- Relembrar com o grupo o conceito de figuração e de arte figurativa. Peça que o grupo fale exemplos de elementos, formas reconhecíveis que poderiam representar a idéia que hoje temos de mundo. Ir escrevendo no quadro as sugestões que forem surgindo (ex: frutas, animais, meios de transporte, construções, etc.)
- Pedir ao grupo que crie um trabalho artístico (pode haver uma escolha prévia da técnica ou deixar que cada aluna/o decida qual meio de expressão quer utilizar) com alguns dos elementos citados, mas é importante que haja na composição uma linha poética. Ou seja, que o trabalho não se transforme simplesmente numa prateleira de itens, mas que contenha um sentido que relacione os elementos escolhidos.
- Apresentar a obra de Frida Kahlo como referencial é uma alternativa interessante, pois a artista mexicana incansavelmente representou sua biografia, sua história de vida, bem como a flora, a fauna e iconografias da cultura mexicana em suas pinturas. Discuta a obra abaixo com o grupo pontuando os inúmeros elementos que fazem parte da cena criada pela artista (a própria artista no centro vestida de vermelho, Diego Rivera em seu colo como um bebê, o dia, a noite, sol e lua, uma deusa mexicana que os ampara, o cão - animal de estimação da artista, cactos, raízes, e outros elementos):
"O abraço amoroso entre o universo, a terra (México), eu, Diego e o senhor Xólotl", Frida Kalho, 1949.
http://sonheicontigo.no.sapo.pt/Pensamentos/Frida_Kahlo/frida_kahlo_02.jpg
- Outros/as artistas podem servir para essa parte da discussão como António López, artista contemporâneo.
- Durante a produção das crianças, troque idéias, levante questões sobre a composição, provoque a capacidade de argumentação das mesmas.