Portal do Professor

Início do Conteúdo

MEU E O CORPO DO OUTRO: O QUE O ESPELHO ME DIZ?

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros; Patricia Lúcia Galvão da Costa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças da Educaçao Infantil´poderão;

  • Perceber a variedade de movimentos que somos capazes de realizar com nosso corpo;
  • Observar as facilidades e dificuldades de efetuar movimentos com o nosso corpo;
  • Construir da imagem e do esquema corporal.

Duração das atividades

2 aulas de 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Imagem e esquema corporal;
• Percepção das facilidades e dificuldades de execução de diversos movimentos

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- olhar-se no espelho coletivamente.                                       

1° momento:
O professor providencia um espelho grande para colocar na sala, quando não o tiver em seu ambiente de trabalho. As crianças organizadas diante do espelho se observam coletivamente, fazem comentários  e executam diferentes movimentos.


2°momento: 
O professor  posiciona as crianças uma ao lado do ourtro de frente  para o espelho se observa e observa o outro. Nesse momento, eles relatam o que o outro está fazendo, o seu rosto está sereno? Está fazendo algum movimento com a boca? Algum movimento com outras partes do corpo?

 c  undefined

3° momento:
O professor solicita que elas se observem: caminhando para trás, para frente, correndo para frente, de lado, agachados imitando caranguejo, observando suas costas etc. Com intenção de finalizar esse momento de observação, o professor poderá questioná-las quais os movimentos mais difíceis ou fáceis de serem realizados?

undefined

Avaliação

Avaliar se as crianças:

  • Fizeram movimentos sincronizados, deram preferência por alguma parte do corpo;
  • Falaram sobre os diferentes movimentos  e  os movimentos semelhantes entre elas;
  • Identificaram as dificuldades e facilidades que tiveram ao experimentar alguns movimentos que realizaram;