Suzana Maria Brito de Medeiros; Patricia Lúcia Galvão da Costa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Com esta aula ascrianças da educação Infantil, poderão:
Atividade 1 - Construir cartões com desenho do corpo com diferentes posições.
1° momento: O professor escolhe uma criança como modelo e o grupo sugere o movimento que ela deve fazer; a criança executa o movimento proposto pela turma e o professor desenha em um cartão do tamanho de uma folha de papel A4, (cartolina guache ou comum), contendo a posição executada. Assim, sucessivamente constrói vários cartões com movimentos diferenciados (esses traçados podem ser riscados apenas com linhas retas, curvas ou pequenos círculos que representem a cabeça).
2° momento: O professor usa o cartão como orientação da atividade do grupo. As crianças devem se dispor na sala de aula de modo espontâneo, mas com a frente para um ponto combinado. Então, o professor orienta as crianças para fazer a sequência de movimentos, conforme o sugerido pelo desenho.
3° momento: O professor solicita que as crianças registrem a experiência por meio do desenho e da escrita.
Avaliar se as crianças conseguiram: