Portal do Professor

Início do Conteúdo

HISTÓRIA DA ESCRITA: os suportes da escrita.

Autor e Co-autor(es)

Maria Núbia Pessoa imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Conceição de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a origem e a evolução dos suportes da escrita.

Participar da produção de textos orais e escritos sobre o tema.

Duração das atividades

1 AULA 50 MINUTOS cada atividade

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

História da escrita.Suportes da escrita.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - conhecendo os suportes da escrita.

O professor deverá organizar uma apresentação em powerpointe ou um painel com imagens dos suportes da escrtita. Em seguida, mostra para as crianças

discute com elas a função dos suportes , de modo que as crianças façam relações e compreendam a utilidade dos suportes em cada em epóca.

Atividade 2 - confecionando um papiro.

Para essa atividade o professor organiza os seguintes materiais;

  • caule pequeno de bananeira
  • cola
  • cartolina
  • rolo para massa de pão
  • batetores de carne
  • pedras pequenas
  • tinta quache de cores diversas e pincel.

 O professor corta o caule em lascas finas e as crianças batem com cuidado para não quebrar as fibras. Depois arrumam as lacas lado a lado e coloque cola. Deixe secar durante uma semana para as crianças usarem. Sugira ao alunos a  escrita da receita do papiro.

Recursos Complementares

SUGESTÃO DE LIVROS

O livro da Escrita. Ruth Rocha.Melhoramentos.

O livro do Papel. Ruth Rocha.Melhoramentos.

SUGESTÃO DE VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DA ESCCRITA

http://www.youtube.com/watch?v=URMUwg9iFXA&feature=related

http://http://www.youtube.com/watch?v=r7yeiRtc1fA&feature=related

Avaliação

Observar se os alunos:

Relatam informações relacionadas a origem e a evolução dos suportes da escrita.

Participa da produção de textos orais e escritos sobre o tema.

Participa da confecção do papiro.