Portal do Professor

Início do Conteúdo

Adi??o e subtra??o de fra??es

Autor e Co-autor(es)

Carlos Alberto Jesus de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM PAULO FREIRE

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Calcular soma e subtra??o de fra??es.

Duração das atividades

Duas aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?Fra??es equivalentes ?M?nimo M?ltiplo Comum

Estratégias e recursos da aula

               Olá Professor, veja como você pode explorar os recursos para abordar o assunto “Soma e subtração de frações” com seus alunos. Para iniciar verifique como estão os conhecimentos sobre frações. Para isto, faça alguns questionamentos como:

                     • Quando dividimos um quadrado em quatro partes e pintamos somente uma obtemos que fração?
                     • Qual o valor do numerador ? E do denominador ?
                     • Como se lê a fração obtida?
                     • Esta fração é do tipo própria, imprópria ou aparente ?

               Para iniciar, seria interessante que você colocasse aos seus alunos alguns problemas para que eles possam refletir sobre o assunto, como por exemplo:
                     • “Em um recipiente, adicione um quarto de litro de água fervente ao conteúdo de uma vasilha. Mexa bem. Em seguida, adicione um quarto de litro de água gelada. Coloque a mistura em taças ou recipiente único e leve-a ao freezer até endurecer. Qual a quantidade total de água nessa receita?” 
                     • “E se misturássemos um terço de litro de água fria. Qual seria a quantidade total de água na receita?

               Peça aos alunos que tentem resolver os problemas. Proponha um debate para saber se alguém conseguiu resolver e de que forma conseguiu resolver.

               Professor, após o debate leve seus alunos ao laboratório de informática e depois de acomodados, peça a alunos que acessem o sítio http://www.pam.lusopt.info/_7_8_9_mat/numeros/fraccoes/somarsubtrairfraccoes.htm#aprender%20lendo e, com o mouse, cliquem no botão data/img-1. Aparecerá a tela abaixo:

 data/img-2

               Professor, informe a seus alunos que o sítio em questão é de Portugal, portanto, aparecerá algumas palavras com grafias um pouco diferente a que eles estão acostumados a lerem. Oriente também que para a apresentação dos textos com os conteúdos, basta clicar com o mouse na área retângulo branco acima. O aplicativo irá explanar todo o conteúdo sobre soma e subtração de frações.

 data/img-3

               Seria conveniente que após conclusão da leitura dos textos, você Professor tirasse as dúvidas que porventura ainda persistirem.

               Agora vamos resolver alguns exercícios envolvendo soma e subtração de frações. Peça aos seus alunos que cliquem no botão data/img-4, aparecerá uma tela como a da figura abaixo:

 data/img-5


               Professor oriente aos seus alunos para que façam os exercícios primeiro em uma folha de papel utilizando todo o conhecimento visto na tela anterior. Após resolução dos exercícios, peça a eles que digitem os resultados no aplicativo e em seguida, cliquem no botão data/img-6 localizado no final dos exercícios. Peça a eles também que registrem, na folha que resolveram os exercícios, os itens corretos com um “C” de certo, justificando-os, e nos itens errados, anotem o valor correto ao lado.

               Agora Professor, retome com seus alunos os problemas colocados inicialmente e peça a eles que os resolvam em uma folha de papel. Recolha esta folha e a utilize como avaliação da aula.
 

Avaliação

A avalia??o poder? ocorrer durante todas as atividades. Seja observando a explora??o dos alunos e seus coment?rios, seja na resolu??o dos questionamentos propostos. Como recurso de avalia??o, recolha as folhas produzidas pelos alunos e an?lise os resultados obtidos por eles.