- Inicie a aula apresentando algumas imagens de obras de arte. Artistas como Andy Warhol (1928-1987), Roy Lichtenstein(1913- ), Jasper Johns (1930- ), David Hockney (1937- ), Robert Rauschenberg (1925- ), Richard Hamilton (1922-), entre outros.
"O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes?" Richard Hamilton, Colagem, 1956.
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Indague o alunado sobre o que estão vendo. Se eles reconhecem as imagens utilizadas pelo artista. Qual a relação da obra com cenas do cotidiano?
- Peça ao grupo que descreva oralmente os elementos encontrados na construção da obra, aquilo que chama atenção deles/as. Chame atenção sobre o título da obra: o que será que o artista estava querendo dizer com o título-pergunta que lança?
- A partir da obra de Hamilton é possível apresentar as pautas da arte pop com clareza, quer dizer, quando o artista nos provoca a revisar se são as "coisas" que consumimos, que ambicionamos ter, é que são capazes de tornar-nos diferentes. Na obra do artista, as relações entre cotidiano e arte ficam claras, afinal o artista se apropria de imagens de eletrodomésticos, alimentos, estereótipos do feminino e do masculino e compõe uma fotomontagem irônica e crítica.
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Arremate a discussão lançada com o texto: "Na década de 1960, os artistas defendem uma arte popular (pop) que se comunique diretamente com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana. A defesa do popular traduz uma atitude artística contrária ao hermetismo da arte moderna. Nesse sentido, a arte pop se coloca na cena artística que tem lugar em fins da década de 1950 como um dos movimentos que recusam a separação arte/vida. E o faz - eis um de seus traços característicos - pela incorporação das histórias em quadrinhos, da publicidade, das imagens televisivas e do cinema."
- Em seguida à discussão, peça ao grupo que faça duas fotomontagens inspiradas em Hamilton, porém utilizando elementos que cada um julgue indispensáveis à vida humana, em uma e com elementos que considerem supérfluos, puro consumismo, na outra. Atrás do trabalho ou no caderno, fazer uma produção textual levando em consideração todos os conteúdos trabalhados durante as aulas e argumentando sobre sua própria produção visual.