Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
- Conhecer características de um texto narrativo e descritivo.
- Estabelecer diferenças entre o desenrolar e o desfecho de uma narrativa de ficção e de uma situação real, posicionando-se diante dos fatos.
- Elaborar texto narrativo com elementos descritivos de uma situação não real e uma vivenciada pelos alunos.
Exibição de filme, aula ecológica, atividade em grupo, aula multidisciplinar, sala de multimídia, máquina fotográfica, filmadora. slides e charge.
Atenção professor : sugiro que esta aula seja trabalhada com as disciplinas de Ciências e Geografia.
1a. aula: 2 horas/aula
Professor, leve os alunos para a sala de multimídia ou outro espaço apropriado para exibição do filme "Uma Noite no Museu II", cuja estréia aconteceu em 22 de maio de 2009; é um filme de ação e aventura, sob a direção de Shawn Levy; foi filmado no complexo de Museus dos EUA, a Instituição Smithsonian, o maior e mais visitado museu do mundo, tem como protagonista o ex-vigia noturno Larry Daley(Ben Siller) que precisa salvar seus amigos "inanimados", que de repente ganham vida...
2a. aula: 2 horas/aula
Professor:
- Faça uma apresentação das características de um texto narrativo e descritivo, utilizando slides.
- Realize uma atividade em grupo( 04 alunos), para elaborar um texto narrativo-descritivo sobre o filme exibido na aula anterior.
3a. aula: 2 horas/aula
Professor, promova uma atividade extraclasse, com os alunos e os professores das disciplinas envolvidas, a um local de sua escolha, no qual possa ser constatado problemas ambientais. Não se esqueça de registrar a aula com fotos e vídeo.
4a aula: 2 horas/aula
Professor, nesta aula discuta os conteúdos relacionados à aula de campo, com os alunos e os professores de Ciências e Geografia, através de slides, fotos e vídeo.
5a. aula: 2 horas/aula
Professor, leve seus alunos para a sala de informática e divida-os em grupo(pode ser os mesmos da 2a. aula) e oriente-os para que elaborem um texto narrativo com elementos descritivos sobre a aula de campo realizada, digitando-o nos computadores da escola, colocando links para fotos e vídeo.
6a. aula: 2 horas/aula
Professor, neste momento, provoque uma reflexão sobre a narrativa de ficção(filme), na qual o escritor tem total controle sobre as ações dos personagens, e a narrativa real(aula ecológica), enfatizando que nesta as ações são individuais e dependem da sensibilização e consciência ecológicas, que são demonstradas, através das atitudes e valores de cada pessoa quanto à preservação do ambiente. Finalize, apresentado uma charge sobre educação ambiental, disponível em http.www.juniao.com.br
Professor:
1- Você poderá ver trechos do filme "Uma Noite no Museu II" no site: www.youTube.com.br
2- Poderá ainda adquirir o filme ou alugá-lo.
3- Procure informações se no cinema de sua cidade há projeto para escolas. Esta é também uma alternativa interessante para ver o filme, pois além do preço do kit(entrada, pipoca e refrigerante) ser mais barato, você proporcionará aos alunos a oportunidade de estar em uma sala de cinema. Indico o seguinte site: www.cinemark.com.br
4- Sugiro para a aula ecológica, a utilização do barco-escola. Investigue se na sua cidade há esse projeto. A seguir alguns sites, e-mail e localidades:
- Natal/RN: Barco-Escola Chama-Maré - barcoescolachamamare@gmail.com
- Americana/SP: Barco-Escola da Natureza - www.barcoescola.org.br
- Rio dos Sinos/RS: Barco Martim Pescador - www.martinpescador.org.br
- Tocantins: Barco Nego D`Água - www.negodagua.bogspot.com
- Recife/PE: Barco Escola - www.recife.pe.gov.br
- Santa Catarina: Barco Escola Aprender com a Natureza - www.aprender.gov.br
- Ibotirama/BA: Barco Escola São Salvador - www.etur.com.br
5 - Caso não haja condições de realizar uma aula de campo, você pode utilizar um vídeo sobre meio ambiente; sugiro que procure no Portal do Professor.
Professor, a avaliação ocorrerá no processo de execução das aulas. Fique atento ao desenvolvimento de cada atividade, se necessário faça interferências para minimizar ou solucionar as dificuldades, para que haja envolvimento e aprendizagem dos alunos.