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Uma incursão na Pop Art

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas morfológicas
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Ensino Médio Artes Arte Visual: Canal
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender melhor a tendência POP ART: contexto
  • Conhecer algumas obras e artistas na linha POP
  • Relacionar arte e sociedade, arte e vida.
  • Produzir fotomontagens em torno da pop arte, realizando uma crítica ao consumismo exacerbado da atualidade.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Saber que nos anos 50/60 iniciou-se uma mudança substancial no conceito de arte, rediscutindo o papel e a função do/a artista. A passagem da arte moderna para a arte contemporânea trouxe novas pautas que alargaram o conceito de arte. Nesse mesmo período, há uma indiscutível aproximação da arte com as problemáticas sociais. A Pop Arte traz um diálogo e uma crítica sobre o consumismo, a moda e a industrialização acelerada da sociedade norte-americana, o que viria afetar as sociedades capitalistas pelo mundo, inclusive a nossa.

Estratégias e recursos da aula

  • Inicie a aula apresentando algumas imagens de obras de arte. Artistas como Andy Warhol (1928-1987), Roy Lichtenstein(1913- ), Jasper Johns (1930- ), David Hockney (1937- ), Robert Rauschenberg (1925- ), Richard Hamilton (1922-), entre outros.

undefined"O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?" Richard Hamilton, Colagem, 1956.

http://mm01.2it.com.br/welcome.phtml?sec_cod=375

Indague o alunado sobre o que estão vendo. Se eles reconhecem as imagens utilizadas pelo artista. Qual a relação da obra com cenas do cotidiano?

  • Peça ao grupo que descreva oralmente os elementos encontrados na construção da obra, aquilo que chama atenção deles/as. Chame atenção sobre o título da obra: o que será que o artista estava querendo dizer com o título-pergunta que lança?
  • A partir da obra de Hamilton é possível apresentar as pautas da arte pop com clareza, quer dizer, quando o artista nos provoca a revisar se são as "coisas" que consumimos, que ambicionamos ter, é que são capazes de tornar-nos diferentes. Na obra do artista, as relações entre cotidiano e arte ficam claras, afinal o artista se apropria de imagens de eletrodomésticos, alimentos, estereótipos do feminino e do masculino e compõe uma fotomontagem irônica e crítica.
  • Arremate a discussão lançada com o texto: "Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana. A defesa do popular traduz uma atitude artística contrária ao hermetismo da arte moderna. Nesse sentido, a arte pop se coloca na cena artística que tem lugar em fins da década de 1950 como um dos movimentos que recusam a separação arte/vida. E o faz - eis um de seus traços característicos - pela incorporação das histórias em quadrinhos, da publicidade, das imagens televisivas e do cinema."
  • Em seguida à discussão, peça ao grupo que faça duas fotomontagens inspiradas em Hamilton, porém utilizando elementos que cada um julgue indispensáveis à vida humana, em uma e com elementos que considerem supérfluos, puro consumismo, na outra. Atrás do trabalho ou no caderno, fazer uma produção textual levando em consideração todos os conteúdos trabalhados durante as aulas e argumentando sobre sua própria produção visual.

Recursos Complementares

Avaliação

  • Critérios para avaliação: participação nas discussões (oralidade, argumentação e pertinência com o tema), participação e empenho na realização das fotomontagens (avaliação técnica), pertinência e coerência na produção textual.