Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Química | Propriedades das substâncias e dos materiais |
Ensino Médio | Biologia | Origem e evolução da vida |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico |
Ensino Médio | Química | Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ao pedir um cafezinho no bar, lanchonete ou restaurante é comum alguém perguntar: açúcar ou adoçante?. Ao aceitarmos estamos ingerindo carboidratos. Provoque um debate junto à turma sobre suas preferências especialmente quando fazem o desjejum ao iniciar o dia, fale sobre a necessidade de reposição da energia para. Em seguida oriente para que acessem o vídeo “Carboidratos” para que compreendam melhor o tema.
Outras disciplinas também podem trabalhar este conteúdo. Os professores de ciências e biologia poderão explorar este tema junto aos estudantes acerca dos diferentes tipos de dieta, alimentação das profissionais que desfilam, do hábito de substituir as refeições por lanches, que doenças estão relacionadas com o excesso de consumo do açúcar, etc. Igualmente os professores de Educação Física podem trabalhar a questão da reposição de Carboidratos (CH) pós-exercícios para garantir melhor adaptação orgânica aos exercícios.
Após o debate, já é possível que você saiba que conhecimentos os estudantes possuem acerca deste tema. Todavia, você pode utilizar a tabela abaixo para confirmar a possibilidade de trabalhar o conteúdo carboidratos sem que haja necessidade de retomar conteúdos prévios.
A partir deste momento você pode adequar a aula de acordo com a realidade da turma.
Em seguida explique que os carboidratos são conhecidos como açúcares, são macronutrientes, representam a maior reserva de energia de todo o reino vegetal, produto do processo fotossintético.
Definem-se como as biomoléculas igualmente numerosas na natureza, substâncias sintetizadas pelos organismos vivos, de função mista poliálcool-aldeído ou poliálcool-cetona.
São denominados hidratos de carbono, que apresentam em sua fórmula química 2 átomos de hidrogênio, 1 de carbono e 1 oxigênio (CH2O)n. São encontrados em diferentes substâncias (grãos, melado, vegetais, açúcares, etc.). É importante saber que o tamanho da cadeia influencia na velocidade da digestão. Observamos também que estão presentes no sangue (pequenas quantidades), sob a forma de glicose, nos músculos sob a forma de glicogênio e fígado.
Para resolver as atividades os estudantes deverão acessar o Quiz =Como escolher carboidratos que está disponível no link: <http://www.hsw.uol.com.br/quiz.htm?q=717>
Na seqüência você pode explicar a classificação dos carboidratos. Os carboidratos são classificados segundo a ocorrência ou não de hidrólise. Apresente aos estudantes exemplo de estruturas de Monossacarídeos, Dissacarídeos e Polissacarídeos.
Monossacarídeos
Dissacarídeos (oligossacarídeos) = Sacarose + H2O → glicose + frutose
Fonte:
Polissacarídeos = celulose
Fonte:
Oriente os estudantes para que acessem a animação "Classificação e estrutura dos carboidratos" para saber mais.
Classificação e estrutura dos carboidratos
Peça aos estudantes que pesquisem os carboidratos da tabela, classifique-os e elaborem um Blog que pode ser acessado no link: <https://www.blogger.com/start>
Os estudantes deverão acessar a Wiki “Carboidratos” e iniciar a escrita colaborativa.
Basta clicar neste endereço: <http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Carboidratos>
É importante envolver a comunidade. Solicite aos estudantes que elaborem panfletos para sensibilizar a comunidade acerca dos efeitos no organismo pelo excesso de consumo da carne gordurosa no organismo.
Nome | Tipo |
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Classificação e estrutura dos carboidratos | Animação/simulação |