Portal do Professor

Início do Conteúdo

CORPO E JOGOS CORPORAIS.

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros; Patricia Lúcia Galvão da Costa

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula ascrianças da educação Infantil, poderão:

  • Observar a posição do desenho do corpo  e colocar-se na mesma posição,  fazendo uma sequência de movimentos com o próprio corpo;
  • Ter concentração e atenção para executar a atividade de movimento, mediante a sequência apresentada nas cartelas;
  • Identificar  a dificuldade para efetuar os movimentos com o próprio corpo.

Duração das atividades

2 aulas com diversos momentos de 30 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Imitar posições variadas;
  • Imagem corporal;
  • Observar as demais crianças imitando os gestos de modo coletivo.

Estratégias e recursos da aula

                                       

Atividade 1 -  Construir cartões com desenho do corpo com diferentes posições.

1° momento: O professor escolhe uma criança como modelo e o grupo sugere o movimento que ela deve fazer; a criança executa o movimento proposto pela turma e o professor desenha em um cartão do tamanho de uma folha  de papel A4, (cartolina guache ou comum), contendo a posição executada. Assim, sucessivamente constrói vários cartões com movimentos diferenciados  (esses traçados podem ser riscados apenas com linhas retas, curvas ou pequenos círculos que representem a cabeça).

undefined

2° momento:  O professor usa o cartão como orientação da atividade do grupo.  As crianças devem se dispor na sala de aula de modo espontâneo, mas com a frente para um ponto combinado. Então, o professor  orienta as crianças para fazer a sequência de movimentos, conforme o sugerido pelo desenho.

undefined

undefined


3° momento: O professor  solicita que as crianças registrem a experiência  por meio do  desenho e da escrita.

undefined

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Expressar-se com espontaneidade;
  • Executar os movimentos variados conforme as  posições expressas pelos desenhos;
  • Relatar a experiência por meio de desenhos.