Portal do Professor

Início do Conteúdo

Construindo a identidade: produ??o de texto

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula


? Compreender o significado da palavra identidade;
? produzir texto descritivo.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • ? preciso que os alunos tenham habilidades b?sicas de leitura e escrita e saibam produzir textos descritivos objetivos e subjetivos.

Estratégias e recursos da aula

? Atividade em grupos;
? uso da internet;

? produ??o de texto individual.

AULA 1
ATIVIDADE 1

Para motivar os estudantes para estudarem o tema, o professor dever? lev?-los ao Laborat?rio de Inform?tica para assistirem ao v?deo dispon?vel em:
http://tv.estadao.com.br/videos,TRAILER-DE-UM-AMOR-JOVEM,8239,262,0.htm

Na sequ?ncia, ainda no laborat?rio, colocar os alunos em c?rculo e conversar com eles sobre o tema Identidade. Para iniciar, o professor poder? mostrar aos alunos c?pia ampliada da carteira de identidade mostrada a seguir e conversar sobre a import?ncia desse documento para as pessoas.


Imagem dispon?vel em:
http://flanelapaulistana.com/wp-content/uploads/2008/06/ident.jpg

Para subsidiar a discuss?o sobre o assunto, o professor poder? seguir o roteiro abaixo.
? A identidade de uma pessoa pode ser definida como sendo um conjunto de caracter?sticas pr?prias e exclusivas. Quais as caracter?sticas principais da identidade de adolescentes como voc?s?
? Voc?s concordam que a nossa identidade depende da diferencia??o que fazemos entre o ?eu? e o ?outro??
? Voc?s acham que passamos a ser algu?m quando descobrimos o outro?
? Voc?s acham que a compara??o permite o destaque das caracter?sticas pr?prias de cada um?
? Somos o que fazemos em cada momento, em cada papel que desempenhamos, o de aluno, filho, amigo, irm?o, e uma coisa n?o inclui necessariamente a outra. Voc?s acham que mudamos nossas caracter?sticas de acordo com o papel que desempenhamos?

ATIVIDADE 2

 O professor dever? entregar aos alunos c?pia do seguinte texto:

IDENTIDADE

?s vezes nem eu mesmo
Sei quem sou
?s vezes sou
?o meu queridinho?
?s vezes sou
?moleque malcriado?.
Para mim
Tem vezes que eu sou rei,
Her?i voador,
Caub?i lutador,
Jogador campe?o.
?s vezes sou pulga,
Sou mosca tamb?m,
Que voa e se esconde
De medo e vergonha.
?s vezes eu sou H?rcules,
Sans?o vencedor, peito de a?o, goleador!
Mas o que importa
O que pensam de mim?
Eu sou quem sou,
Eu sou eu, sou assim, sou menino.

Fonte: BANDEIRA, Pedro. Cavalgando o arco-?ris. 5. ed. S?o Paulo: Moderna, 1986, p. 10.

Na sequ?ncia, o professor solicitar? aos alunos que leiam silenciosamente o texto para responderem ?s quest?es abaixo:
1. Qual o significado da palavra identidade no texto?
2. Quem pode ter dito as express?es ?o meu queridinho? e ?moleque malcriado??
3. H? entre as express?es uma contradi??o? Sim. N?o. Por qu??

4. O narrador do texto diz ??s vezes nem eu mesmo sei quem sou?. Por qu??

Depois de corrigidas e discutidas as poss?veis respostas para as perguntas, o professor dever? formar 5 grupos e entregar c?pias de uma tirinha a cada grupo de alunos para que eles as analisem e apresentem suas conclus?es ? turma.

Tirinha 1 - Identidade Secreta Revelada

Dispon?vel em:
http://tirasdoeuricefalo.blogspot.com/2009/01/tira-do-euricfalo-n-337-identidade.html

Tirinha 2 - E nossos nomes?

 

Dispon?vel em:
http://baseado. wordpress.com/2007/10/28/tirinhas-a-procura-da-identidade/


Imagem 3 - Quem sou eu?

Dispon?vel em:
http://eusousensivelsim.blogspot.com/2009/07/quem-sou-eu.html

Imagem 4 ? Quem s?o eles?

Dispon?vel em:
http://coisas-do-gordo.blogspot.com/2009/10/tirinhas-do-gordo-mais-personagens.html

Ao final, o professor levar? os alunos a uma conclus?o sobre suas identidades. Por exemplo:

? N?s somos o que gostamos. Somos nossa comida preferida, nossas m?sicas, nossos filmes. Somos tamb?m os lugares que a gente curte, os amigos que fazemos, o esporte que escolhemos. Somos a esta??o do ano e passatempos prediletos. (...) pouco importa de onde viemos e para onde vamos, mas, quem somos, ? crucial descobrir.

Importante: Professor, a conclus?o acima ? apenas uma sugest?o para que voc? possa ajudar o seu aluno a fazer a dele.

AULA 2

ATIVIDADE

PRODU??O DE TEXTO

O professor dever? solicitar aos alunos que escrevam um texto falando deles.

  • Caro/a aluno/a, escreva um texto, procurando expressar o que pensa de voc? mesmo/a. Fa?a um confronto com o que pensam outros jovens. O roteiro abaixo ? apenas uma sugest?o. Apesar da objetividade das perguntas, pedir aos alunos que se inspirem nos textos vistos. Os textos dos alunos poder?o ser expostos em um mural na sala de aula.
    1. Nome
    2. Idade
    3. Sexo
    4. Profiss?o
    5. Descri??o f?sica
    6. Com quem se parece
    7. Do que gosta
    8. Do que n?o gosta
    9. Conclus?o

Avaliação


A avalia??o da aula consiste em observar a participa??o dos alunos na atividade em grupo. Em rela??o ?s tirinhas, ? importante observar se os alunos conseguiram transpor todo o sentido dos textos (tirinhas e imagens) por ocasi?o das an?lises. Escolher a produ??o de texto para avalia??o.