Portal do Professor

Início do Conteúdo

Inclusão nas séries iniciais

Autor e Co-autor(es)

wanessa sousa de paula imagem do usuário

BRASILIA - DF ESC LA SALLE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de ensino e aprendizagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A importância de pesquisar sobre como está acontecendo a inclusão de crianças com necessidades especiais nas séries iniciais do ensino regular, o trabalho dos professores envolvidos nessa experiência com a tarefa de derrubar barreiras e enfrentar o desafio de trabalhar com a diversidade em sala de aula. Trazer a conhecimento, instrumentos que facilitem o convívio dos alunos com pessoas especiais

Duração das atividades

3 dias

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O conceito de inclusão; Promover discussões sobre as características físicas e culturais de cada criança; LIBRAS.

Estratégias e recursos da aula

 - Sente-se na rodinha com os alunos e deixem que eles façam exposições acerca das diferenças e da inclusão, direcione essa discussão de modo que eles percebam as diferenças entre si. Solicite a presença de familiares ou funcinários de etnias diferentes, convide também PNEEs e peça que eles contem suas histórias de vida. As crianças devem observá-los e, se possível, até tocarem neles,notando as semelhanças e diferenças físicas.

  1. Desenho de observação
    · Leve para sala de aula figuras, fotos ou ilustrações que representem pessoas negras, brancas, indígenas, japoneses e PNEEs e cole-os em uma cartolina. Em seguida, deixe que as crianças percebam as diferenças entre eles, para, então, fazerem um desenho de observação. Várias curiosidades irão surgir e, assim, esta torna-se uma ótima oportunidade de valorizar a diversidade de características culturais e físicas de cada pessoa.
    · Prepare um mural onde ficarão expostos os desenhos dos alunos. Para isso, reúna os desenhos e cole-os em uma folha de papel pardo. Como atividade complementar construa um texto coletivo onde os alunos falem sobre as diferenças.

 

  1. História e Filme

                               História (Floquinho da Noite)

       Floquinho da Noite era uma ovelhinha negra linda, porque foi o Papai do Céu que a fez. Ela morava numa cabana pertinho do lago e gostava muito de fazer novos amigos.
      Alguns animaizinhos a consideravam interessante, pois acreditavam que só ovelhas branquinhas eram importantes. Um dia, Floquinho da Noite quis brincar de roda com os bichos da floresta que se divertiam próximo a sua casinha. Mas eles não deixaram, porque o caracol disse que ela era muito pretinha. Então, ela foi embora triste, muito, muito triste.
    Quando deitou na relva, percebeu que uma tempestade se aproximava. Com medo, os amiguinhos, ao longe, gritavam assustados e choravam. Floquinho da noite não pensou duas vezes: saiu correndo e levou, sobre seu lombo, todos os bichinhos e os aqueceu dentro de sua cabaninha.
      Quando passou a tempestade, surgiu o arco-íris da amizade e todos estavam brincando de roda, muito à vontade.

  • Leia a história bem devagar . No decorrer da leitura, eles podem apresentar suas dúvidas, assim como fazer comentários sobre a narrativa. Depois, entregue as ilustrações dos animais para as crianças, assim como um papel com o desenho da floresta. Peça que recontem a trama, mas sem o auxílio do conto escrito

                                           

                                                                           Filme: O Patinho Feio
 

Era uma vez ...

Uma patinha que teve quatro patinhos muito lindos, porém quando nasceu o último, a patinha exclamou espantada:
- Meu Deus, que patinho tão feio!
Quando a mãe pata nadava com os filhos, todos os animais da quinta olhavam para eles:
- Que pato tão grande e tão feio!
Os irmãos tinham vergonha dele e gritavam-lhe:
- Vai-te embora porque é por tua causa que toda a gente está a olhar para nós!
Afastou-se tanto que deu por si na outra margem. De repente, ouviram-se uns tiros. O Patinho Feio observou como um bando de gansos se lançava em voo. O cão dos caçadores persegui-o furioso.
Conseguiu escapar do cão mas não tinha para onde ir, não deixava de andar. Finalmente o Inverno chegou. Os animais do bosque olhavam para ele cheios de pena.
- Onde é que irá o Patinho Feio com este frio? Não parava de nevar. Escondeu-se debaixo de uns troncos e foi ali que uma velhinha com um cãozinho o encontrou.
- Pobrezinho! Tão feio e tão magrinho!
E levou-o para casa.
Lá em casa, trataram muito bem dele. Todos, menos um gatinho cheio de ciúmes, que pensava: "Desde que este patucho está aqui, ninguém me liga".
Voltou a Primavera. A velha cansou-se dele, porque não servia para nada: não punha ovos e além disso comia muito, porque estava a ficar muito grande.
O gato então aproveitou a ocasião.
- Vai-te embora! Não serves para nada!
A nadar chegou a um lago em que passeavam dois belos cisnes que olhavam para ele. O Patinho Feio pensou que o iriam enxotar. Muito assustado, ia esconder a cabeça entre as asas quando, ao ver-se reflectido na água, viu, nada mais nada menos, do que um belo cisne que não era outro senão ele próprio.
Os cisnes desataram a voar e o Patinho Feio fugiu atrás deles.
Quando passou por cima da sua antiga quinta, os patinhos, seus irmãos, olharam para eles e exclamaram:
- Que cisnes tão lindos!

  •  Peça para que os alunos discutam sobre o filme, falem sobre o que acharam e que conclusões chegaram.

                                                 

                                                                             Trabalhando LIBRAS

1. Leve um alfabeto de LIBRAS ilustrado para que as crianças reconheçam e se familiarizem com ele, ensine os sinais a eles.
2. Peça para que os alunos digam seus nomes utilizando apenas os sinais.
3. Monte um diagrama com os alunos:

· Tire cópias do alfabeto de LIBRAS (duas cópias para cada criança). Em seguida entregue figuras de animais com palavras de fácil reconhecimento para eles (ex. sapo, pato, lago, etc). e uma folha em branco.
· Peça para que os alunos sentem-se em duplas e entregue o material preparado anteriormente para cada dupla, e peça para que eles completem o diagrama em branco com as letras avulsas, de acordo com a figura presente em cada linha. Deve ser formada a palavra inteira, sendo que, para isso, os alunos se ajudem mutuamente. A atividade termina quando o diagrama estiver completo

  • Se possível leve um intérprete de LIBRAS e uma pessoa surda para que se interajam com os alunos, e troque esperiências.

 

 

Avaliação

durante todo o processo