Portal do Professor

Início do Conteúdo

Veja o filme e leia o clássico

Autor e Co-autor(es)

Eliane Candida Pereira imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Mary Grace Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer um clássico da literatura; conhecer uma produção em linguagem audiovisual com temática baseada em um clássico da literatura, estabelecendo comparações entre a linguagem de um texto teatral e uma produção cinematográfica; produzir um texto teatral.

Duração das atividades

5 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Levantar quais os conhecimentos dos alunos sobre o clássico Romeu e Julieta.

Estratégias e recursos da aula

1ª aula:

Levar para exibição em sala de aula o filme "O Casamento de Romeu e Julieta"

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1202/imagens/casamento-de-romeu-e-julieta-poster01.jpg

Dados sobre o filme:
País/Ano de produção: Brasil, 2005
Duração/Gênero: 93 min., Comédia
Direção de Bruno Barreto
Roteiro de Jandira Martini, Marcos Caruso e Bruno Barreto
Elenco: Marco Ricca, Luana Piovani, Luís Gustavo, Martha Mellinger, Mel Lisboa, Leonardo Miggiorin, Cybele Jácome, Rafael Golombek, Marina Person
.


Antes de exibir o filme, provocar os alunos a observarem a linguagem audiovisual por meio do seguinte roteiro:

Quem é o autor, o diretor e produtor ?
Quem fez o roteiro ?
Qual o tema do vídeo?
Como as personagens demonstraram o tema?
Quais recursos foram utilizados (luz, som , cenário, etc.)?
Você acha que o vídeo é uma ficção ou um documentário?


Assistir filme e discutir as informações solicitadas pelo roteiro.

2ª aula:

Exibir  Romeu e Julieta, disponível no Portal do Professor.

Estimular que os alunos infiram  pontos em comum entre a obra de William Shakespeare e o filme assistido. Pedir que leiam "Romeu e Julieta" , disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000087.pdf para compararem "tramas e dramas".

3ª aula:


Após a leitura, em data previamente combinada, discutir com os alunos as impressões sobre o texto, contextos típicos da sociedade da época, semelhanças e diferenças com a temática abordada no filme. 

Durante as discussões, estimular que todos os comentários sejam exemplificados com o trecho do texto a que se referem, perguntando-lhes: “qual trecho causou-lhe essa impressão?” É importante que entendam que não existem respostas certas. Para promover e ampliar o debate, estimular comentários sobre personagens, descrições, pensamentos e sentimentos.

Discutir a estrutura do texto teatral: atos, cenas, personagens, texto principal e texto secundário, diálogos. Provocar reflexões sobre as características da produção em linguagem audiovisual e da produção literária : quais as diferença entre os recursos disponíveis nas diferentes linguagens - texto teatral e o cinema?

Propor que os alunos escrevam, em grupos, um texto teatral envolvendo a temática da obra de Shakespeare, realizando-se, posteriormente, a apresentação para os demais. É importante acompanhar a escrita do texto, discutindo-se as características do gênero. Promover a revisão textual com leitura compartilhada entre os membros do grupo, fazendo-se ajustes necessários.


4ª aula:


Discutir que para montagem de uma peça é preciso definir papéis: diretor, atores, responsáveis pela sonoplastia, figurino e cenário .
Lembrar que é preciso que o texto teatral seja lido dramatizando-o.
Observar e orientar a distribuição de papéis, garantindo-se a sinergia do trabalho em grupo.
Organizar os ensaios.


5ª aula:
Promover as apresentações dos grupos.
Filmar as apresentações para auto-avaliação dos grupos posteriormente. Discutir as diferenças entre os textos escritos e as encenações.


 



 

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Romeu e Julieta Vídeo

Recursos Complementares

"A Biblioteca Digital de Peças Teatrais - BDTeatro - proporciona acesso à coleção de peças teatrais através de pesquisa nas informações de catalogação (Autor/Tradutor, Título, Assunto, Gênero, Resumo, Número de personagens, Atos ou Cenas) ou através de pesquisa no texto completo das peças. A interface também proporciona acesso aos textos completos das peças teatrais de domínio público ou devidamente autorizados pelos autores. " Disponível em http://www.bdteatro.ufu.br/

Avaliação

Observar como os alunos estabelecem relações entre a trama do texto e a trama da produção cinematográfica, bem como as características específicas de cada linguagem. Promover a auto-avaliação dos grupos revendo suas apresentações, bem como discutindo como ocorreu a divisão de papéis e o trabalho em equipe.