Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reescrita de histórias conhecidas

Autor e Co-autor(es)

Regina Santos de Lima Tomizawa imagem do usuário

DOURADOS - MS CEIM - RECANTO DA CRIANCA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Desenvolver a produção de textos em linguagem escrita produzida pelos alunos.

• Recuperar os principais elementos da narrativa com base na linguagem que se usa para escrever.


Duração das atividades

Quatro aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Em uma conversa informal questionar os alunos sobre quais histórias infantis eles já ouviram ou assistiram,  qual mais gostaram, etc.

Estratégias e recursos da aula

• 1ª etapa Em círculo, leia para os alunos a história  Os três Porquinhos e anuncie que esse texto será recontado pelo grupo. Após será feito um livro que será exposto no mural da escola.


• 2ª etapa

As crianças irão assistir no data show o desenho dos Três porquinhos, observando o enredo da história.


3ª etapa

Questionamentos orais sobre os acontecimentos, recuperando a história com base em algumas passagens da narrativa. Por exemplo: “Como era a casa dos três porquinhos? Qual casinha era mais resistente? Por quê?.

Observe aos poucos os trechos vistos e lidos. Logo após, solicite ou ofereça alternativas que possam aproximá-los do enredo da história.

• 4ª etapa

Inicie a produção do texto Os três Porquinhos, seguindo as mesmas orientações  da 3ª etapa.

• 5ª Etapa

Releia o texto produzido pelos alunos. Diga que ele terá de ficar muito bem escrito, assim como no livro, pois será compartilhado com outras pessoas e todos devem compreendê-lo. Interrogue-os sobre a adequação da narrativa com base nos elementos da linguagem que se usa para escrever. Por exemplo, se o texto produzido contiver muitas marcas de oralidade (como “aí”, “né” e “então”) ou repetição excessiva de palavras, retome o conto que serviu de referência, questionando se é assim que está registrado.

• 6ª etapa

Apresente o texto produzido pelos alunos em roda no qual será feito a troca dos mesmos entre os alunos da turma para que todos possam ter acesso às produções dos colegas.


• 7ª etapa

Discuta com todas as ilustrações que farão parte de cada história e inicie a confecção dos livros ressaltando sobre a importância seqüencial dos fatos na história.


• 8ª etapa
Cole na contracapa de cada exemplar uma apresentação explicando que os textos foram produzidos e ilustrados pelos alunos, com base no que foi trabalhado em sala de aula.


• 9ª etapa
Compartilhe as ilustrações e releia as histórias produzidas.

Produto final
Um livro com as histórias reescritas pelo grupo para ser exposto no mural,  onde todos terão acesso aos trabalhos dos alunos.

Recursos Complementares

Livro: Os três porquinhos, folhas para a reescrita da história lida pelos alunos, lápis de cor ou canetas coloridas, grampeador, sulfite colorido para a confecção das capas.
Vídeo Os três Porquinhos:http://www.youtube.com/watch?v=AV9RPS9G4aA

Avaliação

Através da produção dos livros confeccionados pelos alunos, observar se houve a participação de todos durante o processo, e se conseguiram identificar que na linguagem oral e escrita existem algumas diferenças,  recuperando os principais acontecimentos da narrativa, pautada por elementos da linguagem escrita.