Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bolha de capacitação - Desenvolvimento motor - Ensino especial

Autor e Co-autor(es)

Elmio Pagy Felipe dos Reis imagem do usuário

BRASILIA - DF CAIC UNESCO

Marco Guilherme. B. Burlamaqui

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Médio Educação Física Jogos: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • As dificuldades de interação ao mundo pelos deficientes motores
  • Consciência corporal

Duração das atividades

1 aula (de 50 minutos)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum conhecimento právio necessita ser trabalhado

Estratégias e recursos da aula

(Conceito de bolha: travamento das percepções externas, alheio aos estímulos externos )

Reunir a turma na sala e passar os videos:

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=T_GuEEj8BoU

undefined

http://www.youtube.com/watch?v=660D5QhL3Uc

Reunir a turma no pátio e discorrer sobre a dificuldade de integração, na sociedade, dos deficientes motores. Propor a observação do caminho feito pelos alunos à acessibilidade. Será que realmente existe? Já se pensou como surdo? Já se imaginou como deficiente motor? Mais que imaginar agora, vamos nos passar por portadores de algumas destas características.

Material a ser usado: Corda, gase, pedaços de esparadrapo, algodão e caneta hidrocor.

Com a corda, ou com as cordas, se vai prender um membro do corpo do aluno. Pode ser uma mão, uma perna, um braço. A sensação será a de ter o membro e não conseguir usá-lo, problema semelhante aos das pessoas que perdem os membros durante as fases da adolescência e adulta.

Professor, é muito interessante que se explique até a necessidade, muitas vezes, do psicólogo para ajudar no tratamento das pessoas que têm de aprender a usar membros antes não usados com frequência justamente por continuarem a sentir os membros perdidos.

Recursos Complementares

Avaliação

Reflexão sobre o aprendido em prova teórica.