Portal do Professor

Início do Conteúdo

Entre o sonho e a realidade

Autor e Co-autor(es)

Sulamita Oliveira de Macedo imagem do usuário

NATAL - RN ESC EST PROF JOAO TIBURCIO ENS 1 GRAU

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Conhecer características de um texto narrativo e descritivo.

- Estabelecer diferenças entre o desenrolar e o desfecho de uma narrativa de ficção e de uma situação real, posicionando-se diante dos fatos.

- Elaborar texto narrativo com elementos descritivos de uma situação não real e uma vivenciada pelos alunos.

Duração das atividades

12 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, espera-se que o aluno tenha habilidade para interpretação e análise crítica de fatos e conhecimento da problemática ambiental à nível local e mundial, fauna e flora, saneamento, poluição e tratamento de água, moradia e hidrografia.

Estratégias e recursos da aula

Exibição de filme, aula ecológica, atividade em grupo, aula multidisciplinar, sala de multimídia, máquina fotográfica, filmadora. slides e charge.

Atenção professor : sugiro que esta aula seja trabalhada com as disciplinas de Ciências e Geografia.

1a. aula: 2 horas/aula

Professor, leve os alunos para a sala de multimídia ou outro espaço apropriado para exibição do filme "Uma Noite no Museu II", cuja estréia aconteceu em 22 de maio de 2009; é um filme de ação e aventura, sob a direção de Shawn Levy; foi filmado no complexo de Museus dos EUA, a Instituição Smithsonian, o maior e mais visitado museu do mundo, tem como protagonista o ex-vigia noturno Larry Daley(Ben Siller) que precisa salvar seus amigos "inanimados", que de repente ganham vida...

undefined

2a. aula: 2 horas/aula

Professor:

- Faça uma apresentação das  características de um texto narrativo e descritivo, utilizando slides.

- Realize uma atividade em grupo( 04 alunos), para elaborar um texto narrativo-descritivo sobre o filme exibido na aula anterior.

3a. aula: 2 horas/aula

Professor, promova uma atividade extraclasse, com os alunos e os professores das disciplinas envolvidas, a um local de sua escolha, no qual possa ser constatado problemas ambientais. Não se esqueça de registrar a aula com fotos e vídeo.

4a aula: 2 horas/aula

Professor, nesta aula discuta os conteúdos relacionados à aula de campo, com os alunos e os professores de Ciências e Geografia, através de slides, fotos e vídeo.

5a. aula: 2 horas/aula

Professor, leve seus alunos para a sala de informática e divida-os em grupo(pode ser os mesmos da 2a. aula) e oriente-os para que elaborem um texto narrativo com elementos descritivos sobre a aula de campo realizada, digitando-o nos computadores da escola, colocando links para fotos e vídeo.

6a. aula: 2 horas/aula

Professor, neste momento, provoque uma reflexão sobre a narrativa de ficção(filme), na qual o escritor tem total controle sobre as ações dos personagens, e a narrativa real(aula ecológica), enfatizando que nesta as ações são individuais e dependem da sensibilização e consciência ecológicas, que são demonstradas, através das atitudes e valores de cada pessoa quanto à preservação do ambiente. Finalize, apresentado uma charge sobre educação ambiental, disponível em http.www.juniao.com.br

undefined

Recursos Complementares

Professor:

1- Você poderá ver trechos do filme "Uma Noite no Museu II" no site: www.youTube.com.br

2- Poderá ainda adquirir o filme ou alugá-lo.

3- Procure informações se no cinema de sua cidade há projeto para escolas. Esta é também uma alternativa interessante para ver o filme, pois além do preço do kit(entrada, pipoca e refrigerante) ser mais barato, você proporcionará aos alunos a oportunidade de estar em uma sala de cinema. Indico o seguinte site: www.cinemark.com.br

4- Sugiro para a aula ecológica, a utilização do barco-escola. Investigue se na sua cidade há esse projeto. A seguir alguns sites, e-mail e localidades:

- Natal/RN: Barco-Escola Chama-Maré - barcoescolachamamare@gmail.com

- Americana/SP: Barco-Escola da Natureza - www.barcoescola.org.br

- Rio dos Sinos/RS: Barco Martim Pescador - www.martinpescador.org.br

- Tocantins: Barco Nego D`Água - www.negodagua.bogspot.com

- Recife/PE: Barco Escola - www.recife.pe.gov.br

- Santa Catarina: Barco Escola Aprender com a Natureza - www.aprender.gov.br

- Ibotirama/BA: Barco Escola São Salvador - www.etur.com.br

5 - Caso não haja condições de realizar uma aula de campo, você pode utilizar um vídeo sobre meio ambiente; sugiro que procure no Portal do Professor.

Avaliação

Professor, a avaliação ocorrerá no processo de execução das aulas. Fique atento ao desenvolvimento de cada atividade, se necessário faça interferências para minimizar ou solucionar as dificuldades, para que haja envolvimento e aprendizagem dos alunos.