Portal do Professor

Início do Conteúdo

Associação de Resistores

Autor e Co-autor(es)

Arnoldo Brasilio Filho imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os tipos de associação de resistores, entender o funcionamento e a aplicação em situações do cotidiano.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Corrente elétrica, resistores.

Estratégias e recursos da aula

Motivação/introdução

 

Como resistor definimos qualquer elemento que forneça dificuldade a passagem de corrente elétrica, e que respeite a lei de ohm. Um resistor pode ser uma lâmpada incandescente, um chuveiro, um ferro de passar, eles dissipam energia na forma de calor quando são atravessados por uma corrente elétrica.

 

Na Sala de aula (20 min)

 

Nesta aula estudaremos as associações de resistores, todo circuito elétrico é formado por associações de componentes, formando uma malha. Os resistores podem ser associados em serie, paralelo ou uma associação mista entre série e paralelo.

Na associação em série, os resistores estão dispostos um seguido do outro, de forma que, a corrente elétrica que os atravessa é a mesma para toda a associação, e a diferença de potencial aplicada é dividia entre os resistores se forem todos iguais. Nesse tipo de associação, a resistência total é a soma das resistências:

R = R1 + R2 + R3 + . . .

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1194/imagens/serie.gif

Na associação em paralelo, os resistores estão ligados por um único terminal. De modo que a diferença de potencial entre eles é a mesma, porem a corrente elétrica é dividida entre os resistores do circuito.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1194/imagens/associacao3.jpg

 

Na associação mista, os resistores estão associados numa malha com as duas ligações, para encontrar o resistor equivalente, temos que encontrar o resistores equivalentes das associações em série e paralelo.

Atividade no laboratório de informática.(30 min)

Para compreensão e visisualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem disponível no portal do professor, chamado “Kit para construção de circuitos: corrente continua e corrente alternada”.



 

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1194/imagens/condutor2.jpg

 

Com esse laboratório virtual, podemos criar associações em série e paralelo de resistores, e realizar medições utilizando voltímetro e amperímetro disponível no simulador. Peça para os alunos montarem associações mistas, e determinar o resistor equivalente da associação no caderno em outras aulas.

Formulário de avaliação

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1194/imagens/tabelaavalia.jpg

 

 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Kit para construção de circuitos: corrente contínua e corrente alternativa Animação/simulação

Recursos Complementares

http://www.ludoteca.if.usp.br/tudo/tex.php?cod=_resistoresassociacao

Avaliação

A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário no final da aula, o critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar as simulações.