Portal do Professor

Início do Conteúdo

FUTEBOL: Que jogo é esse?

Autor e Co-autor(es)

UILIETE MARCIA SILVA DE MENDONÇA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

KEILA BARRETO DE ARAÚJO E NAYDE SOLANGE GARCIA FONSECA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

As crianças na faixa etária de 4 anos de idade poderão aprender com esta aula:

  • Conhecer a origem do futebol, suas regras e a sua dinâmica;
  • Refletir sobre atitudes de cooperação e respeito, a partir das regras do futebol.

Duração das atividades

Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 20 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

                                       

Atividade 1 – Futebol: Que jogo é esse?
1º Momento: Inicialmente o professor deverá fazer um levantamento prévio com as crianças acerca do tema “Futebol”:

  • Como se joga futebol?
  • O que precisa para jogar futebol?
  • Para jogar futebol precisa de quantos jogadores?
  • Precisa de quantos times?


Nesse momento o professor deverá registrar as hipóteses das crianças, e em seguida expor no mural da sala. Também deverão levantar algumas questões sobre o tema que deverão ser respondidas durante o estudo. 
Obs: O professor deverá enviar aos pais um bilhete solicitando que façam uma pesquisa juntamente com as crianças nos livros, revistas, jornais, enciclopédias e internet sobre a origem do futebol, suas regras e dinâmicas. O professor também deverá contribuir com a pesquisa.


2º Momento – O professor deverá fazer a leitura do material trazido pelas crianças, discutir e refletir sobre as informações e elaborem novos conhecimentos. As fotos abaixo ilustram o momento.


Atividade 2 – Conhecendo o jogo de futebol através de vídeos
1º Momento: O professor deverá assistir com as crianças vídeos que mostrem partidas de jogos de futebol, refletindo com elas sobre a regras, os elementos que compõe o jogo e a sua dinâmica.
Ao final da exibição o professor deverá conversar com as crianças sobre o que viram nos vídeos:

  • Como se joga futebol?
  • Quantos times são necessários para jogar uma partida?
  •  Como é composto cada time?


O professor deverá instigar as crianças a falarem a respeito dos vídeos, mediando suas falas, registrando-as e expondo-as no mural da sala.

Sugestão: O professor deverá assistir aos vídeos antes de exibi-los às crianças, assim poderá anotar as questões pertinentes sobre o jogo.

Os filmes podem ser encontrados nos sites abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=TJjAV3UH_3k

http://www.youtube.com/watch?v=7a3uqRTCeF0&feature=PlayList&p=945329AD3747A32D&index=0

http://www.youtube.com/watch?v=T73uC6P-raU&feature=PlayList&p=945329AD3747A32D&index=4

Avaliação

Avaliação: Avaliar se as crianças:

  • Compreenderam a origem do futebol, algumas regras e a sua dinâmica;
  • Refletiram sobre atitudes de cooperação e respeito, a partir das regras do futebol;
  • Participaram das atividades com envolvimento.