Portal do Professor

Início do Conteúdo

Figuração: representação do mundo

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Relacionar temas e formas que podem representar o mundo.
  • Produzir um desenho, colagem, pintura, ou ainda técnica mista, que represente formas reconhecíveis do mundo.
  • Criar uma composição em que os elementos escolhidos permitam uma leitura poética do trabalho produzido.
  • Dar conta de articular idéias e argumentos sobre o próprio trabalho.

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Ver a aula do Portal do Professor: "Figuração e Abstração: aparências e sentidos"
  • Saber sobre: arte figurativa

Estratégias e recursos da aula

  • Relembrar com o grupo o conceito de figuração e de arte figurativa. Peça que o grupo fale exemplos de elementos, formas reconhecíveis que poderiam representar a idéia que hoje temos de mundo. Ir escrevendo no quadro as sugestões que forem surgindo (ex: frutas, animais, meios de transporte, construções, etc.)
  • Pedir ao grupo que crie um trabalho artístico (pode haver uma escolha prévia da técnica ou deixar que cada aluna/o decida qual meio de expressão quer utilizar) com alguns dos elementos citados, mas é importante que haja na composição uma linha poética. Ou seja, que o trabalho não se transforme simplesmente numa prateleira de itens, mas que contenha um sentido que relacione os elementos escolhidos.
  • Apresentar a obra de Frida Kahlo como referencial é uma alternativa interessante, pois a artista mexicana incansavelmente representou sua biografia, sua história de vida, bem como a flora, a fauna e iconografias da cultura mexicana em suas pinturas. Discuta a obra abaixo com o grupo pontuando os inúmeros elementos que fazem parte da cena criada pela artista (a própria artista no centro vestida de vermelho, Diego Rivera em seu colo como um bebê, o dia, a noite, sol e lua, uma deusa mexicana que os ampara, o cão - animal de estimação da artista, cactos, raízes, e outros elementos):

undefined"O abraço amoroso entre o universo, a terra (México), eu, Diego e o senhor Xólotl", Frida Kalho, 1949.

http://sonheicontigo.no.sapo.pt/Pensamentos/Frida_Kahlo/frida_kahlo_02.jpg

  • Outros/as artistas podem servir para essa parte da discussão como António López, artista contemporâneo.
  • Durante a produção das crianças, troque idéias, levante questões sobre a composição, provoque a capacidade de argumentação das mesmas.

Recursos Complementares

Avaliação

  • Para além da avaliação do resultado visual e técnico do trabalho proposto, verifique junto de seus alunos e alunas a questão poética, ou seja, se o trabalho produzido permite/ou provoca uma leitura das imagens, cores, formas escolhidas para a sua composição. O que se quer evitar é um desfile de imagens sem intertextualidade.