Denise LEipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
A partir de uma viv?ncia , o aluno poder? perceber/valorizar a import?ncia da elabora??o de imagens e da sonoridade das palavras na constru??o de poemas .
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios
Recursos da Aula:
a) Um girassol (pode ser uma planta natural, artificial ou uma gravura)
b) CD de m?sica que lembre a Primavera (As Esta??es de Vivaldi ou outro, a gosto do professor)
c) Exerc?cios de express?o corporal
d) Laborat?rio de Inform?tica (se poss?vel )
e) Livros de poesias variados
Para iniciar a atividade, o professor deve levar os alunos a observar um girassol e fazer perguntas oralmente sobre que caracter?sticas ele teria se fosse um ser humano.
Exemplo:
-Se ele se transformasse numa pessoa seria algu?m alegre ou triste, espont?neo ou reservado, como seria o seu temperamento? Ele seria vaidoso, simples, gentil ou arrogante?
Depois desta etapa a turma est? pronta para fazer uma atividade de Express?o Corporal a partir do Jogo Est?tua.
Os alunos dever?o andar livremente pela sala e, a um sinal previamente combinado, dever?o parar na pose de uma est?tua que represente um girassol.
A outro sinal, voltar a caminhar como se fossem a flor e assim continua a brincadeira.
Continuando a atividade, o professor determina o miolo do girassol com uma mesa ou qualquer objeto. Ele explica que o girassol ? uma flor composta e que cada uma de suas p?talas ? na verdade uma flor.
Pede aos alunos que fa?am uma roda grande em volta do miolo e explica que cada um ser? uma das p?talas do girassol , girando e dan?ando livremente mas sempre respeitando o centro e as outras p?talas que comp?e a mandala.
Depois da viv?ncia, sentar em roda com os alunos e oralmente pedir de maneira informal que completem os versos:
?Girassol, girassol,
Voc? brilha ........................
Girassol amarelo,
Como voc? .........................
Girassol, girassol,
...........................................
(E todos v?o inventando e pondo verso).
Se for poss?vel, os alunos completam a aula no Laborat?rio de Inform?tica ouvindo a m?sica O Girassol de Toquinho e Vin?cius de Moraes interpretado por Jane Duboc no link:
http://letras.terra.com.br/jane-duboc/698183
Sugest?es:
1-Realizar o mesmo processo com outras flores.
2-Fazer desenhos e do braduras de flores para enfeitar a sala..
< p>Algumas sugest?es de links que ensinam a fazer flores simples:
2- http://professoresnaebd.blogspot.com/2008/10/dobradura-flor.html
3 -http://vidadeprofa.blogspot.com/2009/03/passo-passo-em-fotos-dobradura-flor.html
1-Link do CD A Arca de No? 1 e 2:
http://caracol.imaginario.com/discoteca/arcadenoe/index.html
Pap?is, l?pis de cor, canetinhas,
CD A Arca de No? 2/Polygram(1981), interpretado por Jane Duboc
Papel para dobradura
Livros de Poesia
2-Algumas sugest?es de links que ensinam a fazer flores simples:
- 1-http://1.bp.blogspot.com/_uQxr5kibIR0/S N14nNvFT2I/AAAAAAAABDI/kLPKZL3_qL8/s400/dobradura+de+flor.jpg
2- http://professoresnaebd.blogspot.com/2008/10/dobradura-flor.html
3 -http://vidadeprofa.blogspot.com/2009/03/passo-passo-em-fotos-dobradura-flor.html
A avalia??o dever? ser realizada oralmente durante todo o processo.
A parte escrita da aula ser? corrigida pelo professor.
Ao final as m?sicas ou poesias ser?o lidas e expostas no mural.