Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
O aluno entrará em contato com o tipo textual descrição, conhecendo suas especificidades.
Desenvolverá a linguagem oral ao descrever um colega.
Será necessário que o aluno esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Momento 1
O professor mostrará aos alunos a figura abaixo. (Disponível também em recursos complementares)
Em seguida, pedirá que eles contem (descrevam) o que estão vendo nessa figura. (Cada um falará um ponto observado).
Explicar que quando observamos um objeto, figura ou pessoa e fazemos comentários detalhados estamos produzindo uma descrição, ou seja, descrever é citar, contar ou apontar as características de uma pessoa, um objeto, uma paisagem, etc.
Momento 2
Entregar a figura para que os alunos colem no caderno.
Outra sugestão é pedir que eles tentem reproduzi-la no caderno. Essa pode ser também uma ótima oportunidade para que, através do desenho, o alunoperceba as especificidades que a gravura contem.
Em seguida, fazer a descrição através de uma escrita coletiva.
Exemplo de descrição: Há na figura uma casa branca e vermelha, uma vaca e duas árvores. observa-se o céu azul e uma terra amarronzada no chão. Esse lugar parece ser uma fazenda....
Momento 3
Realizar uma brincadeira, intitulada: "Meu colega, como é?", na qual, oralmente, um aluno descreve o outro, se referindo às características físicas e qualidades observadas.
O professor deverá realizar um sorteio entre os alunos (Uma espécie de amigo oculto). O nome sorteado será o colega a ser descrito oralmente.
Momento 4
Em uma folha ofício, pedir que os alunos se descrevam, escrevendo suas características físicas, suas qualidades e o que gostam de fazer.
O título da atividade será o seguinte: "Vou me descrever. Eu sou assim..."
Após essa descrição, pedir que eles desenhem seu auto retrato.
Momento 5
Apresentação da atividade onde cada aluno lerá o que fez e mostrará seu desenho para, em seguida, ser feita uma exposição dos trabalhos no mural da sala de aula.
Nessa sequência didática o professor terá a oportunidade de avaliar se o aluno:
- compreendeu as características de um texto descritivo;
- foi capaz de expressar oralmente, contribuindo para a elaboração de uma descrição;
- produziu textos descritivos de maneira clara e objetiva.