Portal do Professor

Início do Conteúdo

Texto descritivo: compreensão e produção

Autor e Co-autor(es)

Livia Fagundes Neves imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassallo Fagundes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno entrará em contato com o tipo textual descrição, conhecendo suas especificidades.

Desenvolverá a linguagem oral ao descrever um colega.

Duração das atividades

Aproximadamente 2 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Será necessário que o aluno esteja alfabetizado e inserido no processo de letramento.

Estratégias e recursos da aula

Momento 1

O professor mostrará aos alunos a figura abaixo. (Disponível também em recursos complementares)

undefined

Em seguida, pedirá que eles contem (descrevam) o que estão vendo nessa figura. (Cada um falará um ponto observado).

Explicar que quando observamos um objeto, figura ou pessoa e fazemos comentários detalhados estamos produzindo uma descrição, ou seja, descrever é citar, contar ou apontar as características de uma pessoa, um objeto, uma paisagem, etc.

Momento 2

Entregar a figura para que os alunos colem no caderno.

Outra sugestão é pedir que eles tentem reproduzi-la no caderno. Essa pode ser também uma ótima oportunidade para que, através do desenho, o alunoperceba as especificidades que a gravura contem.

Em seguida, fazer a descrição através de uma escrita coletiva.

Exemplo de descrição: Há na figura uma casa branca e vermelha, uma vaca e duas árvores. observa-se o céu azul e uma terra  amarronzada no chão. Esse lugar parece ser uma fazenda....

Momento 3

Realizar uma brincadeira, intitulada: "Meu colega, como é?", na qual, oralmente, um aluno descreve o outro, se referindo às características físicas e qualidades observadas.

O professor deverá realizar um sorteio entre os alunos (Uma espécie de amigo oculto). O nome sorteado será o colega a ser descrito oralmente.

Momento 4

Em uma folha ofício, pedir que os alunos se descrevam, escrevendo suas características físicas, suas qualidades e o que gostam de fazer.

O título da atividade será o seguinte: "Vou me descrever. Eu sou assim..."

Após essa descrição, pedir que eles desenhem seu auto retrato.

Momento 5

Apresentação da atividade onde cada aluno lerá o que fez e mostrará seu desenho para, em seguida, ser feita uma exposição dos trabalhos no mural da sala de aula.

Recursos Complementares

Avaliação

Nessa sequência didática o professor terá a oportunidade de avaliar se o aluno:

- compreendeu as características de um texto descritivo;

- foi capaz de expressar oralmente, contribuindo para a elaboração de uma descrição;

- produziu textos descritivos de maneira clara e objetiva.