Portal do Professor

Início do Conteúdo

Propagandas: quanto vale uma mulher na mídia?

Autor e Co-autor(es)

PAULO RENNES MARÇAL RIBEIRO imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andreza Marques de Castro Leão; Andréa Marques Leão Doescher, Erwin Doescher.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta aula visa estimular a visão crítica das propagandas, contribuindo para que os alunos reconheçam as mensagens transmitidas sobre os papéis sexuais e as relações pessoais.

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;
- Uso jornais e revista;
- Uso do Laboratório de Informática.

Sugestão:

O professor poderá trazer jornais e revistas para a implementação destas aulas, usar o que está disponível na escola ou ainda poderá entrar em contato com algum jornal da sua região solicitando uma doação para a escola. No site da Associação Nacional dos Jornais: www.anj.org.br é possível identificar quais são os jornais que possuem programas de Leitura de Jornal na Escola e, portanto, possuem uma política de distribuição de jornais para a escola.

Motivação
Sugerimos que o professor inicie a aula perguntando aos alunos se eles assistem televisão. Dentro desta investigação, poderá perguntar também se eles assistem as propagandas, e se recordam de algumas delas.
Após ouvir as opiniões dos alunos, cada aluno receberá uma frase para ser preenchida, sem precisar se identificar. A frase é: “As propagandas são....”. Concluída este preenchimento eles deverão entregá-las ao professor, que deverá guardá-las numa caixinha, para no final da aula retomar estas frases.

Em seguida, sugerimos que o professor apresente o recurso, o qual consiste de um vídeo, bem curto, de 30 segundos, intitulado “Comercial Skol- Casamento”(Fig. 1), disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=n3M4SUCNdWY&feature=related. Acesso em 28 Out. 2009.

Figura 1- Imagem do vídeo “Comercial Skol-Casamento”

Após a apresentação do vídeo, sugerimos que o professor faça algumas perguntas acerca deste, introduzindo o tema da aula “Propagandas: quanto vale uma mulher na mídia?” Estas perguntas podem ser:

· O que o noivo diz no vídeo?
· Vocês concordam com a conduta dele? Por quê?
· Ele representa o que a sociedade cobra a todo tempo das pessoas, sobretudo as mulheres, e o que é?
· O que leva as pessoas a quererem se enquadrar no estereótipo padrão de beleza?
· Há a presença do machismo nesta propaganda?
· Porque a noiva também não questionou se o noivo ia permanecer como ele é hoje?

O objetivo destas indagações é instigar o debate, a participação dos alunos, sobretudo, a tomada da consciência da força destas propagandas.

ATIVIDADE 1
O professor solicitará que os alunos se dividam em grupos de cinco pessoas. Cada grupo representará uma agência de publicidade e terá como atividade preparar um comercial para divulgar um novo produto no mercado. Haverá disputa entre os grupos, sendo que o fabricante (professor) que elegerá o melhor comercial. O professor deverá avisar que o produto é uma camisinha, e que eles terão 20 minutos para prepararem os cartazes e a apresentação da propaganda.

Para a realização desta atividade os grupos receberão cartolinas, canetas esferográficas, colas, jornais, revistas e tesouras.
Finalizada esta confecção, o representante de cada grupo (“dono da agência”), deverá mostrar sua propaganda ao fabricante, buscando convencê-lo a comprar o produto. Assim que todos os grupos apresentarem, o fabricante (o professor) falará que mudou de idéia e que agora quer lançar um novo produto, um anticoncepcional.
Assim, os grupos terão 15 minutos para preparar um novo comercial, contudo, o cartaz não pode ser mudado. Por isso, os grupos podem apenas acrescentar novas figuras.
Feito isso, os grupos farão a apresentação do novo comercial, e o fabricante deverá ver as lacunas de cada um, contudo, deverá elogiar o esforço, o empenho e a participação dos grupos.

Ao final, o professor deverá discutir com os grupos: 
* Qual o objetivo das propagandas?

* Como elas tentam ve nder o seu produto?

* Elas apresentaram todas as características dos produtos?

* Quais características são apresentadas e quais são excluídas?

* Como elas influenciam os comportamentos dos consumidores.

ATIVIDADE 2
Como continuidade, e dentro do intuito de problematização das propagandas, o professor deverá passar outro vídeo denominado “Mídia e valores” (Fig. 2)”, com duração de 3 minutos e 56 segundos, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MVGtNV-IPBk. Acesso em 28 Out. 2009.

Figura 2- Imagem do Vídeo “Mídia e valores”

Estando os alunos ainda divididos em grupos, o professor perguntará o que acharam do vídeo. Após os alunos manifestarem suas opiniões, terão como atividade para ser feita em grupo a discussão dos aspectos tratados neste. Contudo, para auxiliá-los terão algumas questões norteadoras, as quais seguem abaixo:

· Para vocês mulher e mídia é uma relação desigual? Por quê?
· Quais os valores que a mídia tem transmitido?
· Há a uma imposição da mídia à mulher? Se sim, qual é esta imposição?
· As mulheres que estão sempre na mídia correspondem a mulher brasileira?
· O que podemos fazer para mudar as imagens estereotipadas ou irreais que as propagandas e a mídia em geral apresentam?

Os alunos deverão anotar suas considerações numa folha, porquanto quando todos os grupos finalizarem esta atividade eles serão convidados a formarem um círculo, a fim de que possam partilhar com os outros grupos seus achados e opiniões.
Cabe ao professor durante e ao término da atividade ressaltar a importância da criticidade das propagandas e do que vemos na mídia, a fim de não nos tornamos presas fáceis de imposições de padrões de beleza e de vida.

ATIVIDADE 3
O professor entregará a cada grupo as fichas que foram preenchidas no início da aula acerca das propagandas. Os alunos deverão ler e analisar se concordam ou não com o que foi escrito, podendo acrescentar, bem como adequar esta frase.
Após todos os grupos finalizarem esta análise, deverão ler oralmente suas considerações acerca desta.
Objetiva-se, com esta atividade, averiguar se os alunos conseguiram avançar, no que diz respeito, à criticidade do que vêem na mídia televisa.
O professor deverá concluir a aula dizendo a importância do olhar crítico e apurado para o que vemos.

Avaliação

A avaliação deverá recair sobre a compreensão dos alunos em relação ao tema motriz, o reconhecimento da força e perigo oculto das propagandas. Além disso, o professor pode avaliar se houve evolução dos conhecimentos que eles apresentavam sobre as propagandas, tomando por base suas impressões do início ao término da aula.