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Magnetismo e Imãs

Autor e Co-autor(es)

Arnoldo Brasilio Filho imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Equipamentos elétricos e telecomunicações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o funcionamento de imas e as relações como o magnetismo. Reconhecer fenômenos associados a imas no cotidiano.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Lei de lenz.

Estratégias e recursos da aula

Motivação/introdução

 

No cotidiano encontramos muitos equipamentos eletrônicos que fazem uso de imas e das propriedades do magnetismo para o seu funcionamento. Os auto-falantes dos aparelhos de som, são compostos por um conjunto formado por um ima e uma bobina, que ao ser atravessada por uma corrente elétrica, movimenta-se sob a ação do campo magnético do imã.

 

 

Na Sala de aula (20 min)

Nesta aula estudaremos os imãs e sua propriedades, um imã é um material ferromagnético, que cria um campo magnético a sua volta. Os imas podem ser naturais ou permanentes, como a magnetita, um minério de ferro que conserva suas propriedades magnéticas, ou pode ser artificial, formado por um material ferromagnético, como ferro, níquel ou cobalto, que depois de imantado, ou exposto a um campo magnético, conserva propriedades magnéticas por longos períodos.

Num ima sempre encontramos um dipolo magnético, norte e sul, esse dipolo caracteriza o ima e é uma das sua propriedades fundamentais, não existe monopolo magnético, ou seja, um pólo sul separado de um pólo norte.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1196/imagens/ima.png

Espalhando limalha de ferro em uma superfície, e expondo ao campo magnético de um ima próximo, podemos visualizar as linha do campo magnético do ima.

Um outro tipo de ima fabricado artificialmente é o eletroímã, que é formado por uma bobina em volta de um material ferromagnético, ao passar corrente elétrica pela bobina, o campo magnético em volta do fio faz com que o material ferromagnético permaneça com propriedades magnéticas, ao se desligar a corrente elétrica, o eletroímã deixa de atrair metais. Este tipo de eletroímã é utilizado como guindaste para materiais metálicos, como carros e contêineres.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1196/imagens/eletroima.png

Atividade no laboratório de informática.(30 min)

Para compreensão e visualização desse fenômeno, vamos utilizar um objeto de aprendizagem disponível no portal do professor, chamado “imas e eletroímãs”.

 




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Com esse recurso podemos interagir com um imã e aproximá-lo de uma bússola, verificando o comportamento do campo magnético ao redor, escolhendo a aba ima de barra.

Na aba eletroímã, podemos entender o funcionamento de um eletroímã, movimentando uma bobina ligada a uma fonte de tensão.

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Formulário de Avaliação

 

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Recursos Educacionais

Nome Tipo

Recursos Complementares

http://www.feiradeciencias.com.br/sala13/13_magn_10.asp http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/imas/naturais_artificiais/

Avaliação

A avaliação será realizada pele processo de Rubrica, e será auto avaliativa para o aluno, preenchendo o formulário no final da aula, o critério utilizado é o conhecimento adquirido após explorar as simulações: