Portal do Professor

Início do Conteúdo

Abstração: no percurso da emoção

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender as mudanças na linguagem em decorrência da chegada do modernismo na arte.
  • Conhecer algumas obras de arte e artistas que utilizaram a abstração como novo arranjo para a pintura.
  • Produzir através de materiais diversos um trabalho abstrato.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estratégias e recursos da aula

  • Comece a aula assistindo com o grupo o vídeo sobre "Caminho da abstração": http://www.youtube.com/watch?v=iRfSKc5_V3Q
  • Se puder, apresente também em livros, catálogos ou pranchas de imagens, outras obras abstratas.
  • Contextualize o surgimento do movimento abstracionista na arte moderna: http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=347
  • Sugira uma atividade utilizando materiais como massas (massa de parede, papier-maché, e outros) para fazer uma base onde podem ser anexados gravetos, pedras, parafusos, pregos, barbante, fitas, papéis e outros. Incentive a experiência matérica, que o grupo se arrisque a novos arranjos sem se preocupar em imitar as aparências. Cores livres, dinâmicas das linhas e formas, massas densas, volumes, gestos, elementos não-convencionais podem resultar em efeitos bastante inusitados e belos. Veja a obra de Nuno Ramos, "Sem título", 1989:

undefined

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_obras&cd_verbete=2916&cd_idioma=28555

Recursos Complementares

Avaliação

  • Após a experiência com materiais diversos e com a abstração, peça para que cada um/a escreva as sensações que experimentou ao lidar com materiais não-convencionais e com a pintura matérica e não-realista. Quais são as cognições acionadas nesse processo que não envolve apenas o olhar e o pensamento racional?
  • Proponha também uma roda de discussão sobre o tema e faça junto do grupo uma avaliação coletiva dos resultados obtidos com a atividade.
  • Para a avaliação do resultado dos trabalhos práticos, leve em consideração: o envolvimento e a participação nas atividades, além das conquistas plásticas e matéricas obtidas por cada um/a.