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Variações linguísticas

Autor e Co-autor(es)

Marta Pontes Pinto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise lingüística: variação lingüística: modalidades, variedades, registros
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Que uma língua sofre muitas interferências;
 que as interferências podem aparecer na comunicação, tanto na pronúncia, quanto morfologia ou na sintaxe;
 que a região geográfica, o sexo, a idade, a classe social, o grau de formalidade do falante são fatores que possibilitam diferentes linguagens.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Demonstrar habilidades básicas de leitura.

Estratégias e recursos da aula

- Leituras, exercícios em grupo.
- Utilização do laboratório de informática.

AULA 1

ATIVIDADE 1


Como forma de motivação para o estudo do tema "variações linguísticas, o professor levará para a sala cópias do texto O poeta da roça de Patativa do Assaré, um grande poeta popular nordestino. Foi um poeta analfabeto (sua filha é quem escrevia o que ele ditava), mas sua obra atravessou o oceano e se tornou conhecida mesmo na Europa.

O Poeta da Roça

Sou fio das mata, canto da mão grossa,
Trabáio na roça, de inverno e de estio.
A minha chupana é tapada de barro,
Só fumo cigarro de paia de mío.

Sou poeta das brenha, não faço o papé
De argun menestré, ou errante cantô
Que veve vagando, com sua viola,
Cantando, pachola, à percura de amô.
Não tenho sabença, pois nunca estudei,
Apenas eu sei o meu nome assiná.
Meu pai, coitadinho! Vivia sem cobre,
E o fio do pobre não pode estudá.

Meu verso rastero, singelo e sem graça,
Não entra na praça, no rico salão,
Meu verso só entra no campo e na roça
Nas pobre paioça, da serra ao sertão.
(...)

Depois de lido o texto acima, os alunos deverão responder às perguntas abaixo:

  • Vocês acreditam que a forma de falar e de escrever comprometeu a emoção transmitida por essa poesia?
  • Reescrevam-na em língua padrão.
  • Qual dos textos lhes pareceu mais interessante?

ATIVIDADE 2

Levar os alunos ao laboratório para pesquisarem sobre variantes linguísticas. Para esta atividade, o professor deverá orientá-los a ler sobre o asssunto nos sites:

http://www.radames.manosso.nom.br/gramatica/variantes.htm


http://pt.wikipedia.org/wiki/Varia%C3%A7%C3%A3o_(lingu%C3%ADstica )


http://www.youtube.com/watch?v=iBHMajeluNg&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=_uivcX6Wyis&feature=related


http://www.youtube.com/watch?v=VCJEE43Dzkc

Importante: Professor, ao realizarem os exercícios abaixo, os alunos tomarão consciência de alguns problemas que eles têm em relação à língua coloquial versus língua padrão.

AULA 2

ATIVIDADE 1

1. Leiam o quadrinho abaixo, identifiquem as marcas de língua coloquial e escrevam abaixo o correspondente em língua padrão.


ATIVIDADE 2

 Acrescentem três exemplos aos usos da língua coloquial/padrão.
1- Uso de “r” pelo “l” em final de sílaba e nos grupos consonantais: pranta/planta; broco/bloco; ___________________________________________________________
2- Alternância de “lh” e “i”: muié/mulher; véio/velho; _____________________________________________________________________________________________
3- Tendência a tornar paroxí ton a s as palavras proparoxít onas: arve/árvor e; figo/fígado; _________________________________________________________________
4- Redução dos ditongos: caxa/caixa; pexe/peixe; ________________________________________________________________________________________________
5- Simplificação da concordância: as menina/as meninas;__________________________________________________________________________________________
6- Ausência de concordância verbal quando o sujeito vem depois do verbo: “Chegou” duas moças; _______________________________________________________

7- Uso do pronome pessoal tônico em função de objeto (e não só de sujeito ): Nós pegamos “ele” na hora; _________________________________________________
8- Assimilação do “ndo” em “no”( falano/falando) ou do “mb” em “m” (tamém/também);________________________________________________________________
9- Desnasalização das vogais postônicas: home/homem; _________________________________________________________________________________________
10- Redução do “e” ou “o” átonos: ovu/ovo; bebi/bebe;___________________________________________________________________________________________
11- Redução do “r” do infinitivo ou de substantivos em “or”: amá/amar; amô/amor; ___________________________________________________________________
12- Simplificação da conjugação verbal: eu amo, você ama, nós ama, eles ama; ______________________________________________________________________

AULA 3

ATIVIDADE 1

Leiam agora um poema escrito por um intelectual e poeta brasileiro, Oswald de Andrade, que, já em 1922, enfatizou a busca por uma "língua brasileira",

na sequência, reescrevam o poema em língua padrão.

Vício na fala
Para dizerem milho dizem mio
Para melhor dizem mió
Para pior pió
Para telha dizem teia
Para telhado dizem teiado
E vão fazendo telhados.

Importante: O professor deverá saber que a variação de uma língua é a forma pela qual ela difere de outras formas da linguagem sistemática e coerentemente. Uma nação apresenta diversos traços de identificação, e um deles é a língua. Esta pode variar de acordo com alguns fatores, tais como o tempo, o espaço, o nível cultural e a situação em que um indivíduo se manifesta verbalmente.

ATIVIDADE 2

  • Definam e deem exemplos de gírias que são muito utilizadas pelos jovens na atualidade. 
  • Você percebe diferença entre a linguagem dos jovens e dos adultos? E entre a linguagem das meninas e dos meninos. Explique o porquê dessa diferença e comprove com exemplos. Você poderá acessar os sites acima novamente para ajudá-lo na pesquisa.

AULA 4


ATIVIDADE

  Essa aula será reservada para a apresentação dos grupos para a turma e entrega do trabalho para avaliação. O professor deverá propor que os alunos se separem em grupos e pedir a eles que escolham um aluno do grupo para representá-los, apresentando para a turma as respostas que deram a cada atividade proposta nas quatro aulas. Ao longo das apresentações, o professor deverá tirar as dúvidas que, por ventura, poderão aparecer.

Avaliação

A avaliação será individual-processual e o trabalho em grupo será também avaliado com base na observação da participação dos alunos.