Portal do Professor

Início do Conteúdo

Linha de tempo do dia

Autor e Co-autor(es)

ricardo de aguiar pacheco imagem do usuário

RECIFE - PE Universidade Federal Rural de Pernambuco

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Tempo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as características das diferentes formas de se registar os eventos hstóricos - narrativa histórica e linha do tempo.

Duração das atividades

1 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum; esta é uma atividade de introdução ao estudo histórico

Estratégias e recursos da aula

Esta atividade é dividida em três momentos:

1. redação sobre o dia

Inicialmente solicitamos aos alunos que descrevam as atividades que realizaram no dia anterior em apenas uma página do caderno.

Obs.: É conveniente que o dia anterior tenha sido um dia de rotina dos alunos. Quando realizo esta atividade na segunda-feira, por exemplo, peço que seja descrita a última sexta-feira.

2. construção da linha do dia

2.1. Solictamos aos alunos que, no verso da página utilizada para a redação, façam uma linha vertical que cruze 24 linhas da folha. E que as numere de zero a 24

Obs. A intenção é construir uma linha de tempo para a marcação das atividades realizadas. Assim, é bom orientar aos alunos para realizar a linha em cor de destaque e próximo ao lado esquerdo da página

2.2. solicitamos aos alunos que marquem na linha do tempo as atividades que foram descritas na redação sobre o dia anterior.

2.3. solicitamos aos alunos que criem marcas na linha do tempo para unir atividades contínuas que representam um mesmo momento de seu dia, uma mesma atividade

Obs.: a intenção aqui é que eles dividam seu dia em períodos

3. comparação de um formato textual com o outro

3.1. Conversar com os alunos para que comparem e percebam as diferenças entre fazer uma redação sobre o seu dia (narrativa histórica) e fazer uma linha de tempo do dia; que tipo de informações cabe numa e noutra forma; que visualização e leituras elas permitem do passado.

3.2. Solicitar que cada aluno explore as informações contidas num e noutro texto. Exemplo: o período mais longo do dia narrado é a aula, (ou o trabalho) na linha de tempo o período mais longo é o de sono...

3.3. Solicitar a dois alunos que comparem seus dias. Ai é possível explorar os conceitos de sucessão dos eventos, duração dos eventos e simultaneidade de eventos diferentes (a hora que cada um dorme e acorda) e comuns (todos estiveram na escola no mesmo horário).

4. História do dia e linha de tempo

Concluir discutindo os diferentes usos da narrativa histórica e da linha de tempo para o estudo da história.

É possível, a partir desta atividade, introduzir a divisão dos períodos históricos do ocidente (antiga, média, moderna e contemporânea) ou do Brasil (colônia, império e república) como construções teóricas e arbitrárias com o fim de facilitar o estudo da história.

Avaliação

Não propomos um instrumento de avaliação de conteúdo, mas uma avaliação diagnóstica de como cada aluno, ao narrar o seu dia e ao construir a linha de tempo, entende a dinensão temporal.