Portal do Professor

Início do Conteúdo

Primavera: Girass?is e Poesias

Autor e Co-autor(es)

CARMEN L?CIA CORR?A DE OLIVEIRA imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise LEipziger

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

A partir de uma viv?ncia , o aluno poder? perceber/valorizar a import?ncia da elabora??o de imagens e da sonoridade das palavras na constru??o de poemas .

Duração das atividades

Aproximadamente 150 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios

Estratégias e recursos da aula

Recursos da Aula:

a) Um girassol (pode ser uma planta natural, artificial ou uma gravura)
b) CD de m?sica que lembre a Primavera (As Esta??es de Vivaldi ou outro, a gosto do professor)
c) Exerc?cios de express?o corporal
d) Laborat?rio de Inform?tica (se poss?vel )
e) Livros de poesias variados

Para iniciar a atividade, o professor deve levar os alunos a observar um girassol e fazer perguntas oralmente sobre que caracter?sticas ele  teria se fosse um ser humano.

Exemplo:

-Se ele se transformasse numa pessoa seria algu?m alegre ou triste, espont?neo ou reservado,  como seria o seu temperamento? Ele seria vaidoso, simples, gentil ou arrogante?

Depois desta etapa a turma est? pronta para fazer uma atividade de Express?o Corporal a partir do Jogo Est?tua.

Os alunos dever?o andar livremente pela sala  e, a um sinal previamente combinado, dever?o parar na pose de uma est?tua que represente um girassol.

A outro sinal, voltar a caminhar como se fossem a flor e assim continua a brincadeira.

Continuando a atividade, o professor  determina  o miolo do girassol com uma mesa ou qualquer objeto. Ele explica que o girassol ? uma flor composta e que cada uma de suas p?talas ? na verdade uma flor.

Pede aos  alunos que fa?am uma roda grande em volta do miolo e explica que cada um ser? uma das p?talas do girassol , girando e dan?ando  livremente mas sempre respeitando o centro e as outras p?talas que comp?e a mandala.

Depois da viv?ncia, sentar em roda com os alunos e oralmente  pedir de maneira informal que completem os versos:

?Girassol, girassol,

Voc? brilha ........................

Girassol amarelo,

Como voc? .........................

Girassol, girassol,

...........................................

                      (E todos v?o inventando e pondo verso).

Se for poss?vel, os alunos completam a aula no Laborat?rio de Inform?tica ouvindo a m?sica O Girassol de Toquinho e Vin?cius de Moraes interpretado por Jane Duboc no link:

http://letras.terra.com.br/jane-duboc/698183

Sugest?es:

1-Realizar o mesmo processo com outras flores.

2-Fazer desenhos e do braduras de flores para enfeitar a sala..

< p>Algumas sugest?es de links que ensinam a fazer flores simples:

 

1-http://1.bp.blogspot.com/_uQxr5kibIR0/SN14nNvFT2I/AAAAAAAABDI/kLPKZL3_qL8/s400/dobradura+de+flor.jpg

2- http://professoresnaebd.blogspot.com/2008/10/dobradura-flor.html

3 -http://vidadeprofa.blogspot.com/2009/03/passo-passo-em-fotos-dobradura-flor.html

Recursos Complementares


1-Link do CD A Arca de No? 1 e 2:

http://caracol.imaginario.com/discoteca/arcadenoe/index.html

Pap?is, l?pis de cor, canetinhas,

CD A Arca de No? 2/Polygram(1981), interpretado por Jane Duboc

Papel para dobradura

Livros de Poesia

2-Algumas sugest?es de links que ensinam a fazer flores simples:

- 1-http://1.bp.blogspot.com/_uQxr5kibIR0/S N14nNvFT2I/AAAAAAAABDI/kLPKZL3_qL8/s400/dobradura+de+flor.jpg

2- http://professoresnaebd.blogspot.com/2008/10/dobradura-flor.html

3 -http://vidadeprofa.blogspot.com/2009/03/passo-passo-em-fotos-dobradura-flor.html

Avaliação

A avalia??o dever? ser realizada oralmente durante todo o processo.

A parte escrita da aula ser? corrigida pelo professor.

Ao final as m?sicas ou poesias ser?o lidas e expostas no mural.