UILIETE M?RCIA SILVA DE MENDON?A E NAYDE SOLNGE GARCIA FONSECA
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
? Conhecer as caracter?sticas do pato, identificando e nomeando as suas partes externas;
Essa aula n?o necessita de conhecimentos pr?vios.
Atividade 1 ? Levantamento pr?vio sobre o pato.
1? Momento: Inicialmente o professor dever? investigar o que as crian?as sabem sobre o pato: Quem j? viu um pato? Como ? o corpo do pato?Ele tem boca? Durante a conversa o professor dever? registrar as falas das crian?as e expor no painel da sala. Depois o professor dever? perguntar se alguma crian?a tem pato em casa, caso tenha, solicitar que o traga para sala, ou ent?o o professor poder? providenciar um pato e traz?-lo para a sala, juntamente com seu criador, para que ele(a) possa responder algumas quest?es que surjam durante a visita. As fotos abaixo ilustram o momento.
2? Momento: Conhecendo as partes externas dos patos. Quando trouxerem o pato para a sala, o professor dever? instigar as crian?as a identificarem as suas caracter?sticas externas: Como ? o corpo do pato? Ele tem bumbum? Tem barriga? Tem asas? Quantos olhos ele tem? Quantas pernas o pato tem? O pato tem boca? Tem rabo? Tem dentes? Qual ? o nome da mulher do pato? Depois que as crian?as vivenciaram esse momento de explora??o das caracter?sticas f?sicas do pato, elas podem questionar o(a) dono(a) do pato: Como eles nascem? Quantos anos vivem os patos? O que eles comem? Quais cuidados devemos ter com o pato? Depois o professor deve juntamente com crian?as desenhar um pato, evidenciando todas as partes (cabe?a, pesco?o, peito, barriga,bico, pernas). O professor enquanto desenha deve indagar para as crian?as: Quantos olhos o pato tem? Quantas asas? Como ? o bico do pato? O desenho deve ficar exposto no mural da sala.
SUGEST?O: O professor que tem dificuldade em desenhar, poder? fazer um esbo?o do corpo do pato com grafite bem claro, e depois durante a discuss?o na sala deve refor?ar o desenho com caneta hidrocor.
Atividade 2 ? Completando as partes do pato
1? Momento: O professor dever? solicitar que as crian?as desenhem um pato, lembrando as partes externas: penas, bico, olhos, pernas e os p?s. Durante a atividade, o professor dever? questionar ?s crian?as: Quais partes do corpo do pato est?o faltando? Ent?o convida as crian?as a sentarem-se ? mesa, entrega a cada crian?a um desenho do pato para que o completem.
RECURSO DID?TICO: Imagem da atividade
Avaliar se as crian?as:
? Identificaram as caracter?sticas dos patos, nomeando as suas partes externas;
? Participaram das atividades com envolvimento.