BRASILIA - DF EC 22 DE CEILANDIA |
BRASILIA - DF EC 06 DE TAGUATINGA |
REGILENE COSTA
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Introdução
O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre. Ele foi se formando através da ação de agentes do meio, como por exemplo, sol, chuva, calor etc., que assim transformaram as rochas em terra. Há diferentes tipos de solos, entre eles o arenoso, argiloso, calcário e humífero.
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Conhecer o que é solo
- Os diferentes tipos de solo.
- O seu uso e sua importância para os seres vivos – dentre eles, o ser humano.
O conceito de solo, seus diferentes tipos e sua importância para os seres vivos, dentre eles, o ser humano.
Projeção em vídeo do filme: "Solo", que será utilizado para iniciar a discussão sobre o seu conceito que se encontra no site http://www.youtube.com/watch?v=bPrpyyDNTDo&feature=related
Após assistir o vídeo o professor deverá despertar nas crianças, onde poderão encontrar “solo” denro da escola. Outra opção é verificar se na escola possui uma horta ou espaço para se fazer um uma. Fazer visita ao local. Os alunos poderão observar o solo ali existente, cavando, observando a diferença de umidade, de cor e de consistência. Pedir aos alunos que falem tudo o que observam a respeito da terra na horta, seja terra manejada, cultivada ou não. Solicite à turma que verifique o tipo de solo de suas residências, observando a coloração, a umidade, a consistência, os tipos de plantas que possuem, etc.
Desenvolvimento
De volta a sala de aula o professor deverá retormar a conversa sobre o que é solo e perguntar as crianças por que ele é importante para os seres vivos. Aproveitar as respostas para explicar sobre a composição do solo, que ali há bem mais do que rocha decomposta ou triturada, há água, ar e microorganismos; e que também tem a ação do tempo - chuva, vento, calor e frio.
Converse com as crianças sobre a importância do solo para a produção de alimentos em todo o mundo como, por exemplo: - Onde são produzidos os alimentos que são consumidos?
Perguntar aos alunos se na casa deles existem horta ou jardim e pedir para trazerem amostra de terra desses lugares para serem analisados na aula do dia seguinte para diferenciar os tipos de solo.
Solo sendo preparado para o minhocário.
Sugestões
Que o professor construa com seus alunos um minhocário. As crianças, com a mão na massa, compreenderão que as minhocas são parceiras incansáveis e indicadoras de bons solos, ricos em matéria orgânica e nutriente. Informar que minhocas transformam esterco de gado em húmus, que segue para os canteiros e horta. Organize a turma em grupos e elabore com ela um cronograma para os cuidados com o minhocário.
Outra sugestão é que os alunos conforme vão participando das atividades, anotem as observações, dúvidas e descobertas sobre o solo. Após as atividades realizadas, solicitar aos alunos que eles formem grupos e discutam entre si os conhecimentos que construíram sobre:
- Solo.
- Seus diferentes tipos.
- O seu uso e sua importância para os seres vivos – dentre eles, o ser humano.
Confeccionar cartazes com escritas, desenhos ou gravuras sobre o tema e expor nos murais da escola.
Solo sendo preparado para o minhocário
Avaliação deverá ser feita no decorrer das atividades, onde o professor deverá observar se:
a) o aluno participou das atividades;
b) o aluno contribuiu nas discussões perguntando, informando, trazendo experiências;
c) o aluno contribuiu na construção do minhocário;
d) o aluno trabalha em equipe na manutenção do minhocário.