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Transmutando o clássico em pop

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Estruturas sintáticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Perceber o tratamento de luz e sombra (claro/escuro) virtuoso das obras clássicas para pensar as soluções opostas dadas pela pop arte.
  • Compreender que a arte pop ao utilizar cores chapadas planifica os volumes dos objetos.
  • Elaborar um trabalho que destitua de uma obra clássica seus efeitos realistas, dando a mesma um tratamento pop.
  • Exercitar a apropriação e o "estilo pop".

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Ver aula no Portal do Professor: "Uma incursão na Pop Art" e "A apropriação nas artes visuais: base conceitual", ambas de Andréa Senra Coutinho

Estratégias e recursos da aula

  • Escolha uma obra clássica e tire cópias para que cada aluno/a tenha uma (pode-se também utilizar o recurso do retroprojetor para captar os contornos da imagem). Se for partir da fotocópia, utilize uma folha de papel vegetal (ou similar que tenha transparência) sobre a imagem. Peça ao grupo que a transforme em linhas de contorno apenas, simplificando o desenho.
  • Lembre ao alunado que o desenho da pop arte tinha inspiração nos desenhos dos quadrinhos e de ilustrações, portanto, efeitos realistas não estão em jogo nessa atividade.
  • Após a captura dos contornos da imagem, é momento de a transferir novamente para um papel, onde será realizada a etapa da pintura. A transferência pode ser feita como decalque. Risca-se o verso do desenho (do vegetal) e ao desenhar novamente o modelo em cima de outro papel, a imagem é transferida para o último.
  • Com o desenho simplificado transferido para o papel (como o Canson, por exemplo), o alunado poderá utilizar cores intensas, vibrantes e contrastantes nas áreas do desenho. Lembrando que a escolha das cores é livre e o tratamento é saturado.
  • Veja o resultado interessantíssimo obtido por uma aluna do 1º ano do Ensino Médio.

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  • Essa mesma proposta também pode ser realizada a partir de uma fotografia escolhida de si mesmo/a. Peça ao grupo que escolha uma foto própria e faça uma fotocópia, de preferência, ampliada. A imagem maior facilita a aplicação da técnica realizada anteriormente com a pintura clássica (exemplo acima).
  • Peça ao grupo para seguir os passos anteriores para a realização da atividade (ou seja, transferência da imagem simplificada em linhas de contornos e em seguida, preenchimento dos espaços com cores vibrantes e saturadas).
  • Aproveite algum evento cultural da escola e incentive o grupo a organizar uma exposição dos trabalhos realizados. A montagem de um painel com a imagem de cada aluno/a com aplicação da pintura em estilo pop dá um resultado visual bastante rico. O grupo pode ainda recortar formas abstratas básicas (círculos, quadrados, retângulos) em cartolinas com cores variadas e fixar os trabalhos juntos ou sobre elas, criando uma composição bastante atraente visualmente.

Recursos Complementares

Avaliação

  • O resultado visual nessa atividade é muito importante. A avaliação pode ser realizada em cada etapa da execução junto de cada aluno/a (simplificação da imagem, captura e transferência da imagem, tratamento de cores saturadas dado).
  • Os trabalhos realizados a partir das fotografias de cada aluna/o também precisam ser avaliados segundo os critérios acima.
  • Caso o grupo não queira fazer uma exposição, apresentar os resultados em sala é valioso, pois assim todos/as podem perceber os efeitos alcançados por cada um/a. Pode ser bastante estimulante essa etapa para futuras atividades.