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Evolução dos modelos atômicos

Autor e Co-autor(es)

Marco Antonio Amaral imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Educação Física Ginástica: Projetos de formação dos alunos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer a evolução dos modelos atômicos até o aceito atualmente.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos no laboratório de informática, 1 aula de 50 minutos para apresentação dos trabalhos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Saber sobre número atômico, prótons, elétrons e nêutrons.

Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/problematizando.jpg

Professor inicie esta aula questionando os estudantes. Pergunte a eles:

  • O homem está preparado para recriar com segurança a explosão do Big Bang?
  • Esta ação pode ser uma atividade de risco para a humanidade?

Em seguida no Laboratório de Informática, solicite que se organizem em duplas e assistam ao vídeo “Modelos Atômicos" depois, elaborem um Blog a partir do conteúdo apresentado.

Após a elaboração do Blog eles deverão acessar a animação “Show atômico” fazer as interações retomar o Blog e completar com as novas informações.
 

 

 

Após a elaboração do Blog o professor pode solicitar aos estudantes que acessem a animação “Show atômico” façam as interações, compreendam sobre a evolução dos modelos atômicos até a teoria de Bohr. O manuseio desta ferramenta de apoio facilitará o desenvolvimento das atividades propostas nestas aulas.

  Show atômico

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/showatomico.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/atividade.gif

Os estudantes deverão se agrupar de maneira a formar três equipes. Logo em seguida acessar a WebQuest para efetuar a resolução das atividades, ou seja, descrever os modelos atômicos. Para acessar clique no endereço: <http: //www.cfpa.pt/phpwebquest/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=1433&id_pagina=1>


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/questoes.png

Solicite aos estudantes que desenvolvam uma pesquisa a partir das questões abaixo:

  • Que você sabe sobre o aparecimento dos elementos químicos: Hidrogênio, Hélio, Lítio, Berílio?
  • Que elementos químicos foram produzidos no interior das estrelas e em explosões de Supernovas?
     

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1240/imagens/saibamais.png

Cientistas tentarão recriar o Big Bang. Leia esta notícia e entenda como será a maquina que possibilitará recriar a grande explosão. No mesmo endereço é possível assistir a um vídeo sobre com esta informação que está disponível no endereço: http://jornalnacional.globo.com/Telejornais/JN/0,,MUL754143-10406,00-CIENTISTAS+TENTARAO+RECRIAR+O+BIG+BANG.html

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Show atômico Animação/simulação

Recursos Complementares

http://www.comciencia.br/reportagens/telescop/telescop5.htm; http://blog.comunidades.net/modelosatomicos/; http://br.geocities.com/chemicalnet/modelos.htm; http://fisica-com-quimica.blogspot.com/2008/03/modelos-atmicos-histricos-evoluo.html;http://www.algosobre.com.br/quimica/modelos-atomicos.html;Fundamentos da Química. v.único. Moderna. Química Fundamental. v. único. FTD.

Avaliação

É importante que o professor faça um levantamento prévio para verificar que conhecimentos e experiências trazem sobre o conteúdo e que podem ser pré-requisitos para o entendimento desta aula.Consideramos que após o desenvolvimento de cada atividade seja verificado que conhecimentos apropriaram, sobretudo para perceber se não há necessidade de que seja retomado o que foi trabalhado. Priorizamos as pesquisas. Acreditamos que podem indicar melhor apropriação de conhecimentos. Nesta aula a avaliação deve ser feita com base na qualidade da informação recolhida, qualidade da apresentação do trabalho (a falta de originalidade será penalizada); forma de estruturação do trabalho (não esquecer as fotografias, esquemas, figuras, tabelas e etc.) e linguagem científica. Sugerimos que cada atividade tenha valor igual a 0,5 (meio ponto). Que os conceitos sejam atribuídos e computados como somativos. A Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP trabalha esta questão. Você pode fazer uma leitura acessando o endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272.