Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens |
? Conscientizar-se de que em todos os momentos do dia estabelecemos comunica??o;
? Que h? diferentes formas de comunica??o;
? Que a comunica??o se faz com diferentes inten??es;
? Que cada fun??o tem um nome conforme suas caracter?sticas.
? Demonstrar habilidades b?sicas de leitura;
? Saber que a comunica??o necessita dos elementos: emissor, receptor, canal de comunica??o, c?digo.
AULA 1
ATIVIDADE 1
O professor levar? os alunos ao laborat?rio de inform?tica para pesquisarem sobre as fun??es da linguagem. Antes, por?m, dever? conversar com os alunos sobre o assunto. Dever? perguntar a eles se j? perceberam que durante o dia todo usamos a linguagem com diferentes finalidades como querer convencer algu?m de alguma coisa, informar-se sobre algo, transmitir uma emo??o, conversar s? por conversar. E perguntar se sabiam que cada uma dessas fun??es recebe um nome espec?fico.
Importante: Professor, voc? dever? saber que:
Em seguida, como s?o alunos do ensino m?dio, convidar os alunos a entrarem em um dos sites abaixo, para responderem ?s seguinte quest?es.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fun%C3%A7%C3%B5es_da_linguagem
http://www.graudez.com.br/literatura/funling.htm
http://www.brasilescola.com/redacao/as-funcoes-linguagem.htm
AULA 2
ATIVIDADE
O professor dever? entregar uma c?pia do conte?do abaixo para cada aluno e com base nele dever? propor exerc?cios de fixa??o e avalia??o em grupo.
SISTEMATIZA??O
1-Fun??o expressiva ou emotiva: Centrada no emissor. Caracter?sticas: discurso em 1? pessoa; julgamentos subjetivos; interjei??es com valor emotivo; entona??es caracter?sticas (oral); figuras liter?rias e cria??es liter?rias
2- Fun??o conativa ou apelativa: Centrada no receptor. Os anunciados visam influenciar o comportamento do destinat?rio da mensagem.
Caracter?sticas: verbos no imperativo; emprego de vocativos e uso de pronomes de 2? pessoa ( tu/v?s ou voc?/voc?s )
Aplica??o: textos publicit?rios, pol?ticos e linguagem comum
3-Fun??o referencial: Centrada no referente. O importante ? o conte?do da informa??o. A linguagem ? precisa, direta e objetiva.
Caracter?sticas : neutralidade do emissor objetividade e precis?o conte?do informacional e uso de 3? pessoa
Aplica??o: jornalismo, cartas comerciais, reda??es t?cnicas, manuais de instru??es, bulas de rem?dios, relat?rios, resenhas, resumos, informes e descri??es, na propaganda ? informa??es gerais sobre o produto ou servi?o.
4-Fun??o f?tica: Centrada no contato f?sico ou psicol?gico. Tudo o que na mensagem serve para estabelecer, manter ou cortar o contato.
O objetivo ? chamar a aten??o do receptor e assegurar que este n?o se desligue.
O conjunto organizado de express?es traz pouca informa??o.
Caracter?sticas: manifesta??o da necessidade ou desejo de comunica??o e manuten??o dos v?nculos sociais.
Aplica??o: conversas telef?nicas e informais, propaganda e m?sica
5-Fun??o metalingu?stica: Centrada no c?digo, serve para dar explica??es ou dar precis?o ao c?digo utilizando pelo emi ssor. Metalinguagem ? uma linguagem
que fala da pr?pria linguagem. Tem por objetivo a l?ngua usada como forma de express?o.
Caracter?sticas: f orne cer informa??es conceituais, defini??es e explica??es.
Aplica??o: textos explicativos e di d?ticos, linguagem cient?fica, dicion?rios,
Coment?rios explicativos ou descritivos de fotografia (imagem) e an?lises.
6-Fun??o po?tica ou est?tica: Centrada na pr?pria mensagem. A fun??o po?tica n?o abrange s? a poesia, no entanto ? nessa forma de express?o
que a fun??o ? dominante . A fun??o po?tica est? sempre presente que a forma e a estrutura da mensagem refor?am ou modificam o seu conte?do. Ela suplementa
ou modifica o sentido denotativo da mensagem.
Caracter?sticas: ritmo; jogo das sonoridades; estrutura; grafismo; espacialidade; figuras de harmonia, repeti??o e pensamento.
Observa??o: as seis fun??es da linguagem n?o se excluem, mas tamb?m n?o se encontram, necessariamente, todas reunidas numa mesma mensagem.
Numa mensagem, ? muito raro encontrar apenas uma dessas seis fun??es. H? sobreposi??o das fun??es, mas sempre uma ser? dominante de acordo
com o objetivo da mensagem.
Exerc?cios:
I- O professor dever? colocar os alunos em grupo de tr?s alunos para, com base na pesquisa e com a numera??o acima atribu?da ?s fun??es, identificar as comunica??es feitas abaixo. O trabalho dever? ser entregue para avalia??o.
a) Al?! Voc? est? me ouvindo? Um momento, por favor. Vou desligar. ____
b) PO?TICA
Que ? poesia?
uma ilha
cercada
de palavras
por todos os lados
Que ? um poeta?
um homem
que trabalha um poema
com o suor do seu rosto
Um homem
que tem fome
como qualquer outro
homem.
(Cassiano Ricardo) ___
c) Tirinha I
____
d) Tirinha II
___
e) DEMAIS
Tudo eu j? fiz pra te esquecer,
Mas foi em v?o
E agora quero voltar....
Todas essas noites passei sem dormir
Com os olhos a jorrar...
Quando um amor ? demais
N?o se pode jogar fora.
Olho para esses casais
Com um sonho na mem?ria...
Mahatma Gandhi, Krishna, Deus
Mas s? voc? pode me saltar agora....
ARNALDO ANTUNES e NANDO REIS
_____
f) Museu de arte contempor?nea ? aberto das 9:00 ?s 18:00 horas
R. do ouvidor, n? 507 ? rio de janeiro. ___
g) Soft ? a espuma de banho com hidratante, umectante e vitamina e .____
h) ?Ah! Perdi a tramontana! Agarrei a garrafa que estava na minha frente
E abri a cabe?a da santa criatura com uma pancada horr?vel!
De nada mais me lembro. Ouvi um berro, um clamor. Senti o p?nico em redor de mim
E corri para a rua como um ?brio. Foi quando ...?
(Monteiro Lobato- ?Cidades Mortas? ? p. 91) ____
i) Ol?, como vai?
Eu vou indo, e voc?, tudo bem?
Tudo bem, eu vou indo, correndo,
Pegar meu lugar no futuro. E voc??
Tudo bem, eu vou indo em busca de um sono
Tranq?ilo, quem sabe?
Quanto tempo ... (Sinal fechado- Paulinho da Viola ? 1974) _____
j) "Fique afinado com seu tempo. Mude para Col. Ultra Lights." ____
k) Psiu! ? com voc? que eu estou falando.____
l) Hei! Hei! Voc?s se lembram de mim?
Importante: O gabarito a seguir o ajudar? a fazer a avalia??o do exerc?cio.
a) 4 b) 5 c) 5 d) 5 e) 1 f) 3 g) 5 h) 1 i) 2 j) 2 k) 4 l) 4
II- Nas comunica??es abaixo foram feitas as identifica??es das fun??es e algumas n?o est?o corretas. Fa?a a corre??o.
a) Na escola: uma aula sob re vocab ul?rio (sin?nimos), o di?logo entre o professor e os alunos constitui uma metalinguagem.____
b) ?kuka fresca?
(assist?ncia t?cnica de geladeiras e freezers) Fun??o po?tica _____
c) ver?o colorido. Ver?o coloram a.
(batom colo rama) Fun??o po?tica _____
d)" - Que coisa, n??
- ?. Puxa vida!
- Ora, droga!
- Bolas!
- Que tro?o!
- Coisa de louco!
- ?!"
Fun??o conativa _______
e) Na defini??o: o ventanista foi agarrado.
o que quer dizer ventanista?
ventanista quer dizer: ladr?o que penetra nas casas pela janela. Fun??o po?tica ____
f) Na propaganda:
Voc? sabe o que ? inje??o eletr?nica ?
? um processo de ... (o texto explica o que ?
E mostra as vantagens do carro ?y?, que ? equipado com esse dispositivo.
Fun??o metalingu?stica ____
g) ?Coca cola ? isso a?.?
O car?ter onomatopaico do verso ? real?ado pelo som fricativo ?ss?,
Ao ranger o ru?do que ? produzido quando se abre o refrigerante.
O som simboliza um convite ao consumidor para abrir uma garrafa do refrigerante. Fun??o metalingu?stica ____
e) O verbo infinitivo
Ser criado, gerar-se, transformar
O amor em carne e a carne em amor; nascer
Respirar, e chorar, e adormecer
E se nutrir para poder chorar
Para poder nutrir-se; e despertar
Um dia ? luz e ver, ao mundo e ouvir
E come?ar a amar e ent?o ouvir
E ent?o sorrir para poder chorar.
E crescer, e saber, e ser, e haver
E perder, e sofrer, e ter horror
De ser e amar, e se sentir maldito
E esquecer tudo ao vir um novo amor
E viver esse amor at? morrer
E ir conjugar o verbo no infinito... (Vin?cius de Morais)
Fun??o metaling??stica ____
Importante: Professor, o gabarito vai ajud?-lo a avaliar a tarefa dos alunos.
a) certo b) certo c) certo d) falso, ? f?tica e) falso, ? metalingu?stica f) certo
g) falso, ? po?tica e) falso, ? po?tica
Aula 3
Atividade
O professor dever? fazer a corre??o para esclarecer poss?veis d?vidas.
A avalia??o ocorrer? durante a observa??o da participa??o dos alunos em todas as atividades.