Portal do Professor

Início do Conteúdo

Linguagem verbal e n?o-verbal

Autor e Co-autor(es)

Fabiane de OLiveira Braga Fel?cio imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalh?es

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino M?dio L?ngua Portuguesa Produ??o, leitura, an?lise e reflex?o sobre linguagens

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1) Reconhecer a leitura de textos verbais e n?o-verbais como possibilidade de acesso a diferentes informa??es;
2) Identificar a finalidade dos g?neros discursivos em estudo;
3) Inferir o sentido de uma palavra ou express?o nas frases a serem analisadas;
4) Identificar a din?mica de cada linguagem na produ??o de sentido;
5) Analisar manifesta??es culturais na perspectiva dos ?textos? levados pelos alunos;
6) Valorizar a linguagem (verbal e n?o?verbal ) como instrumento de constru??o da cidadania.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor ? importante que os alunos sejam capazes de fazer infer?ncias em diversos tipos de textos; conhe?am algumas figuras de linguagem, como a met?fora; saibam trabalhar em grupo; identificar semelhan?as/diferen?as entre os recursos utilizados por formas distintas de linguagens.
Para trabalhar os textos verbais e n?o verbais, primeiramente, instigue os alunos a informarem o seu grau de conhecimento sobre esses textos. Sugira que eles observem durante o percurso da casa at? a escola, as diferentes formas de comunica??o contidas nas placas, outdoors, com?rcios e etc.
No dia seguinte, promova uma discuss?o sobre o que observaram.

Estratégias e recursos da aula

1? aula

1? atividade


Professor, inicie a aula conceituando linguagem, linguagem verbal e linguagem n?o-verbal e apresentando os exemplos a seguir. Coloque os textos em slides ou em l?minas de retroprojetor.

A linguagem ? o uso da l?ngua como forma de express?o e comunica??o entre as pessoas. Quando nos referimos ? leitura de textos, a princ?pio temos a ideia de que o termo recai somente sobre um conjunto de palavras faladas ou escritas (diz o senso comum). As ciganas, contudo, dizem ler a m?o humana, e os cr?ticos afirmam ler um filme, logo, fazemos leitura de tudo o que nos cerca: os gestos, as situa??es, as gravuras, as fotos, os sons, o toque, o olhar, a vida e etc.
A maior parte da atividade compreensiva de um texto acontece durante a leitura. Enquanto se l? um texto, as previs?es e o conhecimento de mundo devem ser ativados.

Linguagem verbal: 

? o uso da escrita ou da fala como meio de comunica??o.

Quando falamos com algu?m, lemos um livro ou revista, estamos utilizando a palavra como c?digo. Esse tipo de linguagem ? conhecido como linguagem verbal, sendo a palavra escrita ou falada, a forma pela qual nos comunicamos. A linguagem verbal ? a forma de comunica??o mais presente em nosso cotidiano, pois atrav?s dela, expomos aos outros as nossas id?ias e pensamentos.

Exemplo:

Linguagem n?o-verbal:  ? outra forma de comunica??o em que o c?digo utilizado ? a simbologia. Utiliza de outros meios comunicativos, como placas, figuras, gestos, cores, sons, ou seja, atrav?s dos signos visuais e sensoriais.

A imagem abaixo ? um exemplo de linguagem n?o-verbal, pois n?o utiliza do c?digo escrito para transmitir o conte?do. Esse sinal demonstra que ? proibido fumar.

http://4.bp.blogspot.com/_-MT9Zf6fDBM/Sdw3gThMTjI/AAAAAAAAAGo/xZisNIA1IH8/s320/placa+proibido+fumar+1.jpg   (Acesso feito dia 3/11/2009)

A linguagem pode ser ainda verbal e n?o-verbal simultaneamente, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e an?ncios publicit?rios.

http://blog1c.files.wordpress.com/2007/05/charges_09.jpg (Acesso feito dia 3/11/2009)

2? atividade


Ap?s a conceitua??o dos tr?s tipos de linguagem expostos acima, proponha que os alunos sentem-se em grupos e entregue algumas gravuras para os alunos. Veja abaixo alguns exemplos.
Cada grupo dever? decodificar a mensagem e escrever um par?grafo explicando o significado que a mensagem transmite.

http://garciabarreto.com.br/traffer/im ages/semaforo%2001.j pg (Acesso feito dia 3/11/2009)

http://limpall.com.br/loja/images/placa-sinalizacao-banheiro-masculino. gif  ( Acesso feito dia 3/11/ 2009)

http://www.semodemente.com.br/wp-content/uploads/2009/06/cartao-vermelho.gif  (Acesso feito dia 3/11/2009)

Estipule um prazo com os alunos para a conclus?o da atividade. Sugira que um relator de cada grupo fale sobre a imagem analisada por eles e a mensagem que conseguiram decodificar.


Conclua com os alunos que todas as imagens podem ser facilmente compreendidas. Ressalte as principais caracter?sticas deste tipo de texto e, sobretudo, pontue a import?ncia do conhecimento pr?vio para a interpreta??o do texto n?o?verbal.
Na primeira gravura, sinal de tr?nsito ? essencial que saibamos o seu significado, pois sua compreens?o ? fundamental n?o apenas para motoristas, mas para pedestres tamb?m. Quem vive em cidades onde os sinais de tr?nsito est?o demarcados, tem contato com meios de comunica??o e um contato considerado funcional com a escrita j? tem sistematizado o conceito que esse s?mbolo possui e aliado a ele a cor que o caracteriza. Os signos e s?mbolos lingu?sticos s?o resultantes de  'combinados' feitos entre as pessoas independentes de onde residam e que l?nguas falem. Isso ? feito para propiciar uma comunica??o universal. J? imaginou como seria a vida de todos n?s se a cada lugar onde f?ssemos nos depar?ssemos com placas de tr?nsito totalmente diferentes? E as formas de pedir socorro? Por isso, os signos e s?mbolos t?m esse car?ter de universalidade: com eles garantimos a comunica??o entre os homens.

Na figura do cart?o vermelho ? importante que o leitor tenha conhecimento pr?vio sobre esportes que envolvam puni??es, como o futebol, para entender o contexto, cart?o dado a um jogador quando ele ? expulso. Em nenhuma delas h? a presen?a de palavras. O que est? presente ? outro tipo de c?digo.
? perfeitamente poss?vel decifrar as mensagens a partir das imagens. Chame a aten??o para a imagem referente aos banheiros masculinos e femininos. Pergunte quais outros tipos de imagens eles j? viram para identificar os banheiros em lugares p?blicos.

2? aula


Professor, proponha novamente a forma??o de grupos e entregue textos verbais para que construam s?mbolos para represent?-los.

Veja algumas sugest?es:


1) Temos dois olhos, dois ouvidos e uma boca. Devemos ver pouco, ouvir muito e falar menos ainda.

2) Proibido maltratar crian?as.

3) Respeite os animais.

4) Nesse ambiente s? tem espa?o para pessoas felizes e educadas.

5) Falta de educa??o: fique do lado de fora!

Ao terminarem a atividade, recolha os textos escritos e as imagens. Fa?a dois varais na sala de aula, um em cada lado da sala. Em um varal exponha os textos verbais e no outro os textos n?o-verbais. Solicite que alguns alunos encontrem os textos e suas respectivas imagens. Pergunte se elas explicam claramente o seu contexto, ou seja, se qualquer leitor ser? capaz de entender sua mensagem atrav?s do desenho. Depois, pe?a que o grupo que produziu aque la imagem explique de qual principio eles part iram para cri?-la.

Prepara??o para a 3? aula:
Pe?a cada aluno que leve de casa para a escola alguns itens: uma escul tura, uma tela ( artes pl?sticas como um todo) , uma roupa que determine uma ?tribo? ou um gr upo de pessoas, uma m?sica, folhetos de propag anda, gravuras de outdoors, um poema, uma foto, um cart? o-postal e etc. Estipule com cada aluno o que ele gostaria de levar. Fa?a uma lista no quadro com o nome dos alunos e os respectivos objetos que ser?o lev ados por eles.

3? aula


1? atividade


Encontre na escola um ambiente amplo, arejado e se n?o for poss?vel,  encoste as carteiras e deixe que os alunos fiquem no centro da sala e disponha os objetos levados para a visualiza??o de todos.
Forme grupos e estabele?a um roteiro de an?lise das linguagens e dos suportes que trazem as informa??es levadas pelos alunos.
Pe?a que cada grupo classifique a linguagem de cada objeto levado em linguagem verbal e n?o-verbal e descreva os recursos utilizados em cada linguagem. Pe?a para que prestem aten??o nos recursos utilizados em cada texto: cores, tamanhos, cores  e formatos de letras, o que est? em primeiro e em segundo plano... 
Observe os exemplos abaixo:

1) Uma pintura...

http://literaturaemcontagotas.files.wordpress.com/2009/05/picasso.jpg   (Acesso feito dia 5/11/2009)

2) Uma poesia...


Motivo

Eu canto porque o instante exist e
e a minha vida est? completa.
N?o sou alegre nem sou triste:
sou poeta.

Irm?o das coisas fugidias,
n?o sinto gozo nem tormento.
Atravesso noites e dias
no vento.

Se desmorono ou se edifico,
se permane?o ou me desfa?o,
- n?o sei, n?o sei. N?o sei se fico
ou passo.

Sei que canto. E a can??o ? tudo.
Tem sangue eterno a asa ritmada.
E um dia sei que estarei mudo:
- mais nada.


Cec?lia Meireles


Questione:

A linguagem escrita utilizada em um poema conta com quais recursos? E um quadro pintado?

Compare esses recursos: Como se ?l?? cada um desses textos? A leitura ? fragmentada ou se d? de uma forma global assim que nos deparamos com o texto? Demora-se mais para ler um quadro ou um poema? Que habilidades s?o necess?rias para que o leitor construa eficazmente a sua leitura?  Quais os suportes/elementos cada um dos ?objetos? escolhidos apresenta para ser compreendido? ? poss?vel encontrar figuras de linguagem em textos n?o-verbais? H? met?foras no quadro em an?lise?

Professor, aproveite para ampliar os conte?dos de estudo, dependendo de quais s?o os seus interesses e objetivos de trabalho com sua turma. Voc? poderia j? que tratamos de met?fora aqui, aprofundar esse conceito e introduzir outras figuras de linguagem (meton?mia, compara??o, per?frase), de constru??o (elipse, pelonasmo, poliss?ndeto, invers?o, anacoluto, silepse, onomatop?ia, repeti??o) de pensamento (ant?tese, ap?strofo, eufemismo, grada??o, hip?rbole, ironia, personifica??o, retic?ncia, retifica??o).

Em rela??o ? linguagem po?tica, poderia ser um bom momento para introduzir os estudos sobre versifica??o, metro, rima, ritmo, encadeamento, tipos de textos po?ticos.

Lembre-se, professor, de que toda e qualquer atividade proposta deve ser pautada por textos interessantes que motivem a curiosi dade dos alunos e estej a em sintonia com as necessidades de escrita e e leitura de seus aluno s. Voc? pode conseguir muitos recursos interessantes se convidar os al unos a serem parceiros na constru??o do trabalhos. Defina com clareza quais s?o os seus objetivos, que recursos e estrat?gias ser?o usados e o que voc? deseja avaliar. Nunca perca de vista os conhecimentos pr?vios dos alunos e os objetivos dos trabalhos realizados. A todo momento avalie o processo e (re)d efina suas estrat?gias para garantir o sucesso dos alunos nas atividades.

Ap?s essa atividade, aproxime as diferentes linguagens encontradas, se poss?vel, iden tificando recursos comuns entre elas e analisando a estrutura de cada uma. Identificar a linguagem mais utilizad a e discutir entre os alunos essa predomin?ncia.


2? atividade


Forme duplas e pe?a que cada uma elabore um relat?rio contextualizando as diversas formas de leitura que podemos fazer em tudo o que nos cerca. Esse relat?rio poder? ser recolhido pelo professor e analisado ou discutido entre os colegas.

Recursos Complementares

1) Trabalhe com charges e cartoons, pois esses s?o ?timos mecanismos em que os autores utilizam-se de dados da realidade social para fazerem cr?ticas e/ou den?ncias, (re)construindo um conjunto de refer?ncias amapradas sempre por dados contextuais (um momento hist?rico, social e pol?tico). Esses tipos de textos s?o bastante especiais porque exigem habilidades bem precisas de leitura, de interpreta??o e de compreenss?o. Exigem, portanto, um leitor que fa?a mais do que identificar informa??es expl?citas, mas que opere no n?vel das rela??es sem?nticas, construindo infer?ncias e desenvolvendo o senso cr?tico dos alunos de uma forma geral.

2) Promova um concurso sobre cria??o de textos n?o ? verbais e suas utilidades p?blicas e fa?a a exposi??o em blogs, sites ou mesmo em um mural na sala de aula ou no p?tio da escola.

3)Trabalhe Hist?rias em quadrinhos. Leve gibis para a sala de aula e proponha que grupos criem hist?rias a partir dos desenhos e criem textos a partir das hist?rias escritas.

4) Os alunos poder?o encenar para os colegas e eles dever?o identificar a mensagem que o colega quer transmitir.

5) Proponha a cria??o de c?digos para que eles se comuniquem. Apresente-se lhes como desafio: qual a melhor maneira de fazer com que as pessoas se utilizem dos c?digos criados? Quais os problemas imediatamente identificados por eles? Qual a forma de difundir a linguagem criada por eles? Voc? poderia propor a cria??o de um projeto de pesquisa em que os alunos relatassem todos os passos (objetivos, justificativas, descri??o do projeto, metodologia, testes,poss?veis resultados/produtos) de realiza??o da sua proposta de trabalho. Se eles n?o sabem fazer um projeto, esta ? uma boa oportunidade para aprender. Depois poderia vir a elabora??o de um relat?rio sobre o que fizeram e os resultados e problemas...

6) Seria interessante que apresentasse para os alunos o funcionamento do C?digo Morse http://biucsproject.org/general/writing_morse.htm - [Acesso em 08/11/2009] - ou como se estrutura um telegrama.

7) Outras possibilidades: apresentar a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS). http://www.libras.org.br/Thumbnails/FrameSet.htm [Acesso em 08/11/2009]

Avaliação

Professor, para sua avalia??o proponha um debate. Divida a sala em grupos e determine que cada um pesquise algumas charges e as interpretem de acordo com a sua vis?o de mundo. Avalie ent?o, o n?vel de interpreta??o e a capacidade de percep??o frente ao conhecimento pr?vio dos alunos.