Portal do Professor

Início do Conteúdo

Percep??o e Diagn?stico da Geografia Ambiental Vivenciada

Autor e Co-autor(es)

omar furst guerra imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG EE FRANCISCO MENEZES FILHO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Controle Ambiental
Educa??o Profissional Ambiente, Sa?de e Seguran?a T?cnico em Meio Ambiente
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O objeto de estudo da Geografia ? constru?do na interface e articula??o entre a dimens?o natural e a dimens?o humana do real. O estudo do espa?o geogr?fico significa investigar a produ??o, distribui??o, organiza??o e significados dos fen?menos naturais e humanos, em suas articula??es . Sendo assim a Geografia constr?i seus objetos de investiga??o na interface de investiga??o entre a dimens?o humana e natural da realidade, ou em contato entre essas duas dimens?es. Consideramos que muita precis?o a priori do objeto de estudo ? um procedimento cerceador da criatividade e da sensibilidade para captar o real na investiga??o cientifica.

Objetivos espec?ficos

1. Levar o corpo discente a conviver com a pratica cient?fica da Ci?ncia Geogr?fica, atrav?s da observa??o, descri??o, an?lise, levantamento de hip?tese, e comprova??o dos fen?menos naturais estudados em sala, n?o esquecendo da rela??o entre o natural e as .
2. Observar as a??es antr?picas existentes na escala global, regional e local.
3. Identificar os significados e as representa??es de relevos regionais, constru?dos no contato com a Geografia vivenciada na escola.
4. identificar e caracterizar o espa?o geogr?fico como objeto de estudo da Geografia, vivenciando as diferen?as de conceito entre espa?o, paisagem e lugar e a sua import?ncia no estudo da realidade do mundo contempor?neo .

Duração das atividades

8 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O professor dever? ter dom?nio do conte?dos: Geografia F?sica, Biologia, A??es Antr?picas, trabalho em equipe e lideran?a.

Estratégias e recursos da aula

Este trabalho tem como meta visita in l?cus de uma unidade de conserva??o

? Reserva floresta legal
? Esta??es ecol?gicas
? Reservas biol?gicas
? Unidades de conserva??oReserva floresta legal Parques florestais
? Ref?gios da vida silvestre
? ?reas de prote??o ambiental
? Reservas extrativistas
? Reservas de fauna
? Reservas de desenvolvimento sustent?vel:
? Reserva particular do patrim?nio natural (rppn)

Para uma Avalia??o de Impacto Ambiental ou Estudo de Impacto Ambiental. Caber? aos alunos desenvolverem a problematiza??o seguindo uma l?gica de racioc?nio atrav?s:

? Observa??o
? Registro
? Levantamento de hip?tese
? Identifica??o
? Amostra
? Imagem
? Mapeamento


Trabalhar com os alunos temas ligados ao cotidiano significa criar estrat?gias para que eles percebam a rela??o existente entre o que ocorre no espa?o natural e social. Significa disponibilizar elementos que lhe permitam perceber a vida que se desenvolve no ?mbito da paisagem natural. Significa ajud?-lo a compreender a necessidade da preserva??o em fase da expans?o capitalista. Disponibiliza elementos de compreens?o em que as a??es particulares dos sujeitos empreendam no impacto p?blicos, no que lhe ?s mais distantes.
Ensinar sobre o mundo e suas manifesta??es, hoje, exige de todos n?s uma postura renovada sobre a concep??o de conhecimentos, que nos permita compreender a natureza das mudan?as vertiginosas e das incertezas que marcam as realidades locais, nacionais e globais.
?A a??o reflexiva ? um processo que implica mais do que a busca de solu??es l?gicas e racionais para os problemas. A reflex?o implica percep??o, intui??o, emo??o, paix?o e pr?tica; n?o ?, portanto, nenhum conjunto de t?cnicas que possa ser empacotado e ensinado, mas sim, presenciada e vivida.?

Desenvolvimento

I

O Trabalho de campo

Ver a escola aberta ao relacionamento extra muros ?, hoje, uma quest?o fundamental. ? preciso ir at? a realidade para poder analis?-la, compreend?-la e saber portar-se nela, sobretudo quando se est? realizando um trabalho coletivo.
Por isso mesmo, o trabalho de campo ? muito importante para a Geografia. Favorece a associa??o teoria e pr?tica, pois favorece ao aluno a oportunidade de aprender que os conte?dos da Geografia s?o concretos, relacionando-se a lugares que podem ser observados de forma direta.
O trabalha de campo precisa ser organizado juntamente com os alunos. Para isso, ? preciso construir um roteiro que estabele?a: hor?rio de sa?da e chegada, objetivos da visita, local a ser visitado, material que se deve levar, que fazer no local, de que modo registrar as informa??es.
? importante que o professor estabele?a com clareza o que se espera dos alunos durante a atividade de campo. Isto inclui posturas de respeito e solidariedade com o grupo e envolvimento com proposta de trabalho.
A observa??o ? a principal ferramenta a ser utilizada durante um trabalho de campo. Ela requer conhecimento e, al?m disso, um envolvimento dos alunos. Observar ? olhas para os lugares e para as paisagens geogr?ficas de forma atenta, que permita compreender de modo minucioso os objetos e a??es que d?o exist?ncias aquela por??o do espa?o geogr?fico. Ent?o ? mais do que ver e enxergar; o olhar ? agu?ado pelo objetivo de perceber algo que vai muito al?m do que pode ser captado em um primeiro lance de vista

II

A leitura e a escrita da paisagem

A leitura da paisagem ? uma forma das mais significativas de levar o aluno a compreender o mundo, a partir do lugar em que se vive. ? de grande valor para a Geografia, na sua inten??o de agu?ar o olhar do aluno para perceber as diferentes realidades.
Ao observar uma paisagem, percebe-se claramente que ela tem hist?ria, ou seja, ela resulta de transforma??es e acr?scimos ocorridos no decorrer do tempo. Nota-se as diversidades natur ais, sociais ou s?cionaturais.
A leitura das paisagens n?o deve acontecer de forma espont?nea, ao contr?rio, essa atividade necessita ser cuidadosamente planejada e orientada.? fundamental desenvolver a habilidade de observar, descrever e analisar dados e informa??es, levantar hip?teses. A descri??o envolve a utiliza??o da escrita, do relato verbal, do desenho e da fotografia.
A divulga??o dos resultados do trabalho valoriza a produ??o dos alunos e pode ser um momento rico de socializa??o do conhecimento.
? importante notar que leitura de paisagem ? tamb?m leitura de imagens. Ler imagens na atualidade ? uma habilidade das mais importantes para o processo de compreens?o do mundo.

III

Conceitos Estruturadores da Interpreta??o Geogr?fica

O homem, como ser social e cultural, esteve e ainda est? definindo, transformando e organizando o espa?o na superf?cie da Terra. Este espa?o est? sempre em constru??o pelas a??es humanas, numa produ??o social cada vez mais complexa.
O espa?o ? o objeto de estudo da Geografia. Isto significa que a Geografia faz uma leitura da realidade natural e social do ponto de vista de suas rela??es espaciais.
De acordo com os PCNs de Geografia. ?Embora o espa?o geogr?fico deva ser o objeto central de estudo, as categorias paisagem, territ?rio e lugar tamb?m devem ser abordadas.?

1. Espa?o Geogr?fico

Resultado din?mico das a??es das sociedades humanas sobre a natureza. Nele se encontra a heran?a do trabalho humano e da natureza de outros tempos. Nele se d?o as articula??es entre os homens e entre os homens e a din?mica da natureza. Nele se manifesta o resultado, em movimento, dessas articula??es.

2. Lugar

Conceito especialmente importante para a Geografia. No lugar vivemos e constru?mos nossas refer?ncias. ? onde h? um movimento produzindo a vida social e a exist?ncia dos seres humanos; onde os objetos s?o constru?dos pelas rela??es humanas e entre os homens e a natureza; onde h? problemas e solu??es; onde as coisas que constru?mos t?m significado e com elas estabelecemos uma identidade n?s nos reconhecemos por meio desse lugar.

3. Paisagem

Tudo que conseguimos ver ? a paisagem. Ela ? o horizonte que o nosso olho consegue alcan?ar em determinado espa?o. O que vemos s?o as paisagens naturais e as modifica??es nela produzidas pela sociedade humana, resultando numa paisagem social. A paisagem n?o ? s? um conjunto de objetos em uma determinada extens?o espacial, ela ? tamb?m impregnada de movimentos, sons, cheiros e cores.

4. Territ?rio

?rea delimitada onde ocorre soberania, uma extens?o apropriada e usada. Local onde ocorrem rela??es de poder entre homens, animais, plantas, grupos e classes.

Investiga??o e Produ??o

Identificando, localizando e mapeando os lugares visitados

? Quais foram os lugares de nossas paradas para observa??o?
? Onde se localizam?
? Como as pessoas desfrutam desses lugares e por qu??
? Quais os aspectos naturais aqui apresentados?
? Existem a??es antr?picas?
? Descri??o do modelo de relevo e vegeta??o.

Levantando hip?teses sobre a exist?ncia dos aspectos f?sicos observados?

? Como surgiram essas formas de relevo?
? Quais as formas de relevos existentes?
? Por qu? a vegeta??o apresenta-se dessa forma?
? Como tem sido o uso do solo nos territ?rios vizinhos?
? Quais os tipos de rochas encontradas?
? Que a??es de intemperismo f?sicos e qu?micos modelaram esse relevo?
? Ser? que h? uma utiliza??o econ?mica para essas rochas?
? Como ocorre a continuidade da vegeta??o?
? Existem plantas nocivas?
? Ser? que ocorre presen?a de vegeta??o alien?gena?
? Como podemos caracterizar o relevo?
? A eros?o aqui existente ? de causa natural ou antr?pica?

Identificando os h?bitos da fauna e flora local

? Como os animais utilizam esse espa?o?
? Quais os alimentos os animais consomem?
? Q uais caracter?sticas que a vegeta??o apresenta?


Identificando a diversidade natural

? Quais esp?cies animais e vegetais existentes?
? S?o animais carn?voros ou herb?voros?
? S?o plantas hidr?filas, higr?filas ou xer?filas?

A??es de preserva??es

? Como podemos preservar a natureza local?
? Como proteger o local da a??o erosiva?
? Como utilizar o ecoturismo na regi?o?

Avaliação

Ficha avaliativa do trabalho

Local :
Data:
Dura??o : inicio : t?rmino:

? Componentes
1
2
3
4

? Resultados obtidos na viv?ncia de um trabalho cient?fico:

? Metodologia aplicada para o desenvolvimento do trabalho:

? Auto avalia??o

? Avalia??o dos monitores

? Avalia??o do professor coordenador

Conclus?o


Ap?s a visita de campo, os grupos reunir?o de acordo com os temas pesquisados (flora, fauna, relevo e a??es antr?pica) para confec??o dos relat?rios, onde dever? estar registrado todas as problematiza??es desenvolvidas no decorrer do trabalho, aliadas as descri??es e imagens utilizadas e ou salvadas.
Ser? eleito um grupo de quatro componentes mais um monitor para a montagem final do relat?rio de acordo com as normas t?cnicas.