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Racismo e ensino de Ci?ncias no contexto escolar: implica??es nas rela??es sociais

Autor e Co-autor(es)

SANDRO PRADO SANTOS imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cl?udia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino M?dio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Essas aulas possuem um car?ter de a??es educativas de combate ao racismo e a discrimina??o. Dessa forma, o professor enquanto mediador poder? contribuir para que os alunos desconstruam estere?tipos de inferioridade ?tnico-racial, valorizando a diversidade existente em nossa sociedade e principalmente no cotidiano escolar.

Duração das atividades

3 aulas (50 minutos cada)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante que os alunos conhe?am a hist?ria do conceito biol?gico de ra?as humanas.

Estratégias e recursos da aula

Professor essa aula possui um car?ter interdisciplinar devido a abrang?ncia e a complexidade da tem?tica tratada, portanto sugerimos o di?logo com as seguintes ?reas de saber (Biologia, Sociologia, Hist?ria, Artes, dentre outras).

Reflex?es te?ricas

Sabemos que a escola n?o pode ser pensada como um lugar separado da sociedade. Entretanto, ela ? uma institui??o social como outras, e, nesse sentido, ? orientada pelas ideologias e formas de relacionamento entre indiv?duos e grupos que vivem no seu entorno. Partimos do pressuposto que o Brasil ? um pa?s onde existe preconceito ou discrimina??o de ?ra?a? e de cor e no qual as diferen?as n?o absorvidas de forma cordial e harmoniosa.
Nesse contexto, refletimos que seria imposs?vel, que a escola, enquanto institui??o inserida em tal sociedade ficasse marginalizada ou privada de marcas do racismo.

Dicas para o professor:

? fundamental que o professor conhe?a os mecanismos de nega??o da diversidade ?tnico-racial no espa?o escolar e que tenha interesse nos di?logos contra o racismo como uma forma de impulsionar e consolidar a igualdade racial em nossa sociedade e no cotidiano escolar. Dessa forma, recomendamos a visita no site: <www.dialogoscontraoracismo.org.br >,para obten??o de mais informa??es.

Na tentativa de trabalhar as rela??es ?tnicos-raciais em Ci?ncias e comprometidos com uma pr?tica de ensino antirracista, vamos propor algumas atividades que podem ser elencadas pelo professor.

ATIVIDADE 1: Apresenta??o do curta-metragem intitulado Vista minha pele.
O professor ter? acesso ao filme por meio do link: <http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=46707362>.

Para a apresenta??o do filme o professor poder? utilizar a sala de inform?tica, caso a escola n?o disponha de tal espa?o basta grav?-lo em DVD e pass?-lo na sala de v?deo.

Ficha t?cnica do filme:
Car?ter: v?deo ficcional-educativo
V?deo curta-metragem
Dura??o: 15 minutos
Roteiro: Joel Zito Ara?jo & Dandara
Dire??o: Joel Zito Ara?jo
Produ??o Executiva: Lilian Sol? Santiago Dire??o de Produ??o: Daniel Sol? Santiago Produ??o: Casa de Cria??o
Patroc?nio: CEERT Centro de Estudos das Rela??es de Trabalho e Desigualdades,

Sinopse do filme:
VISTA A MINHA PELE ? uma divertida par?dia da realidade brasileira, para servir de material b?sico para discuss?o sobre racismo e preconceito em sala-de-aula. Nesta hist?ria invertida, os negros s?o a classe dominante e os brancos foram escravizados.

Figura 1: Cenas do filme. Dispon?vel em: http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=46707362

Os pa?ses pobres s?o, por exemplo, Alemanha e Inglaterra, e os pa?ses ricos s?o, por exemplo, ?frica do Sul e Mo?ambique. Maria ? uma menina branca pobre, que estuda num col?gio particular gra?as ? bolsa-de-estudos que tem pelo fato de sua m?e ser faxineira nesta escola. A maioria de seus colegas a hostilizam, por sua cor e por sua condi??o social, com exce??o de sua amiga Luana, filha de um diplomata que, por ter morado em pa?ses pobres, possui uma vis?o mais abrangente da realidade. Maria quer ser Miss Festa Junina da escola, mas isso requer um esfor?o enorme, que vai desde a predomin?ncia da supremacia racial negra (a m?dia s? apresenta modelos negros como sin?nimos de beleza), a resist?ncia de seus pais, a avers?o dos colegas e a dificuldade em vender os bilhetes para seus conhecidos, em sua maioria muito pobre. Maria tem em Luana uma forte aliada e as duas v?o se envolver numa s?rie de aventuras para alcan?ar se us objetivos. Vencer o u n?o o Concurso n?o ? o princ ipal foco do v?deo, mas sim a disposi??o de Maria em enfrentar essa situa??o. Ao final ela descobre que, quanto mais confia em si mesma, mais possibilidades ela tinha de convencer outros de sua chance de vencer.

Figura 2: Cenas do filme. Dispon?vel em: http://vids.myspace.com/index.cfm?fuseaction=vids.individual&VideoID=46707362

ATIVIDADE 2: Problematiza??o: o que n?o pode faltar...

Ap?s assistirem ao filme o professor dever? solicitar que os alunos fa?am grupos de at? 5 componentes para a discuss?o dos seguintes pontos:
? Refletir sobre o que significa ser branco/a no Brasil?
? Qual a concep??o que possuem do conceito de ra?a?
? Quais as cenas que mais sentiram incomodados? E por qu??
? Quais as evid?ncias de desigualdades relativas ?s diferen?as ?tnico-raciais que j? presenciaram no cotidiano escolar?
? Apontem algumas estrat?gias de combate a atitudes preconceituosas e discriminat?rias no espa?o escolar.

Posteriormente o professor dever? eleger um membro de cada grupo para fazer a socializa??o dos aspectos consensuais e/ou n?o consensuais das discuss?es.

ATIVIDADE 3: Fechamento

A partir da exposi??o dos grupos o professor de Ci?ncias destacar? alguns apontamentos:
? O uso do conceito de ra?as, cunhado no contexto das ci?ncias naturais como base biol?gica para fins de domina??o e aliena??o. Para tanto, ? importante que os alunos conhe?am a hist?ria do conceito biol?gico de ra?as humanas.
? Enfatizar que o conceito de ra?a trata-se de uma constru??o social.
? Destacar a necessidade de supera??o da neutralidade pol?tica das ci?ncias naturais.
? Fazer an?lises cr?ticas sobre a import?ncia hist?rica das teorias cient?ficas tais como: evolu??o darwinista e da hereditariedade mendelina, na forma??o de concep??es sobre normalidade e anormalidade, aptid?o ou inaptid?o social etc.
? An?lise cr?tica em conhecimentos de gen?tica, evolu??o, sociologia e antropologia.

Sites de consulta para ajudar o professor na fomenta??o das discuss?es:

Para finaliza??o......

? interessante que o professor traga, para as discuss?es, as grandes conquistas do Movimento Social Negro frutos de in?meras reivindica??es sociais. Como por exemplo:
? A Hist?ria e cultura negra e ind?gena tornaram-se conte?do obrigat?rio nas escolas, por meio da Lei 10.639/2003, que sofreu uma altera??o com a promulga??o da Lei 11.645/2008, que inclui a hist?ria e a cultura ind?genas.
? A declara??o da III Conf er?ncia Mundial contra o Racismo, a Xenofobia e formas correlatas de discrimina??o em: <http://www.comitepaz.org.br/durban_1.htm>.

? Dicas para o professor:
Como mencionado anterioremnte, as sugest?es aqui apresentadas abrem a possibilidade de trabalhos coletivos e interdisciplinares, envolvendo os campos de saberes como a Hist?ria, Arte, L iteratura, Geografia, Educa??o F?sica.
Ressaltamos que ? necess?rio a educa??o escolar considerar a diversidade, tendo como valor m?ximo o respeito ?s diferen?as, n?o o elogio ? desigualdade. As diferen?as n?o s?o obst?culos para o cumprimento da a??o educativa, podem e devem, portanto, ser fator de forma??o da cidadania.

SITES PARA SEREM VISITADOS PELO PROFESSOR E PELO ALUNO:

Di?logos contra o racismo ? www.dialogoscontraoracismo.org.br

http://www.comitepaz.org.br/durban_1.htm

Secretaria Especial de Pol?ticas para Promo??o da Igualdade Racial ? SEPPIR http://www.presidencia.gov.br/estrutura_presidencia/seppir/

A Cor da cultura - www.acordacultura.org.br

Recursos Complementares

Dica de Leitura.

Avaliação

A avalia??o dos alunos pode ser feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerada a contribui??o individual nas discuss?es e demais atividades em grupo, assim como, o envolvimento dos alunos nas atividades solicitadas. O professor observar? a aprendizagem dos estudantes, analisando seus questionamentos e interven??es, procurando, atrav?s do di?logo, perceber se houve apropria??o dos conte?dos propostos e uma mudan?a de postura frente aos problemas levantados, no que se refere ao racismo e a discrimina??o.