Portal do Professor

Início do Conteúdo

Domin?: Jogando com Logaritmos

Autor e Co-autor(es)

JUCIMARA BAPTISTA BATISTA imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP ODETTE DUARTE DA COSTA PROFA EMEIF

Felipe Oliveira Jerez; Hosana J?ssica Batista; Prof.? Dra. Raquel Gomes de Oliveira

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a defini??o de logaritmo e sua representa??o matem?tica; - Resolver problemas que envolvam o trabalho com logaritmos.

Duração das atividades

03 horas/aula ou 150 minutos de aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Trabalho com Fun??es Exponenciais.

Estratégias e recursos da aula

Professor (a), nessa aula iremos trabalhar com uma pagina da web que auxilia o trabalho inicial com o conceito de logaritmos. Ao longo da mesma, poderá ser desenvolvida uma atividade que utiliza material didático manipulável, na qual será possível avaliar conhecimentos referentes à introdução, definição e aplicação do conteúdo de logaritmos adquiridos pelos alunos no decorrer das aulas.
Para começar o professor poderá apresentar à turma o site:


www.colegioweb.com.br/matematica/teoria-dos-logaritmos

Através de definições, exemplos e exercícios, essa página abrange os conceitos envolvidos no estudo de logaritmos.


DICA: Esse texto será utilizado enquanto ferramenta para desenvolver os conceitos teóricos do conteúdo. Caso não haja sala de computadores na escola, ou mesmo se for da vontade do professor, poderá se utilizado um equipamento multimídia. Assim o professor terá oportunidade de desenvolver a atividade de forma mais abrangente, uma vez que a atenção dos alunos estará voltada a ele, e esse poderá trabalhar cada conceito no tempo e com as condições presentes em sua aula, levando-se em conta o entendimento dos alunos em relação aos conteúdos.


Através desse objeto o professor poderá desenvolver a parte inicial desse conteúdo, tendo a oportunidade de aplicar outros exemplos e/ou observações que julgar necessário. Após trabalhar com os conceitos apresentados no site, o professor poderá ainda propor exercícios e situações-problema que reforcem a teoria estudada.
 

DICA: Uma boa opção de atividade, que pode ser pedida aos alunos, é a proposta de pesquisas que investiguem a história e as aplicações de logaritmos. Essa pesquisa poderá ser sugerida como trabalho para casa ou se possível na própria escola, através do trabalho junto à internet e a livros didáticos, onde posteriormente os alunos poderão expor as informações encontradas. Essa atividade pode ser desenvolvida tanto no início do conteúdo, como forma de introdução aos conceitos de logaritmos, quanto no decorrer das aulas.


Quando os conceitos já tiverem sido trabalhados, o professor poderá utilizar uma atividade que trabalha, através do jogo de dominó, com as propriedades pertencentes ao estudo de logaritmos.
Para desenvolver essa atividade é importante que os alunos conheçam:
-A definição de logaritmos;
- A condição de existência;
- As conseqüências da definição.
Os materiais necessários para a realização dessa atividade são: um jogo de dominó comum, papel e lápis (ou caneta) para rascunho e anotações, papel cartolina ou dobradura para a confecção das peças.
As dicas para o desenvolvimento dessa atividade estão acessíveis no endereço:

http://www.lssa.com.br/saladeaula/leonardo/materiais/domino.pdf

data/img-1


O professor poderá fazer as alterações que julgar necessárias para o desenvolvimento do trabalho, levando em conta o número de alunos da sala e as condições referentes à disposição de materiais para a realização da atividade.


DICA: É de grande importância que os alunos façam um registro da atividade quanto ao trabalho realizado na busca de soluções para exercícios e problemas, para que o professor tenha a oportunidade de avaliar os conhecimentos adquiridos e as dificuldades encontradas no decorrer do trabalho.
DICA: Professora peça que os alunos pesquisem, utilizando sites de busca da Internet  como:

www.google.com

br.search.yahoo.com

sobre a necessidade da criação e o uso de logaritmos, enquanto uma ferramenta matemática que serve para descrever e levar as pessoas a interpretarem fenômenos naturais, tais como abalos sísmicos e terremotos. Outra opção de site está no endereço:

www.somatematica.com.br

Recursos Complementares

Como ferramentas de aux?lio em suas aulas, o professor poder? utilizar ainda o artigo ?A Matem?tica da M?sica?, que descreve a rela??o existente entre essa arte e o estudo dos logaritmos. Acesse: http://www.geocities.com/matematicacomprazer/logaritmomusica.html Outro artigo interessante sobre esse conte?do pode ser encontrado no endere?o: http://super.abril.com.br/superarquivo/1992/conteudo_113030.shtml. Nesse texto ? narrada uma hist?ria fict?cia sobre o uso dos logaritmos.

Avaliação

A avalia??o poder? ser feita, principalmente no decorrer da segunda atividade, onde o professor poder? identificar o que foi aprendido em rela??o aos conceitos estudados e tamb?m as poss?veis d?vidas que ainda possam existir. Especificamente, os exerc?cios de reconhecimento do conceito de logaritmo e de suas propriedades poder?o servir de instrumento de avalia??o para que o professor possa avaliar, por exemplo, a habilidade dos alunos para calcular em situa??es que envolvam medidas muito grandes ou muito pequenas. Com os exerc?cios, poder?o ser avaliadas tamb?m as propriedades que transformam multiplica??o em soma e divis?o em subtra??o tamb?m s?o muito ?teis. O professor pode sugerir ainda uma discuss?o sobre as aplica??es dos logaritmos no cotidiano dos alunos e no decorrer das avalia??es, analisar os conhecimentos adquiridos em rela??o ao conceito de logaritmo, mudan?a de base e a rela??o entre fun??es logar?tmicas e exponenciais.