Andr?a Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Concep??o de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | G?neros de texto |
? Aumentar sua compet?ncia lingu?stico-discursiva.
? Conhecer mais um g?nero textual: a not?cia de jornal.
? Interagir com os colegas na produ??o de trabalhos coparticipativos.
. Conscientizar-se da realidade, atrav?s das informa??es contidas num jornal.
Ler e escrever outros g?neros textuais: narrativas liter?rias, narrativas em quadrinhos, bilhetes.
O ensino de L?ngua Portuguesa deve se pautar em uma pr?tica constante de leitura e escrita, o que pressup?e um trabalho com a diversidade de objetivos, modalidades e textos que caracterizem as pr?ticas lingu?sticas reais. Por isso, a escola deve reproduzir as formas sociais de leitura e escrita da maneira mais veross?mil poss?vel.
Somando-se a isso, se objetivos diferentes exigem diferentes textos que, por sua vez, exigem tipos espec?ficos de leitura e de escrita, caber? ? escola prover seus alunos com a diversidade de ?textos do mundo?. S?o diferentes leituras e escritas para diferentes textos.
? nesse momento que o jornal na sala de aula configura-se como um forte aliado da escola na execu??o dessa tarefa, mobilizando os alunos internamente, incentivando a leitura como pr?tica interessante e desafiadora.
ATIVIDADES E RECURSOS
1? etapa
a) Distribuir diferentes jornais aos alunos que trabalhar?o em duplas. (Esses jornais poder?o ter sido solicitados aos pr?prios alunos antecipadamente).
b) Discuss?o oral: fun??o social do jornal enq uanto meio de comuni ca??o e sua import?nci a na forma??o de opi ni?es.
FUN??O SOCIAL: informar e formar opini?es.
IMPORT?NCIA: divis?o democr?tica de informa??es.
c) Orienta??o da observa??o dos alunos para a 1? p?gina do jornal: t?tulo, data, local de produ??o e circula??o, pre?o...
d) Observa??o atenta da manchete do jornal que aparece em destaque na 1? p?gina: tipo de letra, ilustra??o, motivo da escolha daquela not?cia como destaque dentre tantas outras not?cias.
e) Observa??o dos resumos das not??cias que compor?o o jornal e discuss?o oral das mesmas.
O QUE SE DEVE OBSERVAR: o que aconteceu, como, quando, onde, ilustra??o, import?ncia da not?cia para a popula??o em geral.
Todas essas atividades dever?o oportunizar a livre express?o dos alunos, permitindo-lhes expor seus conhecimentos e opini?es e esclarecendo suas d?vidas.
2? etapa
a) Os alunos ler?o not?cias de diversos jornais e escolher?o as que mais lhes interessarem.
b) Apresenta??o oral da not?cia escolhida, para todos os colegas.
c) Em um grup?o, os alunos discutir?o as not?cias apresentadas. O n?vel das discuss?es dever? ser coerente com a realidade da turma e ser?o sempre intermediadas pela professora.
3? etapa
a) Montagem de um mural: em duplas, os alunos recortar?o not?cias dos jornais que ser?o agrupadas por temas ou outros crit?rios escolhidos democraticamente. Por exemplo: ?Not?cias que agradam o leitor? e ?Not?cias que desagradam o leitor?.
b) Para ilustra??o das not?cias, os alunos poder?o recortar gravuras de jornais ou revistas.
c) A professora selecionar? uma not?cia e a colocar? em destaque em um cartaz, retroprojetor, data show ou outro recurso atraente para analisar, juntamente com os alunos, a formata??o e os recursos pr?prios do g?nero: aus?ncia de travess?es, textos em colunas, t?tulos em negrito, informa??es necess?rias para uma comunica??o eficaz (o assunto, elementos envolvidos, local do acontecimento, causas, consequ?ncias, data, dados complementares) etc.
d) Distribui??o de uma not?cia xerocada para a retirada de informa??es:
e) Atividade escrita sobre a not?cia e jornal:
Responda em seu caderno:
(A professora analisar?, juntamente com seus alunos, se a not?cia cont?m todos os dados necess?rios a uma perfeita compreens?o)
* Qual ? o fato noticiado?
* Onde e quando aconteceu ou acontecer??
* Quais s?o os personagens envolvidos?
* A not?cia esclarece quem s?o os personagens?
* S?o personagens conhecidos no cen?rio nacional?
* ? uma not?cia completa?
* Quais informa??es est?o faltando para que a not?cia seja compreendida por qualquer leitor?
* Qual ? a fonte de onde foi retirada a not?cia?
f) A professora distribuir? diferentes figuras de jornais para os alunos criarem, em duplas, suas pr?prias not?cias.
g) A professora far? a corre??o dos textos, ap?s exp licar aos alunos que toda a mat?ria de jornal passa por um revi sor antes de ser publicada. Depois os alunos passar?o a limpo as suas not?cias que substituir?o aqueles recortes de not?cias que estavam no mural.
Atividades complementares
Bibliografia:
* Aprendendo a Ler com o Jornal e 100 Fichas Pr?ticas para Explorar o Jornal na Sala de Aula, Nicole Herr.
* M?dia, Escola e Leitura Cr?tica do Mundo, Gra?a Caldas.
* Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula, Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.
* Par?metros Curriculares Nacionais.
A professora avaliar? durante todo o processo de realiza??o das atividades se o aluno:
* participou de maneira cooperativa na sua dupla
* Emitiu suas opini?es e respeitou as opini?es dos colegas
* Conseguiu extrair as informa??es dos textos jornal?sticos
* Redigiu a sua not?cia com compet?ncia, demonstrando conhecer as marcas textuais desse g?nero.