.