Portal do Professor

Início do Conteúdo

Abstração Geométrica: entre linhas e cores

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Elaborar um desenho abstrato geométrico que participará de um trabalho coletivo
  • Manipular réguas e compassos para a criação de um desenho que tenha formas seriadas e geométricas
  • Selecionar e colorir as áreas deixadas nos cruzamentos das linhas no suporte

Duração das atividades

02 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Ver aulas do Portal do Professor: "Figuração e abstração: aparências e sentidos" e "Abstração: no percurso da emoção"

Estratégias e recursos da aula

undefined"Escada", Lygia Clark, 1951. http://www.galeriaabaporu.com.br/modules/artista.php?artid=505

  • As pinturas dos anos 50 da artista brasileira Lygia Clark podem ser inspiradoras à atividade que envolve abstração e geometria. O interessante é perceber que o título da obra nos ajuda a perceber a escada entre linhas que se entrecruzam, formando áreas cromáticas em uma estrutura abstrata. No entanto, é importante, deixar claro para o alunado que o Neoconcretismo, movimento do qual participou a artista referida estava bastante interessado em elaborar trabalhos em termos de planos e cores, sem tentativa de dar qualquer outro significado a eles. Formas seriadas, geométricas formando estruturas e planos relacionados, sem conotação lírica ou simbólica, são algumas das pautas neoconcretas. A artista mencionada vai avançar nesses ideais ao produzir "Bichos", trabalhos em estruturas metálicas, entre cortes e dobras, permitindo a participação de espectadores/as, que ao manipular os objetos artísticos, podem alterar suas formas.
  • Utilizando papel como suporte, lápis, réguas e compassos, pedir que as crianças fragmentem o espaço, traçando linhas que precisam se entrecruzar. As linhas podem avançar em direções e espessuras variadas, entre retas e curvas. Surgirão triângulos, retângulos e outras áreas que podem ser preenchidas com cores diversas.
  • Provoque o grupo para analisar quais cores devem utilizar. Não é o caso de colorir com a primeira cor que encontrar, mas estudar a combinação entre elas. Incentive também a utilização de tons variados da mesma cor. Observe os tons de azuis na obra de Clark e o resultado visual alcançado pela artista.

Recursos Complementares

Avaliação

  • Apresentar os trabalhos realizados em exposição. Sugere-se construir um trabalho único, como se cada desenho fosse uma peça para uma construção coletiva (uma espécie de quebra-cabeças). Convoque o alunado para pensar a composição junto, onde cada um/a pode sugerir onde encaixar cada trabalho, analisando as cores, as linhas e as estruturas geométricas criadas nos trabalhos. Ao final, formará um trabalho único e coletivo repleto de linhas e áreas coloridas com belo efeito visual.
  • Para avaliar melhor utilize critérios como: participação nas discussões sobre a feitura do trabalho, participação e comprometimento com o trabalho e os efeitos lineares e cromáticos obtidos.