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O CORPO:MARCANDO MINHA SILHUETA

Autor e Co-autor(es)

POLLYANNA REGIS COSTA imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Suzana Maria Brito de Medeiros

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula as crianças da Educação Infantil poderão:

  • Identificar as partes externas do corpo;
  • Desenvolver a imagem mental do corpo humano e expressar no desenho o corpo com cabeça, membros superiores e inferiores;
  • Comparar o próprio  corpo com os dos colegas e apontar as partes semelhantes.
  • identificar o tamanho real das partes do corpo e representar no desenho, mantendo a proporcionalidade de tamanho entre as partes.

Duração das atividades

2 aulas com diversos momentos de 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

· Corpo humano;

· Tamanhos reais de nossos membros, principalmente os braços e as pernas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 -  Desenhar o corpo, tendo como modelo o corpo das crianças.

1° momento:

O professor coloca uma folha de papel de embrulho no chão com um tamanho proporcional ao corpo das crianças a serem desenhadas. O desenho é feito com as crianças da sala que desejarem fazer parte dessa experiência coletiva e cada desenho será identificado. Começa  pelas  pernas, sobe pelo tronco, segue os braços e finalmente a cabeça . No final, as crianças observam o desenho do corpo e dizem o que está faltando para parecer com um corpo real.

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2°momento:

O professor coloca o cartaz  na parede  (corpo de cada criança traçado no papel),  na altura mais ou menos equivalente  a de cada criança. Daí ele solicita que cada uma procure o traçado que representa o seu corpo e complete com as partes que está faltando, para ficar parecido consigo.  

 Essa atividade pode ficar exposta durante alguns dias na parede da sala para ser observada por todos e utilizada em outras atividades. 

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Atividade 2 - Comparar os desenhos

1º momento -O que se repete

 O professor orienta as crianças para observar os desenhos e falar quais as partes que estão presente em todos os desenhos. Primeiro, observam a cabeça e dizem o que está presente em todos os desenhos; segundo, observam o corpo e também listam aquilo que se  repete.

2º momento -

O professor ensina as crianças a medirem com uma fita métrica o desenho do seu corpo e registra o tamanho. Depois em uma grande roda, o professor discute com elas quais são as crianças do mesmo tamanho, qual é a criança maior e qual é a criança menor, e questiona acerca de como podem afirmar isso.

Recursos Complementares


Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

·  Observar e desenhar  alguns órgãos do rosto e do corpo;

·  Comparar o tamanho do desenho com seu tamanho real e verificar a igualdade;

·  Analisar as diferenças e semelhanças entre os corpos representados no papel.