- Iniciar a aula com uma exposição de reproduções de pinturas figurativas e abstratas. De preferência fixar as imagens misturadas no quadro ou em outro lugar que julgue mais adequado. Não se esqueça de apresentar pelo menos título e o nome da/o artista de cada obra que está referenciando em sua aula. É bom que as imagens estejam ao nível do olhar das crianças e que as mesmas possam se aproximar para ver os detalhes de cada uma.
- Sem fazer interferências, deixe que alunado comente o que está vendo e o que está entendendo das imagens. Se preferir, organize as falas, assim, vai oportunizar que todos/as dêem a sua opinião. Peça que cada um/a escolha a de sua preferência, mas ainda não revele a escolha.
- Comece esclarecendo os termos FIGURAÇÃO (ARTE FIGURATIVA) e ABSTRAÇÃO (ARTE ABSTRATA). Se for possível, escreva as duas palavras para que as crianças as vejam com facilidade. Relacione seus argumentos com as imagens que estão em exposição. Provoque a atenção e a observação das crianças.
- FIGURAÇÃO: http://itaucultural.org.br/AplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=100
- ABSTRAÇÃO: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=347
- Não se esqueça de ter um "coringa" entre as imagens, ou seja, uma obra de arte que seja híbrida, que esteja na transição entre a figuração e a abstração. Veja o quadro de Paul Klee abaixo, pode servir como provocação. O artista simplifica bastante o rosto humano, o transformando em formas geométricas, distorcendo e estilizando, além de utilizar as cores livremente, estando muito perto da abstração.
Paul Klee, "Senecio", 1922
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/02/129_1247-Senecio.jpg
- Outras obras podem ser utilizadas para esse fim. Explore a apreciação e a crítica das crianças. Se tiver mais imagens, mais rica fica a aula. Atenção apenas para também não ultrapassar o limite e tornar maçante o assunto.