Denise Leipziger
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: usos e formas |
O aluno ter? a oportunidade de elaborar/vivenciar um personagem de forma detalhada utilizando recursos do Jogo RPG (Role Playing Game).
A partir desta atividade ele poder? perceber como o seu texto pode se enriquecer a partir da cria??o de personagens bem definidos.
N?o h? necessidade de conte?dos trabalhados previamente mas ser? interessante o professor sondar o que os alunos j? sabem sobre o tema e informar que RPG ? uma abreviatura de Role Playing Game que traduzido quer dizer Jogo de Interpreta??o de Personagens.
No RPG os jogadores criam livremente personagens cujo o objetivo ? criar uma hist?ria de forma cooperativa.
Visualiza??o Criativa
Ficha do Personagem ( Recurso de RPG)
Dramatiza??o
Visualiza??o Criativa
Primeiro, para facilitar a cria??o do personagem, o professor pede que seus alunos fechem um pouco os olhos para "ver com os olhos da imagina??o".
Diga a eles que ficar?o assim por pouqu?sssimo tempo, apenas o suficiente para imaginar um lugar que gostariam de conhecer, um lugar de agora, do passado ou do futuro, n?o importa.
O que importa ? focar toda aten??o neste local, nas cores, nos cheiros, na temperatura, nas plantas, nos sons...
Depois de um instante, pe?a que eles imaginem como seria um habitante deste local(altura, cor,peso, roupas...).
Como voc? se sente perto dele? ? vontade, irritado, curioso ou calmo?
Preste bastante aten??o nele...
Quando abrir os olhos voc? deve manter seu personagem em segredo e preencher a Ficha que o professor lhe der.
O professor pede ent?o que todos abram os olhos e distribui as 3 Fichas de Elabora??o do Personagem, tira as d?vidas e pede que todos a preecham.
Ficha 1 Ficha 2 Ficha 3
Aspectos F?sicos Aspectos Sociais Aspectos Psicol?gicos
-Idade: - Nome : -Temperamento:
-Sexo: -Nacionalidade:
; & nbsp; -Lugar onde vive:
-Profiss?o:
- Relacionamento com os outros:
De 5 em 5 os alunos dever?o se levantar, dar uma volta pela sala e tornar a se sentar como se fossem o seu personagem (maneira de andar, sentar, gestos, olhar etc)
Cada aluno dever? desenhar o seu personagem.
Interpretando, cada aluno dever? fazer um breve hist?rico de seu personagem e depois registr?-lo.
Sugest?o de outras atividades:
1-Os alunos podem formar duplas e manter um di?logo entre seus personagens.
2-.Fazer um mural com o desenho dos personagens, usando t?cnicas variadas como: pintura, desenho, recorte e colagem etc
3-Imaginar seu personagem num contexto bem diferente e fazer uma hist?ria em quadrinho com este tema.
Sugest?o de leitura para o professor:
A avalia??o ser? feita durante todo o processo, inclusive a auto-avalia??o da turma a cada etapa de cria??o (como foi seu desempenho, foi f?cil ou dif?cil, a turma colaborou com voc?, que sugest?es voc? daria para um pr?ximo trabalho etc).