Portal do Professor

Início do Conteúdo

Figuração e Abstração: aparências e sentidos

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer os termos: figuração e abstração, arte figurativa e arte abstrata.
  • Compreender o que diferencia os termos.
  • Saber identificar e nomear obras de arte em figuração e abstração

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Não há

Estratégias e recursos da aula

  • Iniciar a aula com uma exposição de reproduções de pinturas figurativas e abstratas. De preferência fixar as imagens misturadas no quadro ou em outro lugar que julgue mais adequado. Não se esqueça de apresentar pelo menos título e o nome da/o artista de cada obra que está referenciando em sua aula. É bom que as imagens estejam ao nível do olhar das crianças e que as mesmas possam se aproximar para ver os detalhes de cada uma.
  • Sem fazer interferências, deixe que alunado comente o que está vendo e o que está entendendo das imagens. Se preferir, organize as falas, assim, vai oportunizar que todos/as dêem a sua opinião. Peça que cada um/a escolha a de sua preferência, mas ainda não revele a escolha.
  • Comece esclarecendo os termos FIGURAÇÃO (ARTE FIGURATIVA)  e ABSTRAÇÃO (ARTE ABSTRATA). Se for possível, escreva as duas palavras para que as crianças as vejam com facilidade. Relacione seus argumentos com as imagens que estão em exposição. Provoque a atenção e a observação das crianças.
  • FIGURAÇÃO: http://itaucultural.org.br/AplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=100
  • ABSTRAÇÃO: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=347
  • Não se esqueça de ter um "coringa" entre as imagens, ou seja, uma obra de arte que seja híbrida, que esteja na transição entre a figuração e a abstração. Veja o quadro de Paul Klee abaixo, pode servir como provocação. O artista simplifica bastante o rosto humano, o transformando em formas geométricas, distorcendo e estilizando, além de utilizar as cores livremente, estando muito perto da abstração.

Paul Klee, "Senecio", 1922

http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/02/129_1247-Senecio.jpg

 

  • Outras obras podem ser utilizadas para esse fim. Explore a apreciação e a crítica das crianças. Se tiver mais imagens, mais rica fica a aula. Atenção apenas para também não ultrapassar o limite e tornar maçante o assunto.

Recursos Complementares

Avaliação

  • Pedir que cada aluna/o escreva numa folha ou caderno o nome da obra e artista que escolheu anteriormente, dizendo se a obra é uma figuração (arte figurativa) ou abstração (arte abstrata), justificando sua análise. Assim, será possível verificar se os termos foram apreendidos e se estão sendo utilizados corretamente.
  • Num segundo momento, pedir que as crianças exponham suas escolhas e digam oralmente qual obra escolheram e o porquê.