Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
1ª aula:
Levar para exibição em sala de aula o filme "O Casamento de Romeu e Julieta"
Dados sobre o filme:
País/Ano de produção: Brasil, 2005
Duração/Gênero: 93 min., Comédia
Direção de Bruno Barreto
Roteiro de Jandira Martini, Marcos Caruso e Bruno Barreto
Elenco: Marco Ricca, Luana Piovani, Luís Gustavo, Martha Mellinger, Mel Lisboa, Leonardo Miggiorin, Cybele Jácome, Rafael Golombek, Marina Person.
Antes de exibir o filme, provocar os alunos a observarem a linguagem audiovisual por meio do seguinte roteiro:
Quem é o autor, o diretor e produtor ?
Quem fez o roteiro ?
Qual o tema do vídeo?
Como as personagens demonstraram o tema?
Quais recursos foram utilizados (luz, som , cenário, etc.)?
Você acha que o vídeo é uma ficção ou um documentário?
Assistir filme e discutir as informações solicitadas pelo roteiro.
2ª aula:
Exibir
Romeu e Julieta, disponível no Portal do Professor.
Estimular que os alunos infiram pontos em comum entre a obra de William Shakespeare e o filme assistido. Pedir que leiam "Romeu e Julieta" , disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000087.pdf para compararem "tramas e dramas".
3ª aula:
Após a leitura, em data previamente combinada, discutir com os alunos as impressões sobre o texto, contextos típicos da sociedade da época, semelhanças e diferenças com a temática abordada no filme.
Durante as discussões, estimular que todos os comentários sejam exemplificados com o trecho do texto a que se referem, perguntando-lhes: “qual trecho causou-lhe essa impressão?” É importante que entendam que não existem respostas certas. Para promover e ampliar o debate, estimular comentários sobre personagens, descrições, pensamentos e sentimentos.
Discutir a estrutura do texto teatral: atos, cenas, personagens, texto principal e texto secundário, diálogos. Provocar reflexões sobre as características da produção em linguagem audiovisual e da produção literária : quais as diferença entre os recursos disponíveis nas diferentes linguagens - texto teatral e o cinema?
Propor que os alunos escrevam, em grupos, um texto teatral envolvendo a temática da obra de Shakespeare, realizando-se, posteriormente, a apresentação para os demais. É importante acompanhar a escrita do texto, discutindo-se as características do gênero. Promover a revisão textual com leitura compartilhada entre os membros do grupo, fazendo-se ajustes necessários.
4ª aula:
Discutir que para montagem de uma peça é preciso definir papéis: diretor, atores, responsáveis pela sonoplastia, figurino e cenário .
Lembrar que é preciso que o texto teatral seja lido dramatizando-o.
Observar e orientar a distribuição de papéis, garantindo-se a sinergia do trabalho em grupo.
Organizar os ensaios.
5ª aula:
Promover as apresentações dos grupos.
Filmar as apresentações para auto-avaliação dos grupos posteriormente. Discutir as diferenças entre os textos escritos e as encenações.
Nome | Tipo |
---|---|
Romeu e Julieta | Vídeo |