Maria Cristina Weitzel Tavela
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
• Ler e interpretar imagem e texto.
• Conhecer um pouco sobre vida e obra da autora Lygia Fagundes Telles.
• Produzir um texto narrativo.
• Habilidades básicas de leitura.
• Estrutura da narrativa
• Tempo verbal
Conto:“A disciplina do amor” de Lygia Fagundes Telles, disponível no site: http://www.beatrix.pro.br/index.php/a-disciplina-do-amor-lygia-fagundes-telles/ (acesso em 8 de novembro de 2009)
Biografia:
http://www.releituras.com/lftelles_bio.asp
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lygia_Fagundes_Telles
Imagens:
http://microargumentos.blogspot.com/2009/02/amigo-feroz.html
http://curiosidadesnanet.com/2009/08/amizade-entre-homem-e-o-cao/
http://ocachambinaoeaqui.wordpress.com/2009/04/08/virtudes-em-extincao-2-amizade/
1ª AULA
Professor, inicie a aula contando um pouco sobre a vida e obra da autora Lygia Fagundes Telles. Em seguida, apresente para os alunos algumas imagens (sugestões de imagens abaixo) e questione-os a respeito delas:
• O que as imagens representam?
• O cão é realmente o melhor amigo do homem?
(Observação: Sugiro a utilização de um equipamento para projetar as imagens.)
Escreva no quadro o título do texto “A disciplina do amor” de Lygia Fagundes Telles e levante hipótese com os alunos a respeito do assunto que o conto abordará, levando em consideração as imagens vistas anteriormente. Anote as hipóteses para que elas possam ser retomadas em outro momento da aula. Entregue o texto aos alunos e solicite uma leitura silenciosa.
TEXTO
A disciplina do amor – Lygia Fagundes Telles
Foi na França, durante a Segunda Grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e na maior alegria acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta à casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava até a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro, até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera. O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias.
Todos os dias, com o passar dos anos (a memór ia dos homens!) as p essoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. Os amigos para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.
Terminada a leitura silenciosa, pergunte aos alunos:
• Qual o foco narrativo desse conto?
• A história de quem nos é revelada no texto?
• Qual é a relação entre o cachorro e o dono?
• O que acontece com o dono do cachorro?
• O animal desiste de esperar o dono?
• Como as pessoas lidam com a espera do cão? E com o passar do tempo, como as pessoas vêem essa espera?
• O que acontece com o cachorro no final da história?
• Como o conto nos apresenta a morte do animal?
Faça uma leitura coletiva do conto e mostre aos alunos as partes em que podemos verificar tudo o que foi questionado acima.
2ª AULA
Peça aos alunos que façam as atividades sobre o texto lido na aula passada.
Seguem abaixo algumas sugestões de atividades:
ATIVIDADES
1) Após a leitura do conto “A disciplina do amor”, explique a palavra “disciplina” presente no título.
2) Qual é o foco narrativo do conto?
3) Qual é o tempo verbal predominante na narrativa? Retire um trecho que comprove sua resposta.
4) Responda:
a) a história de quem será narrada?
b) onde e quando essa história acontece?
5) Qual o sentimento presente no momento do encontro do cachorro com o dono? E o que isso representa?
6) Em relação aos trechos:
I – “Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado.”
II – “Pensa que o cachorro deixou de esperá-lo?”
Responda:
Trecho I:
a) Quem é este “eu” que aparece na narrativa?
b) Ele participa da história?
c) Ele dá esse aviso para quem?
Trecho II:
a) Deixou de esperar quem?
b) A quem o “eu” faz esse questionamento? Por quê?
7) Em “Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao posto de espera.”, explique a expressão em destaque.
8) O que aconteceu ao dono do cachorro? Esse fato mudou a rotina do animal?
9) Em “Todos os dias, com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram se esquecendo do jovem soldado que não voltou.”, explique a exclamação contida nos parênteses. Justifique sua resposta com trecho do texto.
10) Leia atenciosamente o trecho: “Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?…Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.” e responda:
a) Que palavras ou expressões nos mostra que já havia se passado muito tempo?
b) Por que as pessoas estranhavam a espera incessante do cachorro?
c) O que aconteceu com o cachorro? Retire o trecho que comprove sua resposta.
O conto “A disciplina do amor” de Lygia Fagundes Telles narra a lealdade de um cachorro. Ele aguarda, durante muitos anos, o retorno do dono que morre na guerra. Até que “Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção.”
A partir do belíssimo conto de Lygia Fagundes Telles, produza um texto narrativo contando uma relação de amizade entre um homem e um cão.
Atenção: Você poderá escrever o texto em 1ª pessoa, ou seja, você fará parte da história ou em 3ª pessoa, ou seja, você simplesmente irá narrar os fatos.