Portal do Professor

Início do Conteúdo

Reciclagem, uma boa idéia!

Autor e Co-autor(es)

Thiago Machado Mello de Sousa imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Brasília

Maria das Graças M. de Souza

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Elaborar o conceito de lixo; 2. Reconhecer a importância da reciclagem do lixo para o mundo atual.

Duração das atividades

2 horas-aula de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saberes sócio-culturais sobre o tema

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 – 50 minutos
 

Professor, a seguinte atividade deve ser realizada na sala de informática.

 

Inicialmente discuta com seus alunos o conceito do que é lixo. Explore os conhecimentos prévios dos alunos. Uma boa forma de fazer isso é trabalhar em cima de exemplos levantados pelos alunos. Questione-os. Que exemplos eles conhecem?

 

Dica! Você pode se preparar para esta discussão por meio da leitura do seguinte material .

 

Exercício - Os alunos concordam com o destino que o nosso lixo tem?  Divida a turma em grupos e lance o seguinte desafio: para onde vai o lixo que produzimos? Aqui fica a sugestão de alguns sites que os alunos podem consultar:

 
 

Dica! Muitos termos que aparecerão durante a pesquisa podem ser novos para os alunos. Este glossário pode ajudar com as dúvidas.

 
 

Atividade para casa – Como sugestão de atividade para a casa os alunos podem produzir um texto respondendo às seguintes perguntas:

 

1.     O que e quanto será que eu produzo de lixo todos os dias?

2.     O que podemos fazer para diminuir a quantidade de lixo que vai para os lixões?

 
Aula 2 – 50 minutos
 

Professor, esta segunda aula tem como objetivo o início de um projeto de ação continuada para todo o ano letivo.

 

Confira quais foram as sugestões que os alunos trouxeram da atividade para casa. Aproveite-as e discuta com seus alunos as vantagens da reciclagem.

 

Tópicos que não podem ficar fora desta discussão:

 
  1. O que é reciclagem?
  2. O que pode ser reciclado?
  3. O que é coleta seletiva?
 

Atividade – Montagem de um programa de coleta seletiva. A idéia é que os alunos montem um a campanha na própria escola. Aqui vão algumas sugestões:

1.     Montagem de uma cartilha com informações sobre o que pode e o que não pode ser reciclado e com as vantagens da coleta seletiva.

2.     Criação de um blog para a divulgação da campanha entre as demais turmas da escola.

3.     Criação de um espaço para coleta seletiva na escola, com lixeiras diferenciadas para coleta de material.

Para criação da cartilha, os alunos podem ser divididos em grupos e cada um fica responsável por um tópico. Aqui vão sugestões de alguns sites que os alunos podem consultar:

 

1.     http://www.recicloteca.org.br

2.     http://www.compam.com.br

3.     http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/reciclagem.htm

 

Vários vídeos que podem ajudar são encontrados na seção multimídia no site do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE).

 

Dica! Antes de começar a pesquisa, organize com seus alunos um roteiro de que informações deverão constar na cartilha.

 

Para divulgação da campanha nada melhor que a internet. Professor, você pode criar um blog para seus alunos para que este seja utilizado como espaço para divulgação da campanha. Os alunos podem difundir o endereço do blog para as demais turmas, professores, pais e amigos. Saiba como criar um blog aqui .

 

Para concretizar o projeto só falta a organização de um espaço para a coleta. Mãos à obra! Divida a turma em 5 grupos e cada um vai ficar responsável por confeccionar uma lixeira diferente: uma azul para papéis, uma amarela para os metais, uma vermelha para plásticos, uma verde para vidros e uma marrom para a matéria orgânica.

 

Material de consulta para o professor:

http://www.ider.org.br/oktiva.net/anexo/51943 - Lixo é cidadania – Cartilha preparada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis – IDER. Traz i númeras informaç ;ões sobre conceitos r elacionados ao tema “li xo”.

Material de aprofundamento para o aluno:

http://www.cempre.org.br/download/pdf%20gaia.pdf - O livro de Gaia – Pequeno livro que conta a história de uma menina chamada Gaia e o seu interesse sobre reciclagem. Conta com uma linguagem bem acessível para os alunos. Clique na imagem para acessar o livro.

http://www.cempre.org.br/download/livro_reciclino.pdf - Reciclino - Faminto por Reciclagem – Livro ilustrado que conta a história de Reciclino, um dinossauro faminto por reciclagem. Conta com uma linguagem bem acessível aos alunos. Clique na imagem para acessar o livro.

 

Atenção! Caso alguns dos links da aula não estejam funcionando, você pode acessá-los pelos seguintes endereços (copie e cole no seu navegador):

Sites:
1. http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/onde.htm
http://www.brasilescola.com/curiosidades/voce-sabe-para-onde-vai-lixo.htm
http://br.geocities.com/lixoreciclavel/onde.htm.
Estes sites trazem informações sobre qual é o destino do lixo doméstico que produzimos.


2. http://www.insea.org.br/html/glossario.html.
Glossário on line de termos relacionado ao lixo preparado pelo Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável – INSEA.


3. http://www.recicloteca.org.br
http://www.compam.com.br
http://www.canalkids.com.br/meioambiente/cuidandodoplaneta/reciclagem.htm.
Sites nos quais os alunos podem recolher informações para a confecção da cartilha da campanha de reciclagem.


4. https://www.blogger.com/start?hl=pt-BR&pli=1.
Este site explica passo a passo com é a criação de um blog.


5. http://www.cempre.org.br/videos.php.
Seção multimídia no site do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE). Conta com inúmeros vídeos relacionados ao tema reciclagem
 

Avaliação

A avaliação dos alunos pode ser feita da seguinte maneira: 1. Quanto ao entendimento do tema por meio dos exemplos dados e pela reflexão a respeito do destino do lixo. Utilize também a atividade de casa sugerida na primeira aula como parte da avaliação. 2. Por meio do material produzido para a campanha de reciclagem. A cartilha proposta traz as informações necessárias? Os alunos se mobilizaram na campanha? E o mais importante: houve uma mudança de atitude perante o lixo depois das atividades desenvolvidas?