Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Brasil col?nia - uma abordagem da arte sobre a cultura da cana-de-a??car
Lentamente a economia colonial abandonou sua predomin?ncia extrativista e coletora dos primeiros tempos, para uma explora??o mais racional e est?vel, gra?as ? implanta??o dos engenhos de a??car que se espalharam por todo o litoral do Nordeste. O a??car tornou-se um ?artigo valorizado e cobi?ado? na Europa. Este trabalho visa retratar a import?ncia desta cultura na economia brasileira e foi elaborado pelos alunos, que utilizaram materiais recicl?veis para criar um painel coletivo com esta tem?tica.
N?o h? necessidade de um conhecimento pr?vio do aluno para a realiza??o desta aula, que foi aplicada a 2 turmas de 8? ano do Ensino Fundamental, revelando ser motivador o trabalho com este tema. Os alunos demonstraram muito interesse em todas as fases do processo. Poder? ser ministrada em outras s?ries, de acordo com o crit?rio do professor.
O que seria muito enriquecedor ? trabalhar este tema de forma interdisciplinar com o professor de hist?ria que estiver abordando temas ligados ? Coloniza??o Portuguesa na Am?rica, ou sobre ciclo da cana de a??car em seu conte?do program?tico, como tamb?m as rela??es de trabalho do homem do campo.
Aula 01 - Introdu??o ao tema
O projeto agr?cola da explora??o colonial portuguesa
O professor dever? fazer uma breve explana??o sobre o plantio da cana de a??car.
No per?odo do Brasil col?nia, para viabilizar a ocupa??o e o povoamento da col?nia, a Coroa portuguesa recorreu ao cultivo da cana-de-a??car, pois aqui, ao contr?rio do que ocorrera nas ?reas de domina??o espanhola, n?o foram descobertas jazidas de metais preciosos.
Levado da ?sia para a Europa por ?rabes e crist?os engajados nas cruzadas durante a Idade M?dia, o a??car era uma das especiarias das mais valiosas no in?cio do s?culo XV.
Martim Afonso de Souza trouxe as primeiras mudas de cana-de-a??car da Ilha da Madeira e instalou o primeiro engenho da col?nia em S?o Vicente, no ano de 1533. Inaugurava-se, assim, a base econ?mica da coloniza??o portuguesa no Brasil.
Os alunos podem ent?o, questionar: o que este assunto tem a ver com a arte?
"Iremos expressar atrav?s da arte, a vis?o e a concep??o dos alunos a respeito deste tipo de plantio".
O professor deve motiv?-los a trabalhar em grupo para realizar um painel sobre o a??car, ou sobre a cana-de-a??car, sobre os canaviais, etc.
Para que os alunos conhe?am um pouco sobre este tipo de atividade e de sua import?ncia em nossa economia, dever? apresentar o v?deo abaixo com a reportagem sobre uma jovem que recebeu um pr?mio do Presidente Lula, referente ?s Olimp?adas de Literatura, em que escreveu uma reda??o sobre a realidade dos cortadores de cana. Este v?deo desperta o interesse dos alunos com o tema, bem como promove uma reflex?o sobre a realidade dura destes trabalhadores e os desafios deste tipo de profiss?o.
http://www.youtube.com/watch?v=RlZvDCtk2TY&feature=related
Ap?s o v?deo, o professor dever? dividir a turma em grupos e solicitar que eles tragam para a pr?xima aula imagens sobre o plantio da cana, jornais velhos, algumas folhas de papel manteiga e cola branca l?quida. Se algum aluno tiver em casa um pouco de um tipo areia branca usada para colocar no fundo de gaiolas, dever? trazer para enriquecer a textura do trabalho a ser realizado.
O professor dever? providenciar o suporte que servir? de base para o painel - eucatex, ou MDF, ou papel?o bem firme como o de sapateiro, etc, pintado de branco com tinta latex ou outra qualquer ? base de ?gua, como fundo.
Veremos passo a passo, a realiza??o de um canavial aberto com uma montanha de a??car ao centro, que foi a id?ia sugerida pelos alunos.
Aula 02 e aula 03 ? Elaborando o canavial com jornal
Conforme as imagens trazidas pelos alunos, estes dever?o observar o formato da cana e a partir da?, come?ar a fazer rolos compridos com jornal, colados ao final com cola branca. Estes, depois de prontos, dever?o ser colados no painel, de forma que se houver a necessidade de emendas, estas simulem os ?n?s? que percebemos na cana.
Veja abaixo as imagens dos alunos enrolando os canudos de jornal. Estes dever?o ser bem enrolados, ficando firmes, sem amassar quando apertados pelas m?os.
Ap?s a colagem dos canu dos de jornal sobre o painel, os alunos dever?o passar bastante cola branca em cima de cada um, colando uma final camada de papel manteiga ou papel de seda branco, respeitando os relevos arredondados obtidos com jornal. Esta camada auxilia o endurecimento e uma camada protetora para a pintura que ser? feita.
Aula 04 e aula 05 ? Pintura do painel
Para esta fase ser?o necess?rios pinc?is com pelos firmes para pintura em acr?lica e tubos ou potes de tinta acr?lica utilizadas para pintura em tela, nas cores amarela, branca, verde, violeta e azul. Verificando as imagens trazidas pelos alunos, estes dever?o efetuar a pintura sobre os rolos de jornal, buscando expressar as tonalidades reais da cana-de-a??car. A cor violeta ? passada em algumas pinceladas r?pidas para dar um efeito similar ? cana.
Aula 06 ? Cria??o de uma montanha de a??car no meio do canavial
Ap?s a secagem dos rolos de jornal, fazer uma massa com areia branca, cola de madeira branca e l?quida e tinta acr?lica branca usada para pintura em telas. Misturar estes materiais em uma vasilha, de forma que fique uma massa consistente. A aplica??o desta massa, que simular? o a??car, dever? ocorrer no fundo, nas ?reas onde n?o h? rolos de jornal colados.
Coloque a massa com uma colher ou p?, a areia sobre o fundo do painel e espalhe com uma esp?tula ou r?gua, de forma homog?nea. Evite muita concentra??o de areia em determinados pontos, para que n?o ocorram rachaduras ap?s a secagem do material.
O professor dever? acompanhar todo o processo e orientar os alunos que n?o deixem cair tinta, ou esbarrar o pincel na massa branca e seca, que j? est? pronta.
Ao final, os alunos pintaram de azul uma pequena parte acima da montanha de a??car, representando o c?u.
Sugest?o: fazer os pain?is com v?rios grupos na turma, para que cada equipe desenvolva uma id?ia diferente e inovadora dentro da mesma tem?tica, e organizar uma exposi??o dos pain?is.
Alguns livros para aprofundamento do professor nesta tem?tica :
BARBOSA, Ana Mae (org.) Ensino da Arte: mem?ria e hist?ria. S?o Paulo: Perspectiva, 2008. p.335.
MARTINS, Miriam Celeste; GUERRA, M. Terezinha T.; PICOSQUE, Gisa. Did?tica do Ensino de Arte: poetizar, fruir e conhecer arte. S?o Paulo: FTD, 1998.
VICENTINO, Cl?udio; DORIGO, Gianpaolo. Hist?ria para o Ensino M?dio - Hist?ria Geral e do Brasil. S?o Paulo: Scipione, 2005. p. 154-161.
Alguns sites para pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cana-de-a%C3%A7%C3%BAcar
http://infoener.iee.usp.br/scripts/biomassa/br_cana.asp
http://www.colegioweb.com.br/geografia/canadeacucar-no-brasil
http://www.suapesquisa.com/colonia/
? O professor deve estabelecer os crit?rios de avalia??o de forma clara e evidente ao apresentar a proposta de trabalho aos alunos, para que tenham conhecimento do que necessitam desenvolver durante as aulas e consigam atingir os objetivos almejados.
? O educador deve ser um incentivador em todas as fases do processo e avaliar o interesse, participa??o e questionamentos apresentados pelos alunos nas reflex?es abordadas em aula. Dever? acompanh?-los para analisar at? que ponto se envolveram com a proposta.
? O professor poder? analisar o envolvimento dos alunos, interesse e participa??o nas pesquisas de imagens que trouxeram para a escola, bem como a capacidade em reproduzir o canavial em relevo, com materiais recicl?veis e efeitos de pintura.
? Dever? observar a capacidade de percep??o, como tamb?m a habilidade em exercitar a colabora??o, aceita??o e sugest?es para determinar o consenso do grupo na fase de colagem e pintura dos pain?is.