Portal do Professor

Início do Conteúdo

O conta e reconta da fofoca

Autor e Co-autor(es)

CARMEN LÚCIA CORRÊA DE OLIVEIRA imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Denise Leipziger

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Treinar o conta e reconta a partir de uma atividade lúdica

-Discutir se quem conta um conto aumenta realmente um ponto.

Duração das atividades

Uma aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conteúdos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Recursos da Aula : Jogo

                           Gravador.

 Primeira atividade   

                 
Inicie a aula explicando à sua turma que vai fazer um jogo e  peça que 4 alunos fiquem do lado de fora da sala e aguardem serem chamados.

Após a saída deles, conte uma história para o grupo que ficou. A história pode ser de uma situação cotidiana mas deve ter muitos personagens e detalhes.
Quando terminar de contar, escolha uma criança da sala e diga que ela terá de contar a história para um de seus colegas que ficou lá fora, exatamente como ouviu.

O professor chama uma das crianças que está lá fora, lhe oferece uma cadeira e liga o gravador.

O colega que estava na sala lhe conta a história o mais fielmente possível.

Quando acabar de contar, volta  pro seu lugar. 

O aluno que ouviu é informado de que deverá reproduzir a história o mais fielmente possível para o próximo colega que entrar na sala.

O professor chama o próximo aluno que está lá fora, lhe oferece uma cadeira e liga o gravador.

O colega lhe conta a história o melhor que puder e quando acabar............e assim prossegue a aula até o último aluno.




Segunda Atividade

Verificar com os alunos as mudanças que foram acontecendo durante a história, se possível ouvir a história no gravador.

Perguntar se alguém na sala já foi vítima de fofoca e deixar que os alunos cheguem as suas conclusões oralmente.




Terceira Atividade
Redigir um texto a partir da gravura de Norman Rockwell

undefined

http://bromattsblog.files.wordpress.com/2006/10/gossip_norman_rockwell1.jpg

Recursos Complementares

Avaliação

Será feita durante todo o processo da parte oral e escrita, levando em consideração a participação na atividade e a cooperação entre os alunos.