Portal do Professor

Início do Conteúdo

MEU CORPO:ESPELHO, ESPELHO MEU...

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças da Educação Infantil poderão:

  • Perceber sua imagem e compará-las a alguns colegas de sala;
  • Ter a oportunidade de expressarem-se oralmente relatando o que acharam desse momento vivenciado entre os colegas;

Duração das atividades

2 aulas de 30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

• Imagem corporal.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Olhar-se no espelho e observar as partes externas do corpo

1º momento

O professor deve solicitar que individualmente cada criança se olhe em um espelho (que poderá ser da sala ou trazido de casa) e analise as partes externas que podem ser vistas: cabeça (o que tem), rosto (o que tem), tronco, membros inferiores e superiores,suas características físicas, cor e textura do cabelo, cor dos olhos.

undefined

2º momento - O  professor na grande roda convoca cada criança para apontar dentre os colegas, aqueles que têm características parecidas com as suas.  A partir dessa constatação, o professor abre a discussão sobre a questão de etnia  vinculada à determinadas características físicas.

3º momento - O professor traz para sala de aula diferentes fotografias de crianças de diferentes etnias,  coloca expostas na roda e solicita que cada criança as observem  e escolha aquela que é mais parecida com ela. Com a foto na mão cada criança justifica porque escolheu a foto, indicando a semelhança entre si e a foto.  A partir das escolhas e das falas das crianças o professor faz algumas questões para as crianças começarem a pensar sobre o assunto: como se explica, alguém que não conhecemos se parecer conosco?

4º momento - O professor propõe que as crianças façam o seu auto-retrato e apresente para os outros valorizando a sua imagem.

Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

  • Observar e falar sobre suas características;
  • Destacar as diferenças entre si e os outros; 
  • Confrontar as semelhanças entre si e os outros, entre si e as fotos de crianças;
  • Discutir sobre a sua diferença, mesmo quando tem características parecidas com alguém;