Portal do Professor

Início do Conteúdo

Bate Papo sobre o Lixo da cidade

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Selecionar e sintetizar idéias na produção escrita destinada a comunicação; conhecer as ações já realizadas e outras ações possíveis para controle do lixo na cidade onde vive.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber se os alunos já utilizaram ferramentas de Bate Papo na Internet é uma informação que pode contribuir para a organização da atividade.

Estratégias e recursos da aula


Utilize o recurso interativo Lixo? Nem pensar! disponível no Portal do Professor para introduzir a discussão da problemática do lixo com os alunos.

Estimule que experimentem os dois finais disponíveis para a história.

Provoque que os alunos discutam qual final seria escolhido pela maioria dos moradores da cidade onde vivem.  Investigue o que sabem sobre os cuidados com o lixo na cidade e liste com o grupo o que desejam saber sobre o assunto. 
 

Pesquisem quem são as pessoas responsáveis pela limpeza pública no município e por Programas de Conscientização, se houver, para convidarem para um Bate Papo virtual e cuide do agendamento da conversa. O Bate-Papo é uma ferramenta de comunicação síncrona usando a Internet, ou seja, é uma comunicação em tempo real : os participantes escrevem as mensagens que são recebidas instantaneamente por todos os presentes na sala virtual.


Nesse processo, os alunos desenvolverão habilidades de síntese, já que nesse espaço deverão comunicar-se elaborando frases curtas e objetivas. Também desenvolverão habilidades de leitura , selecionado e classificando os tópicos sobre os quais irá manifestar-se. É preciso orientá-los para que não repitam algo que foi perguntado ou comentado.


No Portal EDUCAREDE é possível agendar o uso de uma Sala de Bate-Papo com fins educacionais. Para agendar um bate-papo, cadastre-se no site e clicando na ferramenta Bate Papo, determine o horário, assunto e tipo de acesso – aberto ou restrito.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1200/imagens/batepapoeducarede.jpg

 http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=batepapo.ds_home&id_comunidade=0

Antes do Bate Papo, proponha aos aluno a formação de grupos. Cada grupo deverá pesquisar uma das questões levantadas inicialmente, usando a Internet na sala de informática.  É importante orientar os alunos sobre as ferramentas de busca e como avaliar a confiabilidade das páginas encontradas.


Promova a socialização das pesquisas realizadas pelos alunos. Conduza a discussão de forma que os alunos tenham novas questões a pesquisar. Organize as questões que surgirem durante a discussão para que as utilizem no Bate Papo.

Na sala de informática, oriente o cadastro dos alunos em www.educarede.org.br

Antes do Bate papo é necessário combinar as regras de comportamento na sala virtual onde ocorrerá a conversa. No caso dessa atividade é interessante que os alunos identifiquem- se pelo nome e não por apelidos para que o acompanhamento seja mais fácil.

Para organizar a atividade, proponha a divisão de responsabilidades durante o bate-papo:

- Um grupo é o especialista no assunto e portanto será o "entrevistado". Deverá iniciar expondo sobre o tema pesquisado e aguardar questões dos outros participantes

- Outro grupo é encarregado de fazer perguntas a respeito do tema. As perguntas iniciais devem ser com o objetivo de extrair mais informações e com o passar do tempo podem ser mais reflexivas o que exigirá maior capacidade de análise e reflexão do grupo que responderá

- Um parte do grupo é encarregada de registrar em um bloco de notas as principais idéias, organizando uma síntese da discussão.

Em outros momentos, outros grupos deverão assumir o papel de especialistas. O bate-papo pode ser ainda mais interessante se for possível envolver outras turmas ou escolas de outras localidades, pois os alunos costumam ficar motivados quando percebem o potencial de uso da Internet para interagir com pessoas de fora da escola.

Depois do bate-papo, promova uma discussão para sintetizarem as dúvidas respondidas.


 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Lixo? Nem pensar! Animação/simulação

Avaliação

Promova a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a pesquisa na Internet. Observe como os alunos se comunicam na sala virtual, perguntando, argumentando, apresentando seus pontos de vista.