Portal do Professor

Início do Conteúdo

Aprendendo as regularidades da língua: o uso do M antes de P e B

Autor e Co-autor(es)

Josina Augusta Tavares Teixeira imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Orientações didáticas para alfabetização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Aprender a usar o M antes do p e do B.

*Construir uma escrita ortográfica.

Duração das atividades

3 aulas de 50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Estar inserido no processo de alfabetização e letramento

Estratégias e recursos da aula

1ª etapa

a)    A professora contará aos alunos a seguinte história :

                                                                O macaco professor

              Há muitos e muitos anos, no tempo em que os bichos ainda falavam, professor Macaco ensinava aos seus alunos:

              __Não se esqueçam, crianças! Nas palavras, antes de P e B, usamos o M!

               Todos aprenderam, menos o Pato. Também pudera! Só pensava em jogar Bola!

               Então o professor Macaco teve uma bela ideia: pulou, pulou, pulou... até  o seu rabo formar um M.

               O Pato morreu de rir. E nunca mais esqueceu que, nas palavras, antes do P do Pato e do B de Bola, usamos o M de Macaco.

b)  A professora estimulará seus alunos a dramatizarem a história do Macaco Professor. Os cartões dos três personagens serão usados para ilustrar a apresentação. Vários grupos poderão se apresentar, considerando que esta atividade é muito agradável para as crianças. Elas terão a oportunidade de praticar a linguagem oral e, certamente, a história e as figuras dos personagens ficarão gravadas em suas memórias.

c)     A professora poderá distribuir para as crianças a história escrita.

d)     Os alunos desenharão em seus cadernos os personagens da história e escreverão a regrinha com lápis colorido:

                             Antes de P e B usamos M.

e)     Os cartões feitos pela professora ficarão expostos no mural da sala .

2ª etapa

a)   Cruzadinha envolvendo palavras que tenham o M antes do P e do B:

       (Caça-palavras)

b)    Vamos ler em voz alta as palavras abaixo:

TAPA

LOBO

SOBRINHA

SOBRA

LEBRE

BOBA

TAPAR

c) Agora,  coloquem M nos espaços para vermos as novas palavras que serão formadas:

ta __ pa

lo __ bo

so __ brinha

so __ bra

le__bre

bo__ba

ta__par

d) As crianças copiarão as palavras formadas no caderno.

tampa - lombo - sombrinha - sombra - lembre - bomba - tampar

3ª etapa

      Formar duplas com os alunos. Distribuir-lhes jornais ou revistas usadas para que recortem palavras que tenham M antes de P ou B.

     As palavras serão coladas em cartazes que serão afixados no mural da sala, ilustrados pelos personagens da história inicial motivadora.

Recursos Complementares

Bibliografia

Parâmetros Curriculares Nacionais

Avaliação

A professora avaliará se os alunos:

* Entenderam a história;

* Dramatizaram a história com desenvoltura;

* Demonstraram compreensão da regra ao produzir as atividades;

* Aprenderam a usar o M antes de P e B nas palavras.